A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE
Telma Melo Setembro 2010

2 REALIDADE SOCIAL E FORMAÇÃO
Pós-modernidade Vivências contraditórias Adesão à dúvidas Saúde Pública Critérios de risco e vulnerabilidade Tecnologias leves e dispositivos de cuidados

3 REALIDADE SOCIAL E FORMAÇÃO
Processos de Aprendizagem Formando quem? Formação para o quê? Como facilitar os processos de aprendizagem? Qual o papel do educador?

4 REALIDADE SOCIAL E FORMAÇÃO
Alguns acúmulos: Aprendizagem viva Integração ensino-serviço Ensino centrado no aluno Desenvolvimento docente (serviço e academia)

5 ENSINO CENTRADO NO ALUNO
Práxis - acompanhar o processo de aprendizagem Postura ativa Método científico e desempenho profissional Motivação - ensino/aprendizagem Redefinição do papel do educador

6 TAXONOMIA DE BENJAMIM BLOOM

7 ENSINO CENTRADO NO ALUNO
Fortalecendo a relação educador-aluno Empatia, respeito, congruência Compartilhar o poder Autoconsciência Transferência e contra-transferência

8 ENSINO CENTRADO NO ALUNO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Projeto comum Definir objetivos para aprendizado Priorizar conteúdos e atividades - currículo oficial x as necessidades do aluno x realidade social

9 ENSINO CENTRADO NO ALUNO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Projeto comum Adotar dispositivos diversificados no ensino-aprendizagem Competência clínica Entusiasmo ao ensinar Habilidades para supervisão Habilidades interpessoais efetivas Contratualidade (Papéis e funções)

10 ENSINO CENTRADO NO ALUNO E DOCÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
O Preceptor enquanto profissional da assistência: Conhecimento da realidade local Potência nas tecnologias do cuidado

11 ENSINO CENTRADO NO ALUNO E DOCÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
O Preceptor enquanto educador: Organização do processo de trabalho interdisciplinar ainda em construção Ausência de uma formação para a docência Resistências para assumir seu papel na formação Transborda suas tensões pessoais, profissionais e institucionais para a relação de ensino

12 Efetivação do processo de integração ensino-serviço
Aprendendo a atuar no coletivo Constituição de espaços articuladores Compartilhamento da realidade social Trocas efetivas das tecnologias clínicas e pedagógicas Produção de novas tecnologias clínicas e pedagógicas Produção compartilhada do Projeto Político Pedagógico


Carregar ppt "OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google