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Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa Baseado em texto do curso de formação pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem.

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1 Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa Baseado em texto do curso de formação pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem - PROFAE Maria Cristina Abrão Nachif

2 Planejar não deve ser uma tarefa burocrática, repetitiva, onde se dizem coisas que não acontecerão ou ocultam- se as que ocorrerão O Planejamento deve ser portador de bases e visão estratégicas quanto às suas possibilidades (e limites) para apoiar as mudanças que desejamos impulsionar

3 A integração ensino-serviço-comunidade A integração ensino-serviço-comunidade Articular teoria e prática – não é uma decisão neutra – é uma opção política – rica em possibilidades e conflitos Articular teoria e prática – não é uma decisão neutra – é uma opção política – rica em possibilidades e conflitos Parceria ensino/serviço/comunidade Parceria ensino/serviço/comunidade Devemos partir da compreensão inicial de que, em uma parceria, não existem privilegiados, possibilitando uma verdadeira interação entre as parcerias. Tal característica estabelece a necessidade de discussão dos problemas que vão surgindo, na medida em que o processo de parceria vai se estabelecendo, e essa discussão passa a exigir as negociações necessárias para o enfrentamento dos problemas que surgiram Fazer uma parceria implica responsabilidades com a realidade vivenciada e compromissos com os resultados

4 A parceria ensino/serviço/comunidade jamais poderá prescindir da estratégia de ação-reflexão-ação A parceria ensino/serviço/comunidade jamais poderá prescindir da estratégia de ação-reflexão-ação Essa parceria facilita a apropriação consciente do sujeito em relação ao objeto, levando em consideração a totalidade. Essa parceria facilita a apropriação consciente do sujeito em relação ao objeto, levando em consideração a totalidade. realidade realidade No entanto, esse é um processo difícil... A prática do ensino sofre influência dos valores da sociedade de classe – então há uma tendência a privilegiar mecanismos excludentes A prática do ensino sofre influência dos valores da sociedade de classe – então há uma tendência a privilegiar mecanismos excludentes Assim, as classes socialmente marginalizadas ficam excluídas das possibilidades de acesso, desenvolvimento pessoal, social e profissional pela via da escolarização Assim, as classes socialmente marginalizadas ficam excluídas das possibilidades de acesso, desenvolvimento pessoal, social e profissional pela via da escolarização Daí a ausência dos valores dessas classes no cotidiano das instituições de ensino e assistência à saúde

5 Então, nas práticas pedagógicas ainda predomina o saber enciclopédico, a acumulação acrítica e descontextualizada transmissão de conhecimentos teóricos Então, nas práticas pedagógicas ainda predomina o saber enciclopédico, a acumulação acrítica e descontextualizada transmissão de conhecimentos teóricos Raízes da desarticulação entre o que se ensina e o que se necessita na prática paradigma filosófico-metodológico: racionalismo cartesiano ou cientificismo positivista Raízes da desarticulação entre o que se ensina e o que se necessita na prática paradigma filosófico-metodológico: racionalismo cartesiano ou cientificismo positivista – divisão da ciência-fragmentação – separação das instituições – divisão do trabalho (social e técnica) – separação do mundo do trabalho (fazer) e do conhecimento (saber) As metodologias de ensino emancipadoras negam a possibilidade de separar teoria e prática como princípio pedagógico As metodologias de ensino emancipadoras negam a possibilidade de separar teoria e prática como princípio pedagógico

6 Muitos são os desafios, mas não podemos desanimar... Muitos são os desafios, mas não podemos desanimar... – relação serviço-comunidade: romper com a subordinação da estrutura dos serviços aos interesses profissionais dos médicos em defesa da sua soberania – relação do ensino com os serviços: resistências dos serviços e seus preconceitos em relação ao ensino – estereótipo a ser superado – refletir sobre o significado de expressões como: disciplinas práticas, campo de estágio, não atende às exigências do ensino

7 Diretrizes para integração ensino-serviço-comunidade Diretrizes para integração ensino-serviço-comunidade 1. A existência de políticas integradoras ensino/serviço/comunidade promovidas pelos gestores do serviço e do ensino – capacitação de gestores – superar a improvisação 2.A definição de prioridades políticas para a formação pedagógica dos docentes e preceptores do ensino em saúde Competência técnica – na área de sua especialidade Competência técnica – na área de sua especialidade Competência prática – nos serviços como eles são Competência prática – nos serviços como eles são Competência científica – para a construção de um novo conhecimento Competência científica – para a construção de um novo conhecimento Competência pedagógica – ensino construído no cotidiano Competência pedagógica – ensino construído no cotidiano Competência política – profissional do humano Competência política – profissional do humano

8 3.A participação social consciente – reconhecimento de sujeitos como agentes que têm sua história O povo tem o direito de saber a Teoria da Prática do Povo!!!


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