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O ENSINO MÉDICO NO BRASIL XII ENEM Pré – Enem Sul / Sudeste.

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1 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL XII ENEM Pré – Enem Sul / Sudeste

2 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Escolas Médicas no Brasil

3 ESCOLAS MÉDICAS NO BRASIL - Salvador: 18/02/ Rio de Janeiro: 05/11/1808 Dom João VI - Criou as duas primeiras escolas médicas Adotava-se o figurino germânico Lei Leôncio de Carvalho Implantação do ensino livre e universal - Porto Alegre : – 1898 – 3 escolas médicas

4 ESCOLAS MÉDICAS NO BRASIL Criação indiscriminada de Escolas Médicas ! Total : 181 Década 50 : : : : 4 90 : 22 Período : 78

5 ESCOLAS MÉDICAS NO BRASIL

6 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Diretrizes Curriculares do MEC Resolução CNE/CES N 4, de 7 de Novembro de 2001

7 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Diretrizes Curriculares do MEC

8 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Diretrizes Curriculares do MEC Objetivo Dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: Atenção à Saúde Tomada de decisões Comunicação Liderança Administração e Gerenciamento Educação Permanente

9 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Diretrizes Curriculares do MEC Objetivos Dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas. Deve contemplar o sistema de saúde vigente, a atenção integral da saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.

10 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Diretrizes Curriculares do MEC Objetivos Os conteúdos essenciais devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em Medicina. Deve incluir estágio obrigatório de treinamento em serviço, em regime de internato, em serviços próprios ou conveniados, e sob Supervisão direta dos docentes da própria instituição.

11 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL O médico que a FMUSP se propõe a formar é um médico com sólida formação geral, formação básica profunda, treinamento nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), elevada formação ética e humanista e apto a exercer sua profissão com responsabilidade social e competência técnica. Projeto Pedagógico - FMUSP

12 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Um médico que, também, reconheça a necessidade e tenha a capacidade de atualização permanente. Um médico que, ao final do curso de medicina, seja capaz de dar atendimento aos principais problemas na atenção primária à saúde e, também, prestar, com qualidade, atendimento inicial às emergências médicas. Projeto Pedagógico - FMUSP

13 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Um médico que, também, reconheça a necessidade e tenha a capacidade de atualização permanente. Um médico que, ao final do curso de medicina, seja capaz de dar atendimento aos principais problemas na atenção primária à saúde e, também, prestar, com qualidade, atendimento inicial às emergências médicas. Projeto Pedagógico - FMUSP

14 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Projeto Pedagógico - FMUSP Ciclos - Básico - Clínico - Internato Curso Médico - Estrutura

15 O ENSINO MÉDICO NO BRASIL Propostas 1- Suspender a criação de novas Escolas 2- Reavaliar todas as escolas médicas XII ENEM Pré – Enem Sul / Sudeste

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