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I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE

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Apresentação em tema: "I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE"— Transcrição da apresentação:

1 I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE

2 Saúde da Família – Problemas Atuais
Falta quantitativa e qualitativa de Profissionais suficientemente preparados para as necessidades do Modelo - Saúde da Família

3 Ministério da Saúde – - 2006 24.OOO EQUIPES - PSF 80%
AVALIAÇÃO 24.OOO EQUIPES - PSF 80% SEM ESPECIALIZAÇÃO OU RESIDÊNCIA

4 Programa de Saúde da Família foi
MAIS RÁPIDO QUE A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO UNIVERSITÁRIO

5 COMPETÊNCIA E INDEPENDÊNCIA
O ENSINO MÉDICO ATUAL NÃO ESTÁ FORMANDO UM MÉDICO GENERALISTA COM COMPETÊNCIA E INDEPENDÊNCIA PARA IMEDIATA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE

6 O QUE ACONTECE COM O ENSINO MÉDICO NO BRASIL?
ENSINO FRAGMENTADO DIFICULTA O VÍNCULO DAS PARTES COM O TODO

7 FRAGMENTAÇÃO EM DISCIPLINAS
ABRAHAM FLEXNER – 1910 MODIFICAÇÃO CURRICULAR- USA FRAGMENTAÇÃO EM DISCIPLINAS FORMAÇÃO DOCENTE – ESPECIALISTAS LOCAIS DE ENSINO - HOSPITAIS

8 Ensino Médico no Brasil
Modelo biológico  Centrado em doenças ½ Século XX  Desenvolvimento Tecnológico Necessidade de Especialistas e Hospitais Autonomia - Disciplinas e Departamentos 1970 – Soc. de Especialidades Médicas (>55) 1977- Regulamentada a Residência Médica

9 MUDANÇA NAS ESCOLAS MÉDICAS
DIRETRIZES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA 2002

10 DIMENSÕES DO SER HUMANO
FÍSICO OU BIOLÓGICO CULTURAL / MORAL OU ÉTICO MENTAL/ EMOCIONAL /PSICOLÓGICO SOCIAL E ECONÔMICO TODAS INTERAGEM NO BINÔMIO SAÚDE/DOENÇA

11 Novo Modelo - Educação Médica
Prática precoce – desde 1°ano do curso Integração disciplinar (conteúdos) Ensinar o prevalente (epidemiologia) Compreender o indivíduo / comunidade e suas conexões Visão de saúde e não apenas de doença Múltiplos cenários de ensino da comunidade ao hospital

12 DIFICULDADES NA MUDANÇA CURRICULAR
MICROPODERES NAS UNIVERSIDADES (DISCIPLINAS E DEPARTAMENTOS) PERDA DOS ESPAÇOS (AUTONOMIA) DOCENTES NÃO PREPARADOS PARA UMA ATUAÇÃO E ENSINO GENERALISTA

13 CONCLUSÃO ENSINO ATUAL AINDA NÃO FORMA DE MANEIRA ADEQUADA
O MÉDICO GENERALISTA ( MÉDICO DE FAMÍLIA)

14 O QUE FAZER ? O PSF PRECISA DE PROFISSIONAIS A FORMAÇÃO ATUAL DO
PROFISSIONAL È INSUFICIENTE

15 PÓS GRADUAÇÃO 1) RESIDÊNCIA MÉDICA 2)ESPECIALIZAÇÃO ( LATO SENSU )

16 Qual o melhor modelo? RESIDÊNCIA MÉDICA TEMPO INTEGRAL –RECÉM FORMADOS
PÓS GRADUAÇÃO ( LATO SENSU) ESPECIALIZAÇÃO > ANOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM FAMÍLIA TEMPO PARCIAL

17 Esse ano terminarei meus estudos FRASE DO PASSADO
NO PRESENTE EDUCAÇÃO CONTINUADA NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO PERMANENTE

18 Educação Continuada- Pós Graduação
50% dos conhecimentos obtidos na graduação estarão obsoletos em 4 anos. Principalmente condutas terapêuticas Volume de informações em papel duplica a cada 4 anos e pela internet a cada 6 meses

19 Educação Continuada- Pós Graduação
ATUALIZAÇÃO EM CLÍNICA NECESSÁRIO LEITURA DE ARTIGOS POR DIA DURANTE 365 DIAS AO ANO

20 COMPROMISSO E OBRIGAÇÃO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA COMPROMISSO E OBRIGAÇÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE COM A SUA COMUNIDADE

21 Curso de Especialização em PSF
Objetivo: Capacitar o profissional a adquirir e atualizar o conhecimento Desenvolver habilidades e atitudes, relacionados aos cuidados primários de saúde em comunidades

22 ENSINAR COMO PRODUZIR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO
Aprender a aprender Medicina Baseada em evidências separar o relevante do inútil literatura médica em contínuo crescimento Problemas clínicos - respondidos por perguntas bem formuladas Uso pedagógico da informática

23 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSF
VINCULAR O APRENDIZADO À PRÁTICA IMEDIATA DISCUSSÃO DE CONSENSOS E PROTOCOLOS ENSINO – FORMATADO – NECESSIDADES REGIONAIS CONTEÚDO BASEADO NO PREVALENTE – MAIS COMUM NA SAÚDE DO ADULTO, CRIANÇA, MULHER, IDOSO, COMUNIDADE CAPACITAÇÃO – PROMOÇÃO,PREVENÇÃO,TRATAMENTO, REABILITAÇÃO

24 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO -PSF
FORMAÇÃO GENERALISTA – ATENÇÃO PRIMÁRIA CUSTO E BENEFÍCIO –EX. COMPLEMENTARES NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, ÈTICA ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO

25 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSF
INFORMÁTICA MÉDICA – TELEMEDICINA APRENDER A PROCURAR –AUTO-EDUCAÇÃO PRÁTICA DE PROCEDIMENTOS APRENDER A SER INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM DO COLETIVO EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA

26 A NOSSA VIDA NÃO TEM SOSSEGO

27 QUE SÓ RELAXANDO

28 SE FOR POSSÍVEL

29 OBRIGADO

30


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