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GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática

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Apresentação em tema: "GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática"— Transcrição da apresentação:

1 GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
Diretrizes Curriculares Currículo Nuclear Estratégias Metodológicas Alexandre E. Domingues Ana Carolina de Oliveira Ane Rodrigues de Oliveira Ângela Bampi Cintia Milani Daniela S. Araújo de Angelis Elaine Raniero Fernandes Geórgia S.Nogueira da Silva Julia Garcia Durand Letícia de Nardi Campos Mauro Ferreira Renato Reis Oliveira

2 Diretrizes Curriculares
Cintia Milani - Biomédica Daniela Souza Araújo de Angelis - Biomédica Elaine Raniero Fernandes - Bióloga Renato Reis Oliveira - Biólogo Nós vamos discutir sobre as Diretrizes Curriculares, sobre os pontos viáveis e inviáveis. Como estes objetivos propostos nessas diretrizes podem ser alcançados. Para isso, nós nos baseamos nas Diretrizes dos cursos de Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Educação Física. Na verdade, essas diretrizes são bem semelhantes entre si. Para iniciar essa discussão alguns conceitos são necessários.

3 Diretrizes Curriculares
Definição: As diretrizes curriculares constituem orientações para a elaboração dos currículos que devem ser necessariamente adotadas por todas as instituições de ensino superior. Dentro da perspectiva de assegurar a flexibilidade, a diversidade e a qualidade da formação oferecida aos estudantes, as diretrizes devem estimular o abandono das concepções antigas e herméticas das grades (prisões) curriculares, de atuarem, muitas vezes, como meros instrumentos de transmissão de conhecimento e informações, e garantir uma sólida formação básica, preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.

4 Diretrizes Curriculares
• Discussão: início com Edital nº04/97 do MEC • IES: envio de propostas das Diretrizes Curriculares • Foram enviadas 1200 propostas: universidades, faculdades, organizações profissionais, organizações docentes e discentes • Participação do setor público e privado • Realização de debates e seminários: SESu/MEC e ForGrad • Em 1998: 1ªs propostas foram divulgadas na Internet, discutidas e encaminhadas ao CNE para consolidação • Propostas agrupadas em blocos de carreiras de acordo com critério da CAPES. Ex: Ciências Biológicas e da Saúde

5 Diretrizes Curriculares
Objeto: Permitir que os currículos propostos possam construir um perfil acadêmico profissional com competências, habilidades e conteúdos, dentro de perspectivas e abordagens contemporâneas de formação pertinentes e compatíveis com referências nacionais e internacionais, capazes de atuar com qualidade, eficiência e resolutividade no Sistema Único de Saúde, considerando o processo da Reforma Sanitária Brasileira.

6 Diretrizes Curriculares
Objetivo: Levar os alunos dos cursos de graduação em saúde a aprender a aprender QUE ENGLOBA APRENDER A SER, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, garantindo a capacidade de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atuação e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos , famílias e comunidade. Objetivo: Nós vamos dar maior enfoque a 6 tópicos discriminados nas diretrizes dos cursos de graduação em saúde. Referentes a habilidades e competências.

7 Diretrizes Curriculares
Atenção à saúde: Ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde em nível individual e coletivo Raciocínio crítico para resolução de problemas e busca de soluções para os mesmos Realização de serviços de alto padrão de qualidade dentro dos princípios da ética/bioética Incentivo na graduação - Projeto Rondom - Projeto Bandeira Científica (Medicina) - Atendimento odontológico - Atendimento no Hospital Universitário Atenção à saúde : os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo; (-) Atendimento primário Programas de prevenão estão a parte dos cursos, não estão estruturados no programa dos cursos Profissionais da saúde x doença> pco trabalho na prevenção da saúde quando nós estamos na faculdade Atendimento primário; programas de prevenção

8 Diretrizes Curriculares
Tomada de decisões: Capacidade de tomar decisões apropriadamente, levando em conta a eficácia, custo-efetividade, medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas Incentivo na graduação - Aulas práticas: procedimentos e decisões - Trabalhos em grupo: porta voz, conhecimento - Estudo de casos Exemplo:Decisão e Ética - aluno deve tirar sangue de paciente, mas não esta sentindo e nem observando as veias do paciente. Sendo assim deve chamar alguém mais experiente ou deve tentar e possivelmente estourar a veia do paciente. O profissional de saúde deve atender paciente sangrando se não tem material adequado para sua proteção e/ou do paciente Discussão de situação de risco; preparo técnico e psicológico para tal.

9 Diretrizes Curriculares
Comunicação: Profissionais da saúde devem ser acessíveis Deve haver uma interação com outros profissionais da saúde e com a comunidade Necessidade de comunicação verbal e não-verbal Habilidade de escrita e leitura/ língua estrangeira Incentivo na graduação - O profissional deve se fazer entender - Integração entre grupos - Língua estrangeira na grade curricular Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação; (-) Não há contato entre profissionais (Falta comunicação) Disciplinas de línguas (+) Laboratórios de informática e sala pró- aluno Disciplinas optativas que integram áreas diferentes Realização de Feiras, Congressos ou Debates multiprofissionais

10 Diretrizes Curriculares
Liderança: Profissionais da saúde “deverão estar aptos a assumir posições de liderança” Liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões comunicação e gerenciamento Incentivo na graduação - Trabalhos em grupo - Monitorias Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; Profissionais devem assumir posições de liderança ou devem ter a capacidade para tal? Ser líder é uma questão de personalidade?

11 Diretrizes Curriculares
Administração e gerenciamento Capacidade de gerenciamento e administração de recursos humanos, físicos e materiais Devem ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde Incentivo na graduação - Disciplinas na grade curricular que atendam a esse objetivo ministradas por profissionais da área especializados Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e De que maneira formar empreendedores? Esse seria um dos objetivos dos cursos? Existe interesse por parte dos alunos?

12 Diretrizes Curriculares
Educação Permanente Capacidade de aprender continuamente Capacidade de aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com futuras gerações de profissionais Incentivo na graduação - Estímulo a pesquisa e busca do conhecimento - Atualização constante dos professores na prática de ensino Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais. Comodismo profissional; falta de oportunidade x recursos

13 Diretrizes Curriculares
Profissional em Saúde O bom profissional é aquele que tem atenção à saúde, promovendo-a em nível individual e coletivo, tomando decisões sensatas em benefício da comunidade, comunicando-se de igual para igual com todos os seus colegas e, respeitando acima de tudo, aqueles que recorrem a ele para sanar um problema, liderando, administrando, gerenciando o seu tempo e conhecimento, sendo humilde para saber que sempre é momento de aprender e, principalmente, aprender a aprender.


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