A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA 6ª SÉRIE: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA 6ª SÉRIE: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA 6ª SÉRIE: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA 6ª SÉRIE: EQUAÇÕES, INEQUAÇÕES E SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU Mestranda: Angelita Uberti Orientadora: Profª Helena Noronha Cury Santa Maria, Maio de 2011

2 O presente trabalho consiste no produto de dissertação de Mestrado Profissional, é constituído por um conjunto de atividades (jogos), que tem por objetivo proporcionar aos colegas, professores de Matemática, sugestão de mudança na rotina em sala de aula, tendo em vista que representa algo de diferente para se fazer deixando de lado práticas tradicionais de ensino, tais como o uso de exercícios realizados apenas com lápis e papel, despertando no aluno o interesse e o gosto de aprender as equações, os sistemas de equação e as inequações do 1º grau com uma incógnita. INTRODUÇÃO

3 O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A partir da revisão de literatura baseada em autores que trabalham com jogos e com álgebra, bem como da análise de livros didáticos usados no Ensino Fundamental para o ensino de equações, sistemas de equações e inequações, construíram-se jogos, que foram aplicados a 24 alunos de uma 6ª série. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um pré-teste e anotações de observações em um diário de campo. Analisou-se a aplicação de cada um dos jogos e foi possível notar que houve melhor compreensão, por parte dos alunos, sobre os conteúdos envolvidos.

4 Considera-se que a experiência pode ser reaplicada em outras turmas e, para isso, elaborou-se um conjunto de atividades, em que são apresentados os jogos e sugestões para os professores.

5 JOGOS TRILHA DAS EQUAÇÕES VIRA E CONFERE QUEBRA - CABEÇA É OU NÃO É SOLUÇÃO QUARTETO DAS INEQUAÇÕES Sair

6

7 Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Equações do 1º Grau com uma Incógnita 1.Objetivo. - Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. - Exercitar os conhecimentos adquiridos sobre a resolução de equações do 1º grau com uma incógnita. - Desenvolver habilidades de raciocínio. 2. Carga Horária: 3 (três) horas – aula. 3. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas

8 4. Material necessário para confecção do jogo: - Um tabuleiro. - Duas tampas de creme dental (para servirem como peões) Objetivo do jogo: CHEGADA Chegar em primeiro lugar ao espaço com a palavra CHEGADA. Regras: O jogo consiste em percorrer o caminho (trilha), que é composta de retângulos, nos quais estão escritas equações.

9 - O aluno deve resolver as equações e a solução encontrada é o número de casas que ele deve percorrer; se a solução for um número positivo, o aluno irá avançar este número de casas, caso a solução seja um número negativo, o aluno terá que voltar esse o número de casas. - Dois alunos jogam alternadamente. - Vence o aluno que chegar em primeiro lugar ao CHEGADA espaço com a palavra CHEGADA.

10 Partida CHEGADA

11

12 Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Equações do 1º Grau com uma Incógnita envolvendo parênteses. 1. Objetivo. - Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. - Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a resolução de equações do 1º grau com uma incógnita envolvendo parênteses. - Promover o trabalho em equipe. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

13 3. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas Jogo Vira e Confere O Vira e Confere consiste em uma cartela, em material rígido, em cuja ponta é inserido um barbante com um nó. Na cartela há seis equações do 1º grau com suas respectivas respostas, sendo que estas não aparecem na mesma ordem em que as equações. Material necessário para confecção: Folha de isopor EVA Fita ou barbante

14 Cada aluno deve pegar uma cartela, passar a fita sobre a primeira ranhura em cima, à esquerda, abaixo da qual há uma equação; em seguida, encontra a solução correspondente a essa equação, na parte inferior da cartela, e passa a fita por cima, até a ranhura correspondente à resposta; após, passa a fita por baixo da cartela até a segunda ranhura e continua o processo até a última, depositando a fita na ranhura central à direita.Vira, então, a cartela e confere o desenho determinado pela fita. Se coincidir com o da cartela, o aluno acertou todas as questões, caso contrário pode tentar novamente. Regras

15 OK

16

17

18

19 Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com uma Incógnita / Método da Substituição. 1. Objetivo. - Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. -Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a resolução de sistemas de equações do 1º grau com uma incógnita utilizando o método da substituição. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

20 3. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas. Jogo Quebra-cabeça O jogo consiste em montar figuras com o auxilio das sete peças de um tangram, estas podem ser de uma cor só ou de várias cores, nelas estão indicados sistemas de equações e suas possíveis soluções. Material necessário para confecção do jogo: Papel cartão para a confecção do tangram

21 Objetivo: Montar figuras em que há sistemas de equações do 1º grau com uma incógnita e suas soluções. Regras: O aluno deve resolver cada sistema e, encontrada a solução, deve clicar sobre a peça que tem a solução do sistema, que ficará adjacente à outra em que há o sistema correspondente.

22

23 Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com uma Incógnita / Método da Comparação. 1. Objetivo. Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Fixar a resolução de sistemas de equações do 1º grau com uma incógnita utilizando o método da comparação. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

24

25 Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com uma Incógnita / Método da Adição. 1. Objetivo. Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Exercitar a resolução de sistemas de equações do 1º grau com uma incógnita utilizando o método da adição. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

26

27

28 Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Inequações do 1º Grau com uma Incógnita. 1. Objetivo. - Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. - Desenvolver habilidades de raciocínio 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula. 3. Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas.

29 Material necessário para confecção do jogo: - Dois dados confeccionados em papel cartão, como o modelo. Objetivo do jogo: - Vencer o maior número de rodadas. Regras: - É jogado por dois alunos. - As jogadas são alternadas.

30 - Cada aluno, na sua vez, lança os dados e verifica se o número que saiu no dado da esquerda é solução da inequação que aparece no dado da direita. -Se o aluno encontrar a solução da inequação, este marca dois pontos positivos, porém se o número encontrado não for solução da inequação, então o aluno marca um ponto negativo. - Vence o jogo quem marcar mais pontos positivos ao final de seis rodadas.

31

32 /

33 / X-3 1-X 2

34 / x 3

35 / x 21-x 4

36 / x+1 >3x+2 5

37 / x+3 < 5+x 6

38 Tente novamente

39 OK Continuar

40 OK Continuar

41 OK

42 Continuar OK

43 Continuar OK

44 Menu OK

45

46 Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Inequações do 1º Grau com uma Incógnita. 1.Objetivo. Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Exercitar os conhecimentos adquiridos sobre a resolução de inequações do 1º grau com uma incógnita. Desenvolver habilidades de raciocínio. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

47 3. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas Neste jogo, os alunos recebem o baralho de 36 cartas, constituídos de nove quartetos. Em cada quarteto, há quatro inequações, uma das inequações já com a solução e as outras três em aberto. As cartas são embaralhadas e distribuídas para três ou quatro jogadores. Se algum jogador notar que já tem um quarteto formado, deve colocar ao lado. Jogo Quarteto das Inequações

48 Para ilustrar a frente das cartas, foram usadas figuras que representam fractais. Material: Os materiais utilizados para a confecção do baralho - folhas de papel cartão; - folhas de oficio; - papel contac; Objetivo: Conseguir o maior número de quartetos possíveis.

49 Para ilustrar a frente das cartas, foram usadas figuras que representam fractais. Material: Os materiais utilizados para a confecção do baralho - folhas de papel cartão; - folhas de oficio; - papel contac; Objetivo: Conseguir o maior número de quartetos possíveis.

50 - Cada grupo recebe um baralho com 36 cartas, constituídos de nove quartetos. - Escolhe-se um jogador para iniciar o jogo. Este tem, por exemplo, a carta A1; pergunta aos colegas quem tem a carta A2. Se um colega se manifesta afirmativamente, então o que fez a pergunta deve responder corretamente à questão proposta na carta A2 e o outro deve lhe entregar esta carta; ele continua perguntando, para qualquer colega do jogo, pelas outras cartas que lhe faltam, do quarteto A. Regras:

51 - Quando errar a resposta, o colega a quem ele perguntou continuará o jogo, da mesma forma. - O jogo termina quando todos os quartetos forem formados.

52

53

54

55

56

57


Carregar ppt "CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA 6ª SÉRIE: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google