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I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE.

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Apresentação em tema: "I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE."— Transcrição da apresentação:

1 I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE

2 Saúde da Família – Problemas Atuais Falta quantitativa e qualitativa de Profissionais suficientemente preparados para as necessidades do Modelo - Saúde da Família

3 Ministério da Saúde – AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO 24.OOO EQUIPES - PSF 24.OOO EQUIPES - PSF 80% 80% SEM ESPECIALIZAÇÃO SEM ESPECIALIZAÇÃO OU RESIDÊNCIA OU RESIDÊNCIA

4 Programa de Saúde da Família foi MAIS RÁPIDO QUE A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO UNIVERSITÁRIO

5 O ENSINO MÉDICO ATUAL NÃO ESTÁ FORMANDO UM MÉDICO GENERALISTA COM COMPETÊNCIA E INDEPENDÊNCIA PARA IMEDIATA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE

6 O QUE ACONTECE COM O ENSINO MÉDICO NO BRASIL? ENSINO FRAGMENTADO DIFICULTA O VÍNCULO DIFICULTA O VÍNCULODAS PARTES COM O TODO

7 ABRAHAM FLEXNER – 1910 MODIFICAÇÃO CURRICULAR- USA FRAGMENTAÇÃO EM DISCIPLINAS FORMAÇÃO DOCENTE – ESPECIALISTAS LOCAIS DE ENSINO - HOSPITAIS

8 Ensino Médico no Brasil Modelo biológico Centrado em doenças Modelo biológico Centrado em doenças ½ Século XX Desenvolvimento Tecnológico ½ Século XX Desenvolvimento Tecnológico Necessidade de Especialistas e Hospitais Necessidade de Especialistas e Hospitais Autonomia - Disciplinas e Departamentos Autonomia - Disciplinas e Departamentos 1970 – Soc. de Especialidades Médicas (>55) 1970 – Soc. de Especialidades Médicas (>55) Regulamentada a Residência Médica Regulamentada a Residência Médica

9 MUDANÇA NAS ESCOLAS MÉDICAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA

10 DIMENSÕES DO SER HUMANO FÍSICO OU BIOLÓGICO FÍSICO OU BIOLÓGICO CULTURAL / MORAL OU ÉTICO CULTURAL / MORAL OU ÉTICO MENTAL/ EMOCIONAL /PSICOLÓGICO MENTAL/ EMOCIONAL /PSICOLÓGICO SOCIAL E ECONÔMICO SOCIAL E ECONÔMICO TODAS INTERAGEM NO BINÔMIO SAÚDE/DOENÇA

11 Novo Modelo - Educação Médica Prática precoce – desde 1°ano do curso Prática precoce – desde 1°ano do curso Integração disciplinar (conteúdos) Integração disciplinar (conteúdos) Ensinar o prevalente (epidemiologia) Ensinar o prevalente (epidemiologia) Compreender o indivíduo / comunidade e suas conexões Compreender o indivíduo / comunidade e suas conexões Visão de saúde e não apenas de doença Visão de saúde e não apenas de doença Múltiplos cenários de ensino da comunidade ao hospital Múltiplos cenários de ensino da comunidade ao hospital

12 DIFICULDADES NA MUDANÇA CURRICULAR MICROPODERES NAS UNIVERSIDADES (DISCIPLINAS E DEPARTAMENTOS) MICROPODERES NAS UNIVERSIDADES (DISCIPLINAS E DEPARTAMENTOS) PERDA DOS ESPAÇOS (AUTONOMIA) PERDA DOS ESPAÇOS (AUTONOMIA) DOCENTES NÃO PREPARADOS DOCENTES NÃO PREPARADOS PARA PARA UMA ATUAÇÃO E ENSINO GENERALISTA UMA ATUAÇÃO E ENSINO GENERALISTA

13 CONCLUSÃO ENSINO ATUAL AINDA NÃO FORMA DE MANEIRA ADEQUADA O MÉDICO GENERALISTA ( MÉDICO DE FAMÍLIA)

14 O QUE FAZER ? O PSF PRECISA DE PROFISSIONAIS O PSF PRECISA DE PROFISSIONAIS A FORMAÇÃO ATUAL A FORMAÇÃO ATUAL DO DO PROFISSIONAL È INSUFICIENTE PROFISSIONAL È INSUFICIENTE

15 PÓS GRADUAÇÃO 1) RESIDÊNCIA MÉDICA 1) RESIDÊNCIA MÉDICA 2)ESPECIALIZAÇÃO 2)ESPECIALIZAÇÃO ( LATO SENSU ) ( LATO SENSU )

16 Qual o melhor modelo? RESIDÊNCIA MÉDICA RESIDÊNCIA MÉDICA TEMPO INTEGRAL –RECÉM FORMADOS TEMPO INTEGRAL –RECÉM FORMADOS PÓS GRADUAÇÃO ( LATO SENSU) ESPECIALIZAÇÃO PÓS GRADUAÇÃO ( LATO SENSU) ESPECIALIZAÇÃO > ANOS DE FORMAÇÃO > ANOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM FAMÍLIA PROFISSIONAL COM FAMÍLIA TEMPO PARCIAL TEMPO PARCIAL

17 Esse ano terminarei meus estudos FRASE DO PASSADO NO PRESENTE EDUCAÇÃO CONTINUADA NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO PERMANENTE

18 Educação Continuada- Pós Graduação 50% dos conhecimentos obtidos na graduação estarão obsoletos em 4 anos. Principalmente condutas terapêuticas 50% dos conhecimentos obtidos na graduação estarão obsoletos em 4 anos. Principalmente condutas terapêuticas Volume de informações em papel duplica a cada 4 anos e pela internet a cada 6 meses Volume de informações em papel duplica a cada 4 anos e pela internet a cada 6 meses

19 Educação Continuada- Pós Graduação ATUALIZAÇÃO EM CLÍNICA ATUALIZAÇÃO EM CLÍNICA NECESSÁRIO LEITURA DE 17 ARTIGOS POR DIA DURANTE 365 DIAS AO ANO NECESSÁRIO LEITURA DE 17 ARTIGOS POR DIA DURANTE 365 DIAS AO ANO

20 EDUCAÇÃO CONTINUADA COMPROMISSO E OBRIGAÇÃO EDUCACIONAL COMPROMISSO E OBRIGAÇÃO EDUCACIONAL DA DA UNIVERSIDADE COM A SUA COMUNIDADE UNIVERSIDADE COM A SUA COMUNIDADE

21 Curso de Especialização em PSF Objetivo: Objetivo: Capacitar o profissional a adquirir e atualizar o conhecimento Capacitar o profissional a adquirir e atualizar o conhecimento Desenvolver habilidades e atitudes, relacionados aos cuidados primários de saúde em comunidades Desenvolver habilidades e atitudes, relacionados aos cuidados primários de saúde em comunidades

22 ENSINAR COMO PRODUZIR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO Aprender a aprender Aprender a aprender Medicina Baseada em evidências Medicina Baseada em evidências separar o relevante do inútil separar o relevante do inútil literatura médica em contínuo crescimento literatura médica em contínuo crescimento Problemas clínicos - respondidos por perguntas bem formuladas Problemas clínicos - respondidos por perguntas bem formuladas Uso pedagógico da informática Uso pedagógico da informática

23 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSF VINCULAR O APRENDIZADO À PRÁTICA IMEDIATA VINCULAR O APRENDIZADO À PRÁTICA IMEDIATA DISCUSSÃO DE CONSENSOS E PROTOCOLOS DISCUSSÃO DE CONSENSOS E PROTOCOLOS ENSINO – FORMATADO – NECESSIDADES REGIONAIS ENSINO – FORMATADO – NECESSIDADES REGIONAIS CONTEÚDO BASEADO NO PREVALENTE – MAIS COMUM CONTEÚDO BASEADO NO PREVALENTE – MAIS COMUM NA NA SAÚDE DO ADULTO, CRIANÇA, MULHER, IDOSO, COMUNIDADE CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO – PROMOÇÃO,PREVENÇÃO,TRATAMENTO, REABILITAÇÃO

24 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO -PSF FORMAÇÃO GENERALISTA – ATENÇÃO PRIMÁRIA CUSTO E BENEFÍCIO –EX. COMPLEMENTARES CUSTO E BENEFÍCIO –EX. COMPLEMENTARES NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, ÈTICA ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO

25 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSF INFORMÁTICA MÉDICA – TELEMEDICINA APRENDER A PROCURAR –AUTO-EDUCAÇÃO PRÁTICA DE PROCEDIMENTOS APRENDER A SER INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM DO COLETIVO EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA

26 A NOSSA VIDA NÃO TEM SOSSEGO A NOSSA VIDA NÃO TEM SOSSEGO

27 QUE SÓ RELAXANDO

28 SE FOR POSSÍVEL

29 OBRIGADO

30


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