A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão"— Transcrição da apresentação:

1 A UNICAMP e a Extensão Universitária Ação Comunitária: Responsabilidade Social da Universidade

2 - Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão

3 Universidade e sociedade Conferência Mundial sobre o Ensino Superior - Paris - França Seminário Internacional Universidade XXI - Novos Caminhos para a Educação Superior: o Futuro em Debate - Brasília- DF- Brasil

4 “ Um dos grandes papéis do ensino superior sempre foi a educação e a formação dos futuros dirigentes da sociedade [...] a necessidade de educar e de formar cidadãos capazes de resolver os graves problemas sociais permanece [...] O nascimento de uma nova sociedade dependerá enormemente – para não dizer integralmente – da existência de atitudes diferentes e de uma profunda compreensão da diferença. “ Conferência Mundial sobre o Ensino Superior (1999)

5 Para Buarque (2003) “ [...] a universidade tem que trazer para dentro dela os temas da realidade. Tem que trazer a fome, a energia, o Brasil, a África como tema de estudo. E temas são multidisciplinares. Eles não cabem dentro de um departamento. [...]

6 “ As universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país. Estão distribuídas em todo o território nacional e em toda a sua existência sempre estiveram associadas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e político da nação, constituindo-se em espaços privilegiados para a produção e acumulação do conhecimento e a formação de profissionais cidadãos. “ (Plano Nacional de Extensão, 2001)

7 Extensão Universitária

8 Prática acadêmica que interliga a universidade, em suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da sociedade (Plano Nacional de Extensão, 2001)

9 Extensão com Ensino Interação do estudante com a realidade

10 Extensão com Pesquisa Produção de conhecimento significativo para a superação dos problemas sociais e melhoria da qualidade de vida

11 A indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão é um preceito constitucional, que deve ser observado pelos departamentos, disciplinas e demais setores da universidade, na elaboração dos seus planos de atividades.  

12 “ A história da extensão nas universidades é também um registro das dificuldades para definir como pode ser desenvolvido o “compromisso social” dessa instituição com a sociedade [...] Desde a sua gênese, a extensão universitária parece ser uma compensação pelo ensino alienado e pela pesquisa descomprometida com a realidade social. “ (Botomé, 1996)

13 Graduação e Extensão Universitária Algumas considerações ....

14 Os aspectos formativos das ações extramuros não são geralmente idealizados e propostos pelos departamentos nem pelas disciplinas formais. Como atividades extracurriculares, não constam geralmente do projeto pedagógico, nem do histórico escolar dos estudantes.

15 São, na maioria das vezes, consideradas ações extramuros, de caráter voluntário, exercidas em muitos momentos, fora dos horários de estudo e de trabalho. Nos departamentos e disciplinas, não há o registro dos participantes dessas ações de extensão. Os coordenadores dos projetos é que têm essas informações, não havendo acompanhamento acadêmico.

16 Como entender que essas experiências (de extensão universitária) continuem paralelas aos currículos dos nossos estudantes e conseqüentemente dos docentes e pesquisadores ? Como afirma Buarque (2003), a sociedade e seu futuro devem ser tema de permanente discussão acadêmica, o que exige a interação universidade-sociedade. [...] por pequenos passos, se deve partir para transformar as atividades de extensão até que elas transformem a universidade. “ (Santos, 1999, p.229)

17 Argumenta Reis “ Um currículo moderno em sua concepção e sua operacionalização, é ainda um sonho distante em várias universidades, principalmente quando se articula ensino, pesquisa e extensão – a formação do aluno, simultânea à geração do conhecimento e à resposta a uma situação problema posta pela sociedade...“

18 “ Até que ponto nossos cursos são espaços vivos e expressões rigorosas e radicais da dúvida, do questionamento, da busca incessante da verdade, da criação, da produção de cultura, da humanização da natureza e do próprio homem em suas múltiplas dimensões? Estamos de fato preocupados, em todas as disciplinas do currículo, com a formação do homem, do cidadão, do intelectual e com a construção de novas formas de existência individual e social, fundadas na justiça, na liberdade, na democracia, ou apenas com a formação profissional dos alunos, com seu preparo para exercer esta ou aquela atividade no mercado de trabalho? ” (Coelho,1998)

19 Para onde estão olhando nossos estudantes
Para onde estão olhando nossos estudantes ? Que problemas estão percebendo ? O que os tem movido ? Quais suas concepções de desenvolvimento ? De onde estão vindo essas concepções e quem as está formando ? Estão sendo capacitados para compreender aspectos econômicos e sociais prementes do nosso país ? Reconhecem os papéis que irão assumir na sociedade? Estão preocupados com o outro, com o meio ambiente e com o nosso planeta , preparando-se e agindo para conservá-lo ?

20 INTERDISCIPLINARIDADE
EXTENSÃO DIÁLOGO RESPONSABILIDADE SOCIAL EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO PRÁTICA PROFESSIONAL Organizando conhecimentos e saberes Desenvolvendo processos de autonomia e investigação


Carregar ppt "- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google