A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SISTEMA : Formado por várias instituições dos três níveis de governo. SISTEMA : Formado por várias instituições dos três.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SISTEMA : Formado por várias instituições dos três níveis de governo. SISTEMA : Formado por várias instituições dos três."— Transcrição da apresentação:

1

2 SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SISTEMA : Formado por várias instituições dos três níveis de governo. SISTEMA : Formado por várias instituições dos três níveis de governo. ÚNICO : Tem a mesma doutrina, a mesma filosofia de atuação, é organizado de acordo com a mesma sistemática. ÚNICO : Tem a mesma doutrina, a mesma filosofia de atuação, é organizado de acordo com a mesma sistemática. SAÚDE : É responsabilidade de todos, Governo e sociedade, assegurado pelo conjunto das instituições e políticas públicas da sociedade. SAÚDE : É responsabilidade de todos, Governo e sociedade, assegurado pelo conjunto das instituições e políticas públicas da sociedade.

3 MODELO ASSISTENCIAL É entendido pela forma de organização dos elementos constitutivos da rede de serviços de saúde, incluindo tarefas, pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente, com ênfase nas relações entre os profissionais e usuários, com o propósito de intervir resolutivamente em problemas.

4 # Gestão Plena de Sistema Estadual Habilitado em 19 de agosto de 2002 RESPONSABILIDADES: Exercer a gestão do SUS, no âmbito estadual; Exercer a gestão do SUS, no âmbito estadual; Promover as condições e incentivar o poder municipal para que assuma a gestão da atenção à saúde de seus munícipes; Promover as condições e incentivar o poder municipal para que assuma a gestão da atenção à saúde de seus munícipes; Assumir a gestão da atenção à saúde daquelas populações pertencentes a municípios que ainda não tomaram para si esta responsabilidade. Assumir a gestão da atenção à saúde daquelas populações pertencentes a municípios que ainda não tomaram para si esta responsabilidade.

5 Gestão e gerência de Unidades Públicas de hemonúcleos/hemocentros e de laboratórios de saúde pública; Gestão e gerência de Unidades Públicas de hemonúcleos/hemocentros e de laboratórios de saúde pública; Gerência de laboratórios de referencia para controle de qualidade, vigilância sanitária e epidemiológica; Gerência de laboratórios de referencia para controle de qualidade, vigilância sanitária e epidemiológica; Gestão das atividades referentes a TFD- Interestadual, Medicamento Excepcional e Central de Transplante; Gestão das atividades referentes a TFD- Interestadual, Medicamento Excepcional e Central de Transplante; Organização e gestão do sistema estadual de Controle, Avaliação e Regulação; Organização e gestão do sistema estadual de Controle, Avaliação e Regulação; Operação dos Sistema Nacionais de Informação. Operação dos Sistema Nacionais de Informação.

6 Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia, de assistência farmacêutica de acordo com a política nacional;Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia, de assistência farmacêutica de acordo com a política nacional; Coordenação do sistema de referencias intermunicipais, organizando acesso – municípios sede de módulos e pólos – Termo de Compromisso; Coordenação do sistema de referencias intermunicipais, organizando acesso – municípios sede de módulos e pólos – Termo de Compromisso; Cooperação técnica e financeira com o conjunto de municípios, objetivando a consolidação do processo de descentralização, organização da rede regionalizada e hierarquizada de serviços. Cooperação técnica e financeira com o conjunto de municípios, objetivando a consolidação do processo de descentralização, organização da rede regionalizada e hierarquizada de serviços.

7 REDE REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA 04 Macrorregiões 12 Microrregiões 44 Municípios Sede de Módulos 79 Municípios satélites

8 MACRORREGIÃO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial Assistência Ambulatorial Consultas Especializadas: Neurologia, urologia, endocrinologia, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, traumatologia; Consultas Especializadas: Neurologia, urologia, endocrinologia, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, traumatologia; Terapia Renal Substitutiva; Diagnoses: Endoscopia Digestiva; Radiologia contrastada; Mamografia; Tomografia Computadorizada; Assistência ás mulheres vitimas de violência sexual. Assistência ás mulheres vitimas de violência sexual.

9 Assistência Hospitalar Assistência Hospitalar UTI - Unidade de terapia Intensiva (geral – adulto e infantil / neonatal) UTI - Unidade de terapia Intensiva (geral – adulto e infantil / neonatal) Assistência nas especialidades acima, incluindo urgência / emergência. Assistência nas especialidades acima, incluindo urgência / emergência.

10 MICRORREGIÃO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial: Laboratório Fisioterapia motora e respiratória Radiologia simples Colposcopia CAPS – Centro de Apoio Psico-Social Centro Odontológico de referência Hemoterapia Ultra-sonografia Procedimentos médicos Gestação de alto risco ( mãe-filho ) Banco de leite humano - Serviços especiais

11 Ações de Vigilância Sanitária de média complexidade Ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental Especialidades: Especialidades: cardiologia, oftalmologia, psiquiatria, cirurgia geral, gineco-obstetrícia, pediatria, clínica geral e psiquiatria. Assistência Hospitalar Atendimento hospitalar nas clínicas básicas e especialidades ambulatoriais, contemplando urgência e emergência.

12 MÓDULO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial : Assistência Ambulatorial : Realizar o elenco de procedimentos, que compreende os serviços de patologia clínica, odontologia especializada, ultra-sonografia obstétrica, cirurgia ambulatorial especializada, procedimentos especializados e traumato- ortopédicos, radiodiagnóstico. Realizar o elenco de procedimentos, que compreende os serviços de patologia clínica, odontologia especializada, ultra-sonografia obstétrica, cirurgia ambulatorial especializada, procedimentos especializados e traumato- ortopédicos, radiodiagnóstico. Assistência Hospitalar : Assistência Hospitalar : Dispor de leitos hospitalares, no mínimo, para o atendimento básico em: clínica médica, clínica pediátrica e obstetrícia (parto normal). Dispor de leitos hospitalares, no mínimo, para o atendimento básico em: clínica médica, clínica pediátrica e obstetrícia (parto normal).

13 MUNICÍPIO SATÉLITE Assistência Ambulatorial : Assistência Ambulatorial : Realizar o elenco de procedimentos da Atenção Básica: Controle da tuberculose, da hipertensão, e da diabetes; Eliminação da hanseníase; Ações de saúde bucal; Ações de saúde da criança e da mulher; Eletrocardiograma, látex e Posto de coleta. Realizar o elenco de procedimentos da Atenção Básica: Controle da tuberculose, da hipertensão, e da diabetes; Eliminação da hanseníase; Ações de saúde bucal; Ações de saúde da criança e da mulher; Eletrocardiograma, látex e Posto de coleta. Assistência Hospitalar : Assistência Hospitalar : Dispor de leitos para atendimento médico de urgência com observação – até 8 horas e parto normal. Dispor de leitos para atendimento médico de urgência com observação – até 8 horas e parto normal.

14 HIERARQUIZAÇÃO DOS SERVIÇOS Modelo Proposto MACRORREGIÃO SATÉLITESATÉLITESATÉLITE SEDE DE MÓDULO MICRORREGIÃO

15 O SUS NÃO É O QUE ESTÁ AÍ. O SUS NÃO É O QUE ESTÁ AÍ. É O QUE TEMOS QUE CONSTRUÍR. Elizabeth Barros


Carregar ppt "SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SISTEMA : Formado por várias instituições dos três níveis de governo. SISTEMA : Formado por várias instituições dos três."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google