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Universidade promotora de conhecimentos, saúde e prestadora de serviços.

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Apresentação em tema: "Universidade promotora de conhecimentos, saúde e prestadora de serviços."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade promotora de conhecimentos, saúde e prestadora de serviços

2 A pós-graduação como indutora da transformação do processo interno das instituições de ensino superior A Universidade e a Formação Docente Luiz Noro Universidade de Fortaleza

3 UNIVERSIDADE FORMAÇÃO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA

4 QUAL UNIVERSIDADE ?

5 UNIVERSIDADE Consumidora e repetidora de informações importadas para profissionalizar Reflexão crítica sobre a realidade e criação de conhecimentos com bases científicas x

6 UNIVERSIDADE Absorção, aplicação e difusão do saber humano, fruto da atividade intelectual dos grandes centros técnico-científicos das nações desenvolvidas. Absorção, aplicação e difusão do saber humano, fruto da atividade intelectual dos grandes centros técnico-científicos das nações desenvolvidas. Informações sobre resultados das investigações feitas sobre problemas de outras realidades. Informações sobre resultados das investigações feitas sobre problemas de outras realidades. Luckesi, 1991

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8 UNIVERSIDADE Educação pragmática e imediata para ajuste às exigências do mercado de trabalho. Educação pragmática e imediata para ajuste às exigências do mercado de trabalho. Colocação do homem a serviço da economia e não desta a serviço do homem. Colocação do homem a serviço da economia e não desta a serviço do homem. CELAM, 1978

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10 UNIVERSIDADE Mercado de trabalho Organização sistemática de oferta de aula: mediocridade do aluno é função da mediocridade institucional, do sistema educacional vigente, dos dirigentes e em particular dos professores. Demo, 1998

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12 UNIVERSIDADE Prática da Educação Bancária A educação como ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos do professor (detentor da informação) ao aluno (receptáculo dos conhecimentos transmitidos pelo professor).

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14 UNIVERSIDADE Reflexos da Educação Bancária Produção de homens como seres da adaptação, do ajustamento. A falta da consciência crítica leva a menor capacidade de inserção cidadã no mundo, assim como impossibilita sua transformação de objeto para sujeito. Freire, 1992

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16 UNIVERSIDADE Falta de vínculo com a realidade onde está implantada, descomprometida com o espaço geográfico em que está inserida e descontextualizada de um momento histórico concreto. Luckesi, 1992

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18 QUAL PROFESSOR ?

19 RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO Querer bem aos educandos Liberdade e autoridade Respeito à autonomia do educando Humildade e tolerância Alegria e esperança Saber escutar Disponibilidade para o diálogo

20 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO Defesa dos direitos dos educadores Segurança e competência profissional Comprometimento Entendimento da educação enquanto forma de intervenção no mundo Reconhecimento que a educação é ideológica

21 FORMAÇÃO DOCENTE Reflexão crítica sobre a prática Consciência do inacabamento Reconhecimento do ser condicionado Curiosidade Apreensão da realidade Tomada consciente de decisões Pesquisa

22 PRÁTICA PEDAGÓGICA O Projeto Pedagógico dos Cursos de Odontologia deve estar centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002

23 PRÁTICA PEDAGÓGICA O currículo deverá contribuir para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002

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25 A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996 – artigo 66. MESTRADO E DOUTORADO

26 DIRETRIZES CURRICULARES Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

27 DIRETRIZES CURRICULARES Atenção à saúde Atenção à saúde Tomada de decisões Tomada de decisões Comunicação Comunicação Liderança Liderança Administração e gerenciamento Administração e gerenciamento Educação permanente Educação permanente

28 DIRETRIZES CURRICULARES A formação do Cirurgião Dentista deverá contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.

29 DIRETRIZES CURRICULARES O Projeto Pedagógico deverá buscar a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

30 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE ÁREA: ODONTOLOGIA 43 MESTRADO E DOUTORADO 43 MESTRADO E DOUTORADO 30 MESTRADO 30 MESTRADO 5 DOUTORADO 5 DOUTORADO

31 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO 23 Mestrado e/ou Doutorado 5 17 Mestrado + Doutorado 5 17 Mestrado + Doutorado Dissertações de Mestrado 174 Dissertações de Mestrado CAPES, 2003

32 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO FOMENTO FONTEN% CAPES7543,1 FAPESP148,0 CNPQ95,2 Outro10,6 Sem financiamento 7543,1 TOTAL174100,0

33 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO LINHAS DE PESQUISA PESQUISAN% Materiais Odontológicos 7844,8 Estudos clínicos (H) 6135,1 Estudos clínicos (A) 148,0 Saúde Coletiva 2112,1 TOTAL174100,0

34 PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO PALAVRAS-CHAVE SAÚDE = 3 SAÚDE = 3 BUCAL = 2 BUCAL = 2 ENSINO = 0 ENSINO = 0 APRENDIZAGEM = 0 APRENDIZAGEM = 0 POPULAÇÃO = 0 POPULAÇÃO = 0 SUS = 0 SUS = 0

35 QUAL PESQUISA ?

36 PESQUISA Atitude cotidiana que permita estabelecer o questionamento reconstrutivo como propedêutica diária e da vida e habilidade de (re)construir conhecimento próprio para inovar (qualidade formal) e intervir (qualidade política). Demo, 1998

37 PESQUISA Atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade. A pesquisa alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo, vinculando pensamento e ação. Minayo, 1994

38 PESQUISA Organização das buscas e achados através dos tempos, aperfeiçoando-se sempre, e nem sempre vista da mesma forma pelos que a fazem. Matos e Vieira, 2002

39 PESQUISA PROFESSOR: ensinar eficazmente PROFESSOR: ensinar eficazmente ALUNO: aprender significativamente ALUNO: aprender significativamente COMUNIDADE: dispor de produtos do conhecimento COMUNIDADE: dispor de produtos do conhecimento UNIVERSIDADE: mediar a educação. UNIVERSIDADE: mediar a educação.

40 EXTENSÃO... Só se aprende, só se ensina pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da pesquisa. A extensão de serviços empacotados deriva facilmente para o assistencialismo manipulatório e ideologizante.... Só se aprende, só se ensina pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da pesquisa. A extensão de serviços empacotados deriva facilmente para o assistencialismo manipulatório e ideologizante.Severino,1999

41 Não há conhecimento que se faça fora da prática do sujeito com o mundo que o cerca, e a qual é necessário compreender, pela criação de significados e sentidos. Prado Jr


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