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A implantação do PSF e a interação com a formação de recursos humanos Paulo Henrique D´Ângelo Seixas 1º Seminário de Atenção Primária à Saúde SECRETARIA.

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1 A implantação do PSF e a interação com a formação de recursos humanos Paulo Henrique D´Ângelo Seixas 1º Seminário de Atenção Primária à Saúde SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

2 Saúde da Família é uma especialidade? Generalista x Médico da Família Generalista x Médico da Família Competências requeridas Competências requeridas Resolutividade no atendimento primário para diferentes grupos populacionais, incluindo atuação em Pronto Atendimento/ Urgência – Emergência Resolutividade no atendimento primário para diferentes grupos populacionais, incluindo atuação em Pronto Atendimento/ Urgência – Emergência Abordagem familiar integrada – dinâmica e interação familiar como campo de intervenção Abordagem familiar integrada – dinâmica e interação familiar como campo de intervenção Capacidade de planejamento, organização do trabalho e identificação de prioridades Capacidade de planejamento, organização do trabalho e identificação de prioridades Trabalho em equipe Trabalho em equipe Interação e articulação com a comunidade – comunidade como campo de intervenção – educação em saúde Interação e articulação com a comunidade – comunidade como campo de intervenção – educação em saúde

3 Formação Geral x Sistema Formação Geral x Sistema Fragmentação x especialização Fragmentação x especialização Diversificação de cenários de prática Diversificação de cenários de prática Produção de conhecimento Produção de conhecimento Metodologias e estratégias de ensino Metodologias e estratégias de ensino E a contratualização E a contratualização

4 Fonte: Pesquisa FAPESP-1999 Relatório Consultoria UNESCO/PMS – Estratégia de Saúde da Família, 2005 Pesquisa Perfil dos Médicos no Brasil – MS/CFM/FIOCRUZ, 1995

5 Fonte: Pesquisa FAPESP-1999 Relatório Consultoria UNESCO/PMS – Estratégia de Saúde da Família, 2005 Pesquisa Perfil dos Médicos no Brasil – MS/CFM/FIOCRUZ, 1995

6 Fonte: Pesquisa FAPESP-1999 Relatório Consultoria UNESCO/PMS – Estratégia de Saúde da Família, 2005 Pesquisa Perfil dos Médicos no Brasil – MS/CFM/FIOCRUZ, 1995

7 Fonte: Relatório Consultoria UNESCO/PMS – Estratégia de Saúde da Família, 2005

8 Diferentes perfis Oportunistas Oportunistas Insatisfeitos Insatisfeitos Altruístas Altruístas Vocacionados Vocacionados

9 Diferentes parceiros Formadores Formadores Requalificadores Requalificadores Empregadores Empregadores Complexos Complexos

10 Rotatividade e satisfação Alta satisfação geral – relacional/equipe – stress (Band of Brothers) Alta satisfação geral – relacional/equipe – stress (Band of Brothers) Grande insatisfação – demanda e falta de referência Grande insatisfação – demanda e falta de referência Fonte: PMS/Unesco Alta rotatividade Alta rotatividade Capacitação Capacitação Distância Distância Disponibilidade de material Disponibilidade de material Baixa Rotatividade Baixa Rotatividade Reconhecimento da instituição parceira Reconhecimento da instituição parceira Cláudia Campos – mestrado FGV – porque o médico não fica?

11 Perspectivas Manual de parceria Manual de parceria Perspectivas profissionais – para onde vai o Médico de Família Perspectivas profissionais – para onde vai o Médico de Família Estratégias educacionais Estratégias educacionais Pólos – cerca de 40% das atividades relacionadas com atenção básica Pólos – cerca de 40% das atividades relacionadas com atenção básica Aproximadamente entre 60 a 70% dos profissionais Aproximadamente entre 60 a 70% dos profissionais Cursos de especialização x módulos adequados ás necessidades do profissional e do serviço Cursos de especialização x módulos adequados ás necessidades do profissional e do serviço Trabalho em equipe/ atuação em comunidade / abordagem familiar Trabalho em equipe/ atuação em comunidade / abordagem familiar Equipes formadoras / discussão de caso - assessorias/ construção do conhecimento a partir da discussão compartilhada na realidade local Equipes formadoras / discussão de caso - assessorias/ construção do conhecimento a partir da discussão compartilhada na realidade local Telemedicina e educação á distância Telemedicina e educação á distância


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