A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)"— Transcrição da apresentação:

1 COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)

2 ROTINA PEDAGÓGICA - CONCEITO
A rotina pedagógica é uma seqüência que visa à organização do tempo escolar e apóia-se na reprodução diária. Contudo, não há rotina fixa predeterminada. Deve ser pensada de acordo com as especificidades e os objetivos do trabalho de cada Coordenador Pedagógico e do projeto político pedagógico da escola.

3 CLASSIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Retirado do texto: Plano de trabalho do Coordenador pedagógico. Disponível no Blog da 8º CREe. PREVENTIVA: consiste sempre em procurar a melhoria do processo ensino-aprendizagem. CONSTRUTIVA: de maneira positiva e cooperativa procurar sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades. CRIATIVA: estimular habilidades individuais de cada um, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino. Entre esses conhecimentos, estão as novas tecnologias de informação e comunicação, ou as novas mídias, que serão amplamente usadas pelos educadores;

4 O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. 1. Reunião de Formação Tem como objetivo principal construir coletivamente respostas para os problemas pedagógicos enfrentados pelo grupo. 2. Observação e acompanhamento do trabalho docente Consiste em: Assessorar o planejamento, de forma sistemática e coletiva, em consonância com as diretrizes curriculares; Acompanhar o trabalho do professor na sala de aula centrando-se especificamente nos problemas didáticos e posteriormente, ter uma reunião individual com o professor para dar devolutivas orais e escritas e, juntos planejarem intervenções para a superação dos problemas. O conteúdo da observação pode também ser usado na formação coletiva, a fim de tratar os pontos que foram evidenciados.

5 4. Planejamento da formação
3. Acompanhamento Precisa reservar em sua rotina um tempo para avaliar os planos de ensino, projetos e seqüência didáticas, planos de aula, atividades, produções e cadernos dos alunos, atividades avaliativas e registros. Deverá estabelecer o dia da semana em que receberá o material e o devolverá com as observações. 4. Planejamento da formação O CP vai elaborar e rever periodicamente o projeto de formação e montar as pautas de cada reunião. Em geral, para essa tarefa, é necessário estudar e pesquisar referências bibliográficas e videográficas. 5. Organização do acervo O Projeto Político Pedagógico, os planos anuais dos cursos, os projetos e as seqüências didáticas, os portfólios e as avaliações, entre outros, são documentos de trabalho para CP. Portanto, devem estar sempre em ordem para serem consultados e servirem para a montagem do acervo e da memória pedagógica da instituição. 6. Planejamento e estudo das práticas formativas Estudar, investigar e planejar práticas formativas, a fim de atingir os objetivos do projeto de formação, são procedimentos que demandam tempo. O CP precisa ver vídeos que pretende 6. Produção de registros Relatório das observações de sala de aula e das análises dos planos dos professores precisam ser registrados por escrito, tanto para dar devolutivas quanto para o próprio planejamento do CP.

6 8. Reunião com alunos e professores
tematizar, aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias a serem usadas e o conhecimento didático específico para ajudar os professores a compreenderem melhor o objeto de ensino e a maneira de ensinar. 7. Produção de registros Relatórios das observações de sala de aula e das análises dos planos dos professores precisam ser registrados por escrito, tanto para dar devolutivas quanto para o próprio planejamento do CP. Assim, cabe a ele organizar o portfólio da formação, bem como o de cada professor, pois isso o ajuda no acompanhamento da formação continuada. 8. Reunião com alunos e professores Observar e avaliar os alunos, sempre em parceria com os professores, a fim de planejar o apóio pedagógico necessário ou mesmo comunicar aos estudantes os aspectos em que precisam melhorar. E ainda, promover a autoavaliação dos alunos.

7 CONSTRUÇÃO DA ROTINA DE TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

8 Nome da escola: ________________________________________________________________________________
Cidade-estado: __________________________________________________________________________________ Nome do(a) coordenador(a): ______________________________________________________________________________ Segmento que acompanha na U.E. ________________________________________________________________________ PROPOSTA DE ROTINA SEMANAL PERÍODO: ____/____/____ A ____/____/____ Dia/Período Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Manhã Lazer/Vida cultural ,espiritual e afetiva Lazer/Vida cultural,wespiritual e afetiva Tarde Lazer/Vida cultural, espiritual e afetiva Lazer/Vida cultural,esperitual e afetiva Noite Lazer/Vida cultural,espiritual e afetiva Lazer/Vida cultura,espiritual e afetiva

9 Avance Sempre “...Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios...” Autor desconhecido Salmos, 27:14 - Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.


Carregar ppt "COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google