A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mobilizando o operatório NAP- LORENA 2004 Desenvolvendo habilidades Cuidados na elaboração de instrumentos de avaliação AVALI AÇÃO : Refletindo sobre a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mobilizando o operatório NAP- LORENA 2004 Desenvolvendo habilidades Cuidados na elaboração de instrumentos de avaliação AVALI AÇÃO : Refletindo sobre a."— Transcrição da apresentação:

1 Mobilizando o operatório NAP- LORENA 2004 Desenvolvendo habilidades Cuidados na elaboração de instrumentos de avaliação AVALI AÇÃO : Refletindo sobre a prática

2 Os objetivos visando a construção do conhecimento, são propostos em diferentes níveis, crescendo em complexidade: §RECONHECIMENTO §COMPREENSÃO § APLICAÇÃO §SÍNTESE § JULGAMENTO

3 (Re)conhecimento - habilidade mental básica exigida: identificação das propriedades fundamentais de um objeto -Palavras-chave: identifique nomeie assinale cite complete a lacuna relacione as colunas

4 COMPREENSÃO §além da identificação §há uma indicação de elementos que dão significado ao objeto: composição, finalidade, propriedades, características §palavras-chave: §explique §descreva §apresente características §dê o significado

5 EXPLICAR implica: -repetir o fenômeno ou a idéia -com palavras e modos próprios -podendo contextualizá-los histórica, política ou socialmente -expor, descrever, relacionar, correlacionar -manter fidelidade ao tema central -a precisão da exposição -a seqüência lógica

6 APLICAÇÃO este nível de construção do conhecimento se caracteriza pela transposição da compreensão de um objeto de conhecimento: fato, situação- problema, para outras situações. §Palavras-chave: §resolva §determine §calcule §aplique §com base no texto

7 ANÁLISE - é uma operação mental que parte de um todo para a compreensão das partes -consiste na separação/união de diferentes elementos -em busca de uma compreensão mais ampla

8 §analisar é uma habilidade maior, porque pode ser elaborada concomitantemente com outras habilidades de pensamento: §analisar comparando §analisar criticando §analisar resumidamente O TODO P1 P2 P3 P4

9 Estrutura da questão: - enuncia-se o todo a ser analisado -indicam-se parâmetros para análise -explica-se o objetivo da análise Palavras-chave: - analise -faça uma análise -examine os fatos -decomponha a sentença

10 SÍNTESE - É UMA OPERAÇÃO MENTAL INVERSA DA ANÁLISE - RELACIONAM-SE DIVERSAS PARTES PARA ESTABELECER CARACTERÍSTICAS DE UM TODO Esquema da questão - há uma apresentação ou indicação das partes - indicam-se os elos comuns entre as partes solicita-se com precisão o objetivo de chegada

11 Palavras-chave: - faça uma síntese -generalize( generalizações são sínteses), apresente uma frase síntese. P1 P2 P3 O TODO

12 JULGAMENTO -É DE MAIOR COMPLEXIDADE - HÁ A EMISSÃO DE JUÍZO DE VALOR -APÓS ANÁLISES OU SÍNTESES Palavras-chave: - JULGUE -JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA - APRESENTE ARGUMENTOS a favor ou contra

13 JUSTIFICAR -situar fenômenos ou idéias -apresentar suas origens e seu desenvolvimento -implica na análise e defesa de possíveis aspectos contraditórios - pede a formulação de argumentos consistentes

14 CLASSIFICAR -É UM EXERCÍCIO DE FAZER DISCRIMINAÇÕES, IDENTIFICANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS -PROCURAR CRITÉRIOS PARA REUNIR EM CLASSES OU EM GRUPOS A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS COMUNS -CRITÉRIOS de : ordem, família, gênero, cor, tamanho, espessura, espécie.

15 COMENTAR - é uma habilidade operatória mais próxima ao coloquial. -implica em ajuizar, segundo critérios pessoais: gosto, predileções, preferências -embasado em experiências, sentimentos, valores próprios, ou ainda, em determinados enfoques teóricos §COMENTAR é diferente de INTERPRETAR, nas situações acadêmicas ou científicas. §INTERPRETAR pressupõe estar embasado em determinada teoria e ser estritamente fiel a ela

16 COMPARAR - DAS PECULIARIDADES DA ANÁLISE NASCE A COMPARAÇÃO -CONSISTE EM OBSERVAR SELETIVAMENTE DOIS OU MAIS FENÔMENOS OU IDÉIAS SEPARANDO ASPECTOS SEMELHANTES OU DIFERENCIADOS

17 -COMPARAMOS FAZENDO RELAÇÕES -IMPORTANTE ESTABELECER CRITÉRIOS PARA COMPARAÇÃO: DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, POLÍTICO, SOCIAL, CULTURAL, HISTÓRICO.

18 CONCLUIR - examinar o fenômeno, idéia ou texto com objetivo de construir parecer finalizante -possibilita ao aluno ir além do observado ou estudado -possibilita a percepção e o levantamento de variáveis ou hipóteses - concluir possibilita ir além de - inclui questionamento

19 CRITICAR -observar com fidelidade um fenômeno, idéia ou texto -ressaltando sua dimensões positivas ou negativas -a crítica é consistente se elaborada a partir de fundamentos teóricos explícitos e contextualizados -ver por de trás das aparências -a crítica não é atemporal -a crítica deve ser, primeiramente, uma auto-crítica

20 RESUMIR - habilidade na qual a idéia ou texto são descritos ou reproduzidos, de modo próprio e em discurso menor -apresentação de partes importantes -de maneira condensada, sem perder o essencial -ressaltando-o de forma significativa - resumo não é cópia

21 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: -ensinar e avaliar habilidades é tarefa desafiadora para todos nós -é preciso que durante as aulas estejamos atentos ao desenvolvimento das mesmas -trocar experiências de nossa prática docente é primordial para enfrentarmos este desafio -relacione estas habilidades com exemplos da vida cotidiana dos alunos:

22 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: -explique-me o caminho que você faz para ir à sua casa; -justifique porque escolheu este caminho e não o outro; -comente a partida de futebol ocorrida no final de semana.


Carregar ppt "Mobilizando o operatório NAP- LORENA 2004 Desenvolvendo habilidades Cuidados na elaboração de instrumentos de avaliação AVALI AÇÃO : Refletindo sobre a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google