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HUMANIZAÇÃO NO ENSINO Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP Comissão de Ensino de Graduação.

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1 HUMANIZAÇÃO NO ENSINO Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP Comissão de Ensino de Graduação

2 Ao final do curso, o médico deverá ter uma formação geral, ser um profissional competente técnica, ética e humanisticamente; capaz de trabalhar em equipes, incorporar criticamente tecnologia e ter espírito crítico e transformador em relação ao sistema de saúde, respeitando o contexto sócio-econômico e a autonomia do paciente

3 Formar um médico capaz de: Atuar como clínico geral ou especializar-se; Realizar o atendimento conforme a hierarquização de cuidados proporcinada pelo SUS a adultos, crianças e adolescentes de ambos os gêneros, em nível primário e secundário geral, incluindo as emergências mais comuns e medidas de suporte vital básico; Realizar seu aprimoramento continuado, selecionando, coletendo e analisando a informação científica pertinente à prática profissional, mantendo-se cientificamente atualizado;

4 Formar um médico capaz de: Atender pessoas e comunidades de forma integral, criando vínculos e se responsabilizando pelo seu paciente; Identificar riscos mais comuns para a saúde e atuar preventivamente; Incorporar o conhecimento das ciências básicas na articulação das práticas de diagnóstico, terapêutica e prognóstico;

5 Formar um médico capaz de: Atuar com discernimento frente à situação econômico, financeira e organizacional do sistema de saúde, levando em consideração os aspectos de custo/benefício e eqüidade Aplicar princípios éticos e humanísticos às relações com as pessoas e a comunidade, para promover a defesa da individualidade, respeitando os princípios de cidadania, visando a redução das desigualdades; Adequar criticamente a sua vida profissional aos contextos social, político e histórico vigentes, com perspectiva transformadora.

6 CARACTERÍSTICAS DO NOVO CURRÍCULO Interdisciplinaridade e integração entre departamentos clínicos Fisiopatologia Integrada Laboratório de Habilidades Integração básico-clínica Célula, Morfofisiologia, Neurociências, Relação Parasita-Hospedeiro Formação ética- Humanização – Responsabilização- Vínculo – Trabalho em Equipe Temas Longitudinais Medicina e Saúde Ações Básicas de Saúde Saúde e Sociedade Epidemiologia e Saúde Atenção Integral à Saúde

7 CARACTERÍSTICAS DO NOVO CURRÍCULO Utilização da prática profissional como eixo articulador Inserção de alunos desde o primeiro ano na rede básica, em seus núcleos de saúde coletiva e de áreas de vigilância à saúde. Diagnósticos comunitários e projetos de intervenção Inserção na rede básica em centros de saúde e equipes PSF Módulos: Ações de Saúde Pública - 1º Ano Saúde e Sociedade – 2º Ano Epidemiologia e Saúde – 3º Ano Atenção Integral à Saúde – 4º Ano

8 Morfo Fisiologia I A A Célula Medicina e e Saúde iniciação prática ciências atividades extra - - muros Laboratório de Habilidades Laboratório de Habilidades I e II Morfo Fisiologia II Morfo Fisiologia I A A Célula Medicina e e Saúde Neurociências Introdução à Patologia Relação Parasita Hospedeiro Princípios de Farmacologia Atenção Clínico- Cirúrgica Integrada iniciação prática ciências atividades extra - - muros Fisiopatologia Integrada I e II Semiologia e Propedêutica Bioética e Ética Médica Morfo Fisiologia II Internato I e II Semiotécnica da Observação Clínica Atenção Integral à Saúde Internato Zero

9 Atenção integral à saúde segterquaquisex Atenção clínico-cirúrgica integrada Áreaverde Medicina Legal e Biodireito 4º ANO

10 Atenção Clínico-Cirúrgica Integrada Cirurgia 1Cirurgia 2OrlOft Cirurgia 2Cirurgia 1 DIG Neuro 18 al PsqOrtCirurgia 1 PsqOrtNeuro 18 al Cirurgia 2 OrlOft DIG Neuro 18 al DIG OrlOftPsqOrt DIG Neuro 18 al PsqOrt OrlOftPsqOrtNeuro 18 al Cirurgia 2OrlOft DIG Cirurgia 1 DIG OrlOft PsqOrtCirurgia 1Cirurgia 2 Neuro 18 al Cirurgia 2Cirurgia 1 1 Turma A Turma B Turma C 6 semanas DIG= dermatologia + imunologia + genética 4º Ano – período da manhã

11 Atenção Integral à Saúde Atenção Integral à Saúde - 4o ANO – período da tarde Modelo assistencial com consultas supervisionadas em Centros de Saúde por tutores da rede básica e docentes dos deptos de Pediatria, Tocoginecologia e Clínica Médica (6 supervisores docentes em cada área). Bloco de Saúde Coletiva, Saúde Ambiental e Saúde Ocupacional, inserido nas atividades programáticas das UBS e nos ambulatórios hospitalares. Bloco de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Radiologia e Patologia Clínica ).

12 Atenção Integral à Saúde 60 alunos divididos em grupos de 9 ou 10 por UBS (total de 6 unidades) 60 alunos rodiziando nos grupos de saúde coletiva, saúde ocupacional, ambiental, patologia clínica e radiologia. Revezam a cada semana e grupos de 20 alunos vão permanecer fixos na mesma UBS.

13 ESTÁGIO DO ALUNO NO MÓDULO ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE 12 4a.5a.6a.4a.5a.6a. UBS 1 /10 A1.1 D1.1 A1.2 D1.2 UBS 2 / 10 A2.1 D2.1 A2.2 D2.2 UBS 3 / 10 B1.1 E1.1 B1.2 E1.2 UBS 4 / B2.1 E2.1 B2.2 E2.2 UBS 5 / 10 C1.1 F1.1 C1.2 F1.2 UBS 6 10 C2.1 F2.1 F1.3 C2.2 F2.2 F1.4 Pediatria Tocoginecologia Clínica S.O. Ambiental S. Coletiva P.Clinica Rad. Área Verde

14 Distritos de Saúde DISTRITO NORTE DISTRITO SUDOESTE DISTRITO SUL DISTRITO LESTE DISTRITO NOROESTE

15 Grade curricular segterquaquisex Áreaverde Extra-muros Prática Práticaciências T.LONGITUDINAIS

16 INTERNATO 5º ANO 6º ANO PEDIATRIA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA CLÍNICA MÉDICA CIRURGIAMEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL PEDIATRIA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA CIRURGIAANESTESIOLOGIACLÍNICA MÉDICA EMERGÊNCIA * TEMAS LONGITUDINAIS : BIOÉTICA GESTÃO DE SERVIÇOS E GERENCIAMENTO


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