A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES."— Transcrição da apresentação:

1 POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES

2 IDÉIAS E CONCEITOS EXTENSÃO É (SERIA): TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO? UMA AÇÃO SOCIAL SOLIDÁRIADA UNIVERSIDADE? UMA DAS TRES TAREFAS OU UM DOS TRES OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE (ENSINO,PESQUISA,EXTENSÃO)?

3 IDÉIAS E CONCEITOS EXTENSÃO PODE SER PENSADA COMO UMA INTERFACE DA UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE E O ESTADO,COM QUESTÕES E DEMANDAS QUE NECESSITAM DE TRATAMENTO OU ABORDAGEM COM BASE EM CONHECIMENTOS E MÉTODOS DOMINADOS PELA ACADEMIA OU QUE POSSAM DELES SE BENEFICIAR

4 IDÉIAS E CONCEITOS ESTÁ IMPLÍCITA UMA CONCEPÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO, DE ELABORAÇÃO CONJUNTA DOS PROBLEMAS E DE SUA ABORDAGEM ESTÁ IMPLÍCITO TAMBÉM UM GANHO PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE POR PARTE DOS ACADÊMICOS, EM PARTICULAR OS ALUNOS

5 IDÉIAS E CONCEITOS NESSE SENTIDO, EXTENSÃO É UMA FORMA DE INSTIGAR O ESPÍRITO CIENTÍFICO,PAUTAR O TRABALHO ACADÊMICO, IMPACTAR O ENSINO, APROXIMAR A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO (E SUA DIFUSÃO), DOS PROBLEMAS CRUCIAIS DA SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA

6 PERGUNTAS O QUE SERIA ESPECÍFICO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, QUE A CARACTERIZA COMO ATIVIDADE ACADÊMICA? O SIMPLES FATO DE EU ESTAR TRABALHANDO COM ALUNOS OU PESQUISANDO FORA DO CAMPUS CARACTERIZA ESSA ATIVIDADE COMO EXTENSÃO?

7 PEGUNTAS A UNIVERSIDADE DEVE ASSUMIR OU RESPONDER A QUALQUER TIPO DE DEMANDA SOCIALMENTE JUSTA? COMO EVITAR O RISCO DE ESTARMOS SIMPLESMENTE SUBSTITUINDO O ESTADO EM SUAS FUNÇÕES AO ATUAR COM PROJETOS DE INTERVENÇÃO ?

8 RESPOSTAS AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DEVEM TER UM CRIVO ACADÊMICO, QUE VERIFIQUE SUA PERTINÊNCIA NO ÂMBITO DAS PRIORIDADES E DAS TAREFAS DA UNIVERSIDADE AS PROPOSTAS E PROJETOS DEVEM SER APROVADOS EM INSTÂNCIAS ESPECÍFICAS DA EXTENSÃO

9 IDÉIAS E CONCEITOS HÁ MUITAS FORMAS DE EXTENSÃO, DEPENDENDO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DE ATUAÇÃO ACADÊMICA QUE SE CONSIDEREM, ASSIM COMO OS ARRANJOS INSTITUCIONAIS QUE AS VIABILIZAM.

10 ESPECIFICIDADES ALGUMAS ÁREAS DA UNIVERSIDADE TEM MAIOR PROXIMIDADE COM O COTIDIANO DAS PESSOAS E SUAS NECESSIDADES PREMENTES: EDUCAÇÃO (FE / FEF) SAÚDE (MEDICINA / ENFERMAGEM / FONO) ARTES TECNOLÓGICAS SOCIAIS SOFREM UM DESAFIO CONSTANTE

11 EXEMPLOS NA SAÚDE O SUS : MODELO ASSISTENCIAL DESENVOLVIDO A PARTIR DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM CONJUNTO COM POLÍTICOS E TÉCNICOS DE MUNICÍPIOS E ESTADOS CAMPINAS: JARDIM DOS OLIVEIRAS (1973) PAULÍNIA : SMS (1974) HMP (1985) REDE BÁSICA EM CAMPINAS (1982) REFORMA DO ENSINO MÉDICO (2001)

12 REFORMA DO ENSINO MÉDICO ATUAÇÃO NA REDE BÁSICA DESDE O PRIMEIRO ANO : AÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA : PROJETOS DE INTERVENÇÃO 2º ANO : SAÚDE COLETIVA 4º ANO :ATENDIMENTO A CRIANÇAS, ADULTOS E G.O., COM SUPERVISÃO DE UM TUTOR E UM DOCENTE POR ÁREA EM 6 CENTROS DE SAÚDE. PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

13 OBJETIVO DA REFORMA DESENVOLVER O ENSINO NOS SERVIÇOS, DIANTE DE UMA CASUÍSTICA TÍPICA E ATUANDO NO MODO DE TRABALHO CARACTERÍSTICO NO ÂMBITO DA REDE BÁSICA DO SUS SUB-PRODUTOS : INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TESES, DESENVOLVIMENTO DA REDE,ETC.

14 FINANCIAMENTO DA REFORMA PARTE A FCM COM RECURSOS SUS PARTE O MS :PROGRAMA PROMED PARTE A PREFEITURA : CESSÃO DE HORÁRIO DE PROFISSIONAIS PARA TUTORIA

15 OUTRAS ATIVIDADES FINANCIADAS MS / OMS / UNESCO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO : GESTÃO DE SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE : 405 HORAS / 40 ALUNOS GESTÃO HOSPITALAR SAÚDE DA FAMÍLIA : -MÉDICO -MULTIPROFISSIONAL SAÚDE PÚBLICA

16 IDÉIA ARTICULAR INICIATIVAS NO ÂMBITO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO QUE DÊEM FORMA INTERDISCIPLINAR A ATIVIDADES DE PRÁTICAS DE ENSINO NA REDE PÚBLICA : DE SAÚDE, DE EDUCAÇÃO, NOS NÚCLEOS DE CULURA, NAS INSTITUIÇÕES QUE CUIDAM DE JOVENS, NA GERAÇÃO DE RENDA

17 IDÉIA ORGANIZAR ATIVIDADES PERENES QUE SEJAM SUPORTE DE ENSINO E PESQUISA PARA DIVERSAS ÁREAS DA UNIVERSIDADE

18 COMO FAZER ABERTURA DE UM DIÁLOGO ENTRE OS COORDENADORES DE EXTENSÃO PARA IDENTIFICAR ÁREAS DE ATUAÇÃO COMUNS OU CONVERGENTES CHAMAMENTO AOS COLEGAS E ALUNOS PARA DISCUTIR POTENCIALIDADES

19 COMO FAZER LINHAS DE APOIO DA PREAC BUSCA DE APOIO NAS INSTITUIÇÕES DE FOMENTO OU NO PRÓPRIO SETOR PÚBLICO ENVOLVIDO : SUS/MS SUAS ME FUNDOS SETORIAIS?

20 PROBLEMAS A FALTA DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES E ALUNOS NO COMPARTILHAMENTO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (CULTURA DA AUTORIA E DA TITULARIDADE, DERIVADA DO TRABALHO EM PESQUISA TRADICIONAL): DE QUEM É O PROJETO?

21 OBRIGADO


Carregar ppt "POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google