A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS

2 SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
SISTEMA: Formado por várias instituições dos três níveis de governo. ÚNICO: Tem a mesma doutrina, a mesma filosofia de atuação, é organizado de acordo com a mesma sistemática. SAÚDE: É responsabilidade de todos, Governo e sociedade, assegurado pelo conjunto das instituições e políticas públicas da sociedade.

3 MODELO ASSISTENCIAL É entendido pela forma de organização dos elementos constitutivos da rede de serviços de saúde, incluindo tarefas, pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente, com ênfase nas relações entre os profissionais e usuários, com o propósito de intervir resolutivamente em problemas.

4 # Gestão Plena de Sistema Estadual Habilitado em 19 de agosto de 2002
RESPONSABILIDADES: Exercer a gestão do SUS, no âmbito estadual; Promover as condições e incentivar o poder municipal para que assuma a gestão da atenção à saúde de seus munícipes; Assumir a gestão da atenção à saúde daquelas populações pertencentes a municípios que ainda não tomaram para si esta responsabilidade.

5 Gestão e gerência de Unidades Públicas de hemonúcleos/hemocentros e de laboratórios de saúde pública; Gerência de laboratórios de referencia para controle de qualidade, vigilância sanitária e epidemiológica; Gestão das atividades referentes a TFD-Interestadual, Medicamento Excepcional e Central de Transplante; Organização e gestão do sistema estadual de Controle, Avaliação e Regulação; Operação dos Sistema Nacionais de Informação.

6 Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia, de assistência farmacêutica de acordo com a política nacional; Coordenação do sistema de referencias intermunicipais, organizando acesso – municípios sede de módulos e pólos – Termo de Compromisso; Cooperação técnica e financeira com o conjunto de municípios, objetivando a consolidação do processo de descentralização, organização da rede regionalizada e hierarquizada de serviços.

7 REDE REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA
04 Macrorregiões 12 Microrregiões 44 Municípios Sede de Módulos 79 Municípios satélites

8 MACRORREGIÃO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial
Consultas Especializadas: Neurologia, urologia, endocrinologia, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, traumatologia; Terapia Renal Substitutiva; Diagnoses: Endoscopia Digestiva; Radiologia contrastada; Mamografia; Tomografia Computadorizada; Assistência ás mulheres vitimas de violência sexual.

9 Assistência Hospitalar
UTI - Unidade de terapia Intensiva (geral – adulto e infantil / neonatal)      Assistência nas especialidades acima, incluindo urgência / emergência.

10 Assistência Ambulatorial:
MICRORREGIÃO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial:       Laboratório   Fisioterapia motora e respiratória      Radiologia simples      Colposcopia      CAPS – Centro de Apoio Psico-Social      Centro Odontológico de referência      Hemoterapia      Ultra-sonografia      Procedimentos médicos      Gestação de alto risco ( mãe-filho )      Banco de leite humano   -  Serviços especiais

11 Assistência Hospitalar
Ações de Vigilância Sanitária de média complexidade Ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental Especialidades: cardiologia, oftalmologia, psiquiatria, cirurgia geral, gineco-obstetrícia, pediatria, clínica geral e psiquiatria.      Assistência Hospitalar         Atendimento hospitalar nas clínicas básicas e especialidades ambulatoriais, contemplando urgência e emergência.

12 Assistência Ambulatorial: Assistência Hospitalar:
MÓDULO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial:        Realizar o elenco de procedimentos, que compreende os serviços de patologia clínica, odontologia especializada, ultra-sonografia obstétrica, cirurgia ambulatorial especializada, procedimentos especializados e traumato-ortopédicos, radiodiagnóstico. Assistência Hospitalar:        Dispor de leitos hospitalares, no mínimo, para o atendimento básico em: clínica médica, clínica pediátrica e obstetrícia (parto normal).

13 Assistência Ambulatorial: Assistência Hospitalar:
MUNICÍPIO SATÉLITE Assistência Ambulatorial:        Realizar o elenco de procedimentos da Atenção Básica: Controle da tuberculose, da hipertensão, e da diabetes; Eliminação da hanseníase; Ações de saúde bucal; Ações de saúde da criança e da mulher; Eletrocardiograma, látex e Posto de coleta. Assistência Hospitalar:        Dispor de leitos para atendimento médico de urgência com observação – até 8 horas e parto normal.

14 HIERARQUIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
Modelo Proposto MACRORREGIÃO MICRORREGIÃO SEDE DE MÓDULO SATÉLITE SATÉLITE SATÉLITE

15 É O QUE TEMOS QUE CONSTRUÍR.”
“ O SUS NÃO É O QUE ESTÁ AÍ. É O QUE TEMOS QUE CONSTRUÍR.” Elizabeth Barros


Carregar ppt "MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google