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GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática Alexandre E. Domingues Ana Carolina de Oliveira Ane Rodrigues de Oliveira Ângela Bampi Cintia Milani.

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2 GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática Alexandre E. Domingues Ana Carolina de Oliveira Ane Rodrigues de Oliveira Ângela Bampi Cintia Milani Daniela S. Araújo de Angelis Elaine Raniero Fernandes Geórgia S.Nogueira da Silva Julia Garcia Durand Letícia de Nardi Campos Mauro Ferreira Renato Reis Oliveira Diretrizes Curriculares Currículo Nuclear Estratégias Metodológicas

3 Diretrizes Curriculares Cintia Milani - Biomédica Daniela Souza Araújo de Angelis - Biomédica Elaine Raniero Fernandes - Bióloga Renato Reis Oliveira - Biólogo

4 Diretrizes Curriculares Definição: As diretrizes curriculares constituem orientações para a elaboração dos currículos que devem ser necessariamente adotadas por todas as instituições de ensino superior. Dentro da perspectiva de assegurar a flexibilidade, a diversidade e a qualidade da formação oferecida aos estudantes, as diretrizes devem estimular o abandono das concepções antigas e herméticas das grades (prisões) curriculares, de atuarem, muitas vezes, como meros instrumentos de transmissão de conhecimento e informações, e garantir uma sólida formação básica, preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.

5 Diretrizes Curriculares Discussão: início com Edital nº04/97 do MEC IES: envio de propostas das Diretrizes Curriculares Foram enviadas 1200 propostas: universidades, faculdades, organizações profissionais, organizações docentes e discentes Participação do setor público e privado Realização de debates e seminários: SESu/MEC e ForGrad Em 1998: 1ª s propostas foram divulgadas na Internet, discutidas e encaminhadas ao CNE para consolidação Propostas agrupadas em blocos de carreiras de acordo com critério da CAPES. Ex: Ciências Biológicas e da Saúde

6 Diretrizes Curriculares Objeto: Permitir que os currículos propostos possam construir um perfil acadêmico profissional com competências, habilidades e conteúdos, dentro de perspectivas e abordagens contemporâneas de formação pertinentes e compatíveis com referências nacionais e internacionais, capazes de atuar com qualidade, eficiência e resolutividade no Sistema Único de Saúde, considerando o processo da Reforma Sanitária Brasileira.

7 Diretrizes Curriculares Objetivo: Levar os alunos dos cursos de graduação em saúde a aprender a aprender QUE ENGLOBA APRENDER A SER, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, garantindo a capacidade de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atuação e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidade.

8 Diretrizes Curriculares Atenção à saúde: Ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde em nível individual e coletivo Raciocínio crítico para resolução de problemas e busca de soluções para os mesmos Realização de serviços de alto padrão de qualidade dentro dos princípios da ética/bioética Incentivo na graduação - Projeto Rondom - Projeto Bandeira Científica (Medicina) - Atendimento odontológico - Atendimento no Hospital Universitário Atendimento primário; programas de prevenção

9 Tomada de decisões: Capacidade de tomar decisões apropriadamente, levando em conta a eficácia, custo-efetividade, medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas Incentivo na graduação Diretrizes Curriculares - Aulas práticas: procedimentos e decisões - Trabalhos em grupo: porta voz, conhecimento - Estudo de casos Discussão de situação de risco; preparo técnico e psicológico para tal.

10 Diretrizes Curriculares Comunicação: Profissionais da saúde devem ser acessíveis Deve haver uma interação com outros profissionais da saúde e com a comunidade Necessidade de comunicação verbal e não-verbal Habilidade de escrita e leitura/ língua estrangeira Incentivo na graduação - O profissional deve se fazer entender - Integração entre grupos - Língua estrangeira na grade curricular Realização de Feiras, Congressos ou Debates multiprofissionais

11 Liderança: Profissionais da saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança Liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões comunicação e gerenciamento Incentivo na graduação Diretrizes Curriculares - Trabalhos em grupo - Monitorias Profissionais devem assumir posições de liderança ou devem ter a capacidade para tal? Ser líder é uma questão de personalidade?

12 Administração e gerenciamento Capacidade de gerenciamento e administração de recursos humanos, físicos e materiais Devem ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde Incentivo na graduação Diretrizes Curriculares - Disciplinas na grade curricular que atendam a esse objetivo ministradas por profissionais da área especializados De que maneira formar empreendedores? Esse seria um dos objetivos dos cursos? Existe interesse por parte dos alunos?

13 Educação Permanente Capacidade de aprender continuamente Capacidade de aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com futuras gerações de profissionais Incentivo na graduação Diretrizes Curriculares - Estímulo a pesquisa e busca do conhecimento - Atualização constante dos professores na prática de ensino Comodismo profissional; falta de oportunidade x recursos

14 Profissional em Saúde O bom profissional é aquele que tem atenção à saúde, promovendo-a em nível individual e coletivo, tomando decisões sensatas em benefício da comunidade, comunicando-se de igual para igual com todos os seus colegas e, respeitando acima de tudo, aqueles que recorrem a ele para sanar um problema, liderando, administrando, gerenciando o seu tempo e conhecimento, sendo humilde para saber que sempre é momento de aprender e, principalmente, aprender a aprender. Diretrizes Curriculares


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