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1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO.

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1 1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados APRENDIZAGEM - PERFORMANCE TIPOS de CURVAS de DESEMPENHO ANÁLISE de DADOS (Blocos de Ensaios) Medidas de Desempenho: PROCESSO Medidas de Desempenho: PRODUTO AE VE CE E Medidas de Erro PLATAFORMAS de DESEMPENHO

2 2 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados APRENDIZAGEMPERFORMANCE Não observável (observável indirectamente através da performance) Observável Efeitos duradouros Efeitos momentâneos Traduz-se em transformações internas (sistema nervoso central, etc.) Resulta em manifestações externas Resulta da prática É uma execução Processo de transformação Alteração de estado

3 3 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados Para medir a aprendizagem utilizam-se CURVAS DE DESEMPENHO ou CURVAS DE PERFORMANCE estas curvas podem apresentar diversas formas (tipos de curvas)

4 4 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados ensaios metros EFEITO de TECTO EFEITO de SOLO S ou SIGMÓIDE LINEAR NEGATIVAMENTE ACELERADA POSITIVAMENTE ACELERADA

5 5 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados ensaios PLATEAUX ou PLATAFORMAS de DESEMPENHO

6 6 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados PLATEAUX ou PLATAFORMAS de DESEMPENHO SOLUÇÕES POSSÍVEIS CAUSAS

7 7 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados A aprendizagem implica a análise de 3 fases distintas AQUISIÇÃO RETENÇÃO TRANSFER efeitos imediatos performance efeitos duradouros

8 8 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados BLOCOS de ENSAIOS ENSAIOS

9 9 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados PROCESSO (aspecto qualitativo ou forma do movimento, i.e., avaliação das componentes críticas do padrão motor) medidas de desempenho 1.deslocamento de segmentos corporais 2.velocidade ou rapidez do movimento 3.padrão de aceleração/desaceleração do movimento 4.posicionamento angular dos segmentos corporais 5.análises electromiográfica e electroencefalográfica

10 10 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados PRODUTO (resultado quantitativo) medidas de desempenho 1.magnitude da resposta motora (e.g., distância em metros) 2.medidas temporais de velocidade: tempo de reacção, tempo do movimento, tempo dispendido para efectuar uma tarefa 3.medidas sobre a precisão da resposta (e.g., tempo sobre o alvo no pursuit rotor, número de ensaios correctos ou, em oposição, o número de erros cometidos) 4.erros de desempenho ( AE, VE, CE e E )

11 11 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados sujeito B parece ter melhor desempenho pois é mais regular (erra mas sempre para o mesmo lado) A=B Quem tem melhor desempenho ? 12 pontos

12 12 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados A1 A2 + - Sujeito A Sujeito B Sujeito C AE VE CE E

13 13 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados ENSAIO desvio, em módulo (sem sinal), entre o objectivo e o resultado no ensaio A1: 0 (objectivo) -1 (resultado) = A1 A2 + - Sujeito A ERRO ABSOLUTO (AE) PRECISÃO da RESPOSTA BLOCO de ENSAIOS o valor médio absoluto (em módulo), de desvio do resultado do conjunto dos ensaios em relação ao objectivo

14 14 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados ENSAIO desvio (com sinal) entre o objectivo e o resultado no ensaio A1: 0 (objectivo) -1 (resultado) = A1 A ERRO CONSTANTE (CE) MAGNITUDE e DIRECÇÃO do ERRO da RESPOSTA BLOCO de ENSAIOS media da diferença entre a resposta e o critério de êxito na tarefa

15 15 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados ENSAIO não se aplica a um único ensaio A1 A ERRO VARIÁVEL (VE) MEDIDA da VARIABILIDADE ou CONSISTÊNCIA da RESPOSTA que TRADUZ os RESULTADOS em TORNO da RESPOSTA MÉDIA BLOCO de ENSAIOS variabilidade do desempenho do sujeito num bloco de ensaios em relação à sua performance média (valor médio de CE) nesse mesmo grupo de ensaios

16 16 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados A1 A VARIABILIDADE TOTAL (E) COMBINA os ERROS CONSTANTE e VARIÁVEL, e EXPRESSA a VARIABILIDADE TOTAL de um CONJUNTO de RESPOSTAS em RELAÇÃO ao VALOR CRITÉRIO da TAREFA quando os valores de VE e CE são similares a variabilidade total é considerada uma medida representativa da precisão global da resposta

17 17 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados B mais regular (menor variabilidade da resposta) que A B sobrestimativa da resposta (erra sempre na direcção de sinal positivo) C maior precisão da resposta

18 18 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 3 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Análise de Dados Considere os dados relativos ao desempenho individual e da turma na tarefa de posicionamento linear da aula teórico-prática 1 (15 ensaios na aquisição, 3 ensaios na retenção e 3 ensaios no transfer) Determine os valores de AE e CE para cada ensaio Calcule o AE e CE por blocos de 3 ensaios Trace as curvas de desempenho individuais e da turma (curvas com todos os ensaios e por blocos de três ensaios) para cada medida do erro Analise as curvas, classificando-as quanto à sua forma e caracterizando a performance individual ou da turma face ao AE e CE


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