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Diretrizes curriculares nacionais do curso de farmácia e o profissional critico, reflexivo e humanizado I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA Farm.

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1 Diretrizes curriculares nacionais do curso de farmácia e o profissional critico, reflexivo e humanizado I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA Farm. Marcelo Campese STP – Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica – EAD Mestrando do Programa de Pós Graduação em Farmácia da UFSC

2 UM POUCO DE HISTÓRIA Currículo Mínimo de 1969 – resolução n. 4 Currículo Mínimo de 1969 – resolução n. 4 Incorporação do Bioquímico Incorporação do Bioquímico Indústria Farmacêutica Indústria Farmacêutica Farmacêutico na farmácia Farmacêutico na farmácia

3 1986 A Conjuntura Nacional A Conjuntura Nacional 8ª Conferência Nacional de Saúde8ª Conferência Nacional de Saúde Carta de Otawa – Promoção da Saúde Carta de Otawa – Promoção da Saúde Dia Nacional de Mobilização pelo Farmacêutico na Farmácia (X ENEF) Dia Nacional de Mobilização pelo Farmacêutico na Farmácia (X ENEF) I Seminário Nacional sobre o Currículo de Farmácia – 1987 I Seminário Nacional sobre o Currículo de Farmácia – 1987

4 1995 – 2002 LDB – Lei 9394/96 LDB – Lei 9394/96 Proposta de Reformulação do Ensino de Farmácia no Brasil – FENAFAR e ENEFAR Proposta de Reformulação do Ensino de Farmácia no Brasil – FENAFAR e ENEFAR Versão 4 de maio 1999 – perfis (nome e sobrenome, críticas, discussões centralizadas) Versão 4 de maio 1999 – perfis (nome e sobrenome, críticas, discussões centralizadas) Fórum Nacional de Avaliação das DNC – 2001 Fórum Nacional de Avaliação das DNC – 2001 Parecer n /2001 e resolução n. 2/2002 – diferenças nos perfis Parecer n /2001 e resolução n. 2/2002 – diferenças nos perfis

5 Perfil do Farmacêutico O perfil do farmacêutico deve estar fundamentado na formação sólida no âmbito do medicamento, sendo esta generalista, humanista, crítica e reflexiva, na sua inserção no contexto da assistência integral à saúde, no senso ético e no espírito empreendedor. O farmacêutico tem como atribuições o desenvolvimento de atividades referentes ao fármaco e medicamento, às análises clínicas e Toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O Curso de Graduação em Farmácia tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade

6 1995 – 2002 Política Nacional de Medicamentos Política Nacional de Medicamentos CPI dos medicamentos CPI dos medicamentos Extinção da CEME Extinção da CEME Criação da ANVISA Criação da ANVISA Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica

7 E o Farmacêutico Generalista Currículo Mínimo X Diretrizes Currículares Currículo Mínimo X Diretrizes Currículares Núcleo X Campo Núcleo X Campo Atenção Primária X Modelo Flexneriano Atenção Primária X Modelo Flexneriano Mee too X Desenvolvimento Estratégico Mee too X Desenvolvimento Estratégico Isolamento/Neutralidade X Prática/multi/inter Isolamento/Neutralidade X Prática/multi/inter

8 OBRIGADO! Mas o negócio não é bem eu, é Mané, Pedro e Romão, Que também foram meus colegas, e continuam no sertão Não puderam estudar, e nem sabem fazer baião Minha História João do Vale Maranhense


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