A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA SYLLABUS CURSO DE LETRAS SEMESTRE 2013.1 BACHARELATO E GRADUAÇÃO PROF. LUÍS ESTEVINHA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À FILOSOFIA SYLLABUS CURSO DE LETRAS SEMESTRE 2013.1 BACHARELATO E GRADUAÇÃO PROF. LUÍS ESTEVINHA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA SYLLABUS CURSO DE LETRAS SEMESTRE BACHARELATO E GRADUAÇÃO PROF. LUÍS ESTEVINHA

2 RESUMO A introdução desenvolver-se-á em quatro vertentes: (1) enquadramento histórico da filosofia; (2) conceito, metodologia, finalidade e utilidade da filosofia; (3) áreas e problemas filosóficos. Espera-se que a complementaridade destas vertentes permita alcançar uma visão simultaneamente precisa e abrangente da filosofia.

3 TEMAS E CONTEÚDOS 1. Enquadramento histórico 1.1. A filosofia ocidental e a filosofia oriental 1.2. A filosofia ocidental antes e depois de Sócrates, Platão e Aristóteles 1.3. A filosofia da idade média 1.4. A filosofia moderna 1.5. Da filosofia natural para a ciência 1.6. A filosofia contemporânea e suas derivações

4 TEMAS E CONTEÚDOS 2. Conceito, metodologia, finalidade e utilidade da filosofia 2.1. Circunscrevendo o conceito de filosofia (o que a filosofia é e o que não é) 2.2. Delimitando o pensamento filosófico 2.3. O método filosófico 2.4. Os objectivos da atividade filosófica 2.5. Para que serve a filosofia? Qual a sua utilidade?

5 TEMAS E CONTEÚDOS 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.1. Metafísica O problema da existência O problema dos universais e dos particulares O problema do sentido da vida

6 TEMAS E CONTEÚDOS 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.2. Epistemologia O problema da possibilidade do conhecimento O problema da natureza do conhecimento O problema das fontes do conhecimento

7 TEMAS E CONTEÚDOS 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.3. Filosofia da mente O problema mente/corpo O problema da natureza da mente e da consciência O problema dos limites da mente

8 TEMAS E CONTEÚDOS 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.4. Ética O problema do outro O problema da condução da vida O problema da necessidade e da felicidade O problema da vida e da morte

9 TEMAS E CONTEÚDOS 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.5. Filosofia política O problema do estado de natureza O problema da organização política e do poder político O problema da justiça social

10 TEMAS E CONTEÚDOS 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.6. Filosofia da religião O problema (re) ligação ao sobre-humano e ao divino O problema da existência de Deus O problema do dogma e da fé O problema da relação da religião com a ciência

11 OBJECTIVOS PEDAGÓGICOS 1. Disponibilizar a base histórica de conhecimento necessária para uma correcta compreensão dos tópicos e problemas filosóficos estudados no âmbito da disciplina. 2. Fomentar no discente a capacidade de formular e pensar por si, correcta e criticamente, os referidos temas. 3. Através de (1) e (2), potenciar a adesão do discente a futuras investigações na área.

12 METODOLOGIA E IMPLEMENTAÇÃO Sessões teóricasimplementação expositiva-descritiva: 70% (estimado). Sessões teórico-práticasimplementação interrogativa-crítica e brainstorming: 20% (estimado). Sessões de esclarecimento de dúvidas 5% (facultativo). Duas sessões de avaliação (duas horas).

13 AVALIAÇÃO Primeiro elemento um exercício escrito presencial, de duas horas, versando sobre duas, e não mais que duas, de cinco questões disponibilizadas pelo professor aquando da prova. As questões tratadas serão escolhidas individualmente a gosto pelos alunos. O limite de texto são duas páginas por questão. Caligrafia indecifrável será um factor de penalização da nota.

14 AVALIAÇÃO Segundo elemento um ensaio não-presencial, escrito em ms-word ou similar, com no mínimo 3000 e no máximo 5000 palavras (tipo de letra 12 e espaçamento de 1/5). O problema a tratar será selecionado individualmente por cada aluno a partir de uma lista de dez problemas atempadamente disponibilizada pelo professor.

15 AVALIAÇÃO Segundo elemento O ensaio deverá cumprir o seguinte guião: (a) Estabelecer concisa e eficazmente o problema entre mãos; (b) Defender criticamente e com argumentos sólidos uma posição, própria ou de outrem, sobre esse problema; (c) Incluir a bibliografia tida em conta (que não contará para efeitos de contabilização de número de palavras).

16 HORÁRIO DE ATENDIMENTO Às quartas-feiras das 18h30 às 19h45. Sempre necessário marcar com antecedência pelo Indicar nome do aluno no de pedido enviado ao Prof.

17 OUTROS Bibliografia em português Os capítulos e as páginas das obras para leitura obrigatória serão indicados nas sessões. Site do curso:

18 Bom Trabalho e Boa Sorte!


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À FILOSOFIA SYLLABUS CURSO DE LETRAS SEMESTRE 2013.1 BACHARELATO E GRADUAÇÃO PROF. LUÍS ESTEVINHA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google