A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas."— Transcrição da apresentação:

1 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas 2, 3, 5, EER ) Rui Mendes ( Turmas 1, Gestão ) Filipe Melo ( Turma 4 )

2 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/2 Aprendizagem e Performance Programa Publicado no serviço de edições: Sumários alargados Palavras chave Bibliografia Modelo de avaliação

3 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/3 Aprendizagem e Performance Avaliação Contínua: 2 testes 1 trabalho (temas na Web e Porta do Laboratório CA/DAM) 1ª aula teórico-prática (esclarecimentos) Final: Escrita Oral

4 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/4 Aprendizagem e Performance Aulas Teóricas 1 h semana Teórico-práticas 2 x 1.5 h semana (2/3 presenças - Av. Contínua) Início na próxima semana Planificação

5 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/5 Aprendizagem e Performance Bibliografia Manual teórico Manual teórico-prático

6 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/6 Aprendizagem e Performance Apoio a alunos Horário de atendimento porta do gabinete Página web http://w2.fmh.utl.pt/cmotricidade/ca/index.html informações gerais avaliação slides das aulas

7 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/7 Aprendizagem e Performance Objectivos Identificar e diferenciar os conceitos de performance, aprendizagem e aprendizagem latente. Distingir entre os conceitos de aprendizagem, ensino, desenvolvimento e controlo motor. Identificar as estruturas nervosas associadas com os diferentes processos de aprendizagem

8 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/8 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Ensino O processo que, do ponto de vista da organização da sociedade tem em vista a transmissão de conhecimentos e de cultura é o ensino

9 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/9 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Ensino Não é apenas a escola que permite a aprendizagem do ser humano

10 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/10 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Ensino A observação é a base do primeiro mecanismo de aprendizagem

11 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/11 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Ensino Antes da definição das estratégias de ensino mais adequadas há que perceber como o indivíduo aprende

12 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/12 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Desenvolvimento O desenvolvimento motor estuda as transformações a longo prazo do comportamento motor, associando os mecanismos de controlo e a natureza dos processos de aprendizagem a variáveis que ajudam à sua compreensão (por ex. Variáveis biossociais)

13 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/13 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Desenvolvimento As preocupações fundamentais do desenvolvimento motor não se prendem com o processo de aprendizagem no seu senso restrito. A tónica essencial do desenvolvimento está na evolução dos indivíduos num tempo mais alargado que o tempo considerado no processo de aprendizagem

14 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/14 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Performance Aprender implica uma modificação estrutural que se reflecte geralmente numa alteração do comportamento como resultado da prática do indivíduo, resulta numa adaptação crónica, isto é, resulta num efeito persistente no tempo

15 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/15 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Performance

16 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/16 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Performance Aprendizagem latente A aprendizagem latente exprime a incapacidade de um indivíduo manifestar de forma objectiva, através da performance, as competências já adquiridas

17 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/17 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Performance Performance sem Aprendizagem? Uso de drogas implementos tecnológicos, etc.

18 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/18 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Controlo Controlo motor: Mecanismos que permitem a realização, desde a intenção, o estímulo, o processamento e a resposta

19 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/19 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Controlo Aprendizagem transformação dos mecanismos de controlo ao longo do tempo, por efeito da prática.

20 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/20 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Controlo Níveis neuromotores de análise As áreas de associação do córtex desempenham uma função fundamental de integração das informações relevantes para a acção

21 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/21 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Controlo Níveis neuromotores de análise O sistema de projecção é responsável pela determinação da dinâmica geral do movimento

22 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/22 Aprendizagem e Performance Aprendizagem versus Controlo Níveis neuromotores de análise O cerebelo é o centro nervoso responsável pela detecção e correcção de erros.

23 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/23 Aprendizagem e Performance Síntese: Estrutura e funcionamento da disciplina Aprendizagem Ensino Desenvolvimento Performance Controlo Motor

24 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/24 Aprendizagem e Performance Capítulo 1 Pág.s 11 - 20


Carregar ppt "Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google