A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Residência Farmacêutica Visão Humanista V Riopharma Setembro de 2007 Selma Rodrigues de Castilho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Residência Farmacêutica Visão Humanista V Riopharma Setembro de 2007 Selma Rodrigues de Castilho."— Transcrição da apresentação:

1 Residência Farmacêutica Visão Humanista V Riopharma Setembro de 2007 Selma Rodrigues de Castilho

2 O ensino de farmácia Diretrizes Curriculares Mudanças no paradigma de ensino em farmácia – busca de uma formação mais humanista Oferta de oportunidades para o aprendizado em Farmácia Hospitalar

3 Visão humanista: processo que envolve uma cadeia de necessidades e carências humanas que determinam o comportamento. Essas necessidades começam no nível material, de sobrevivência, e se estendem para um nível mais complexo no terreno psicológico e social. As pessoas devem ser capazes de criar o próprio entusiasmo. Os residentes têm um projeto bem definido, constroem suas próprias esperanças e buscam um meio para atingir suas expectativas. Formação humanista

4 O processo de cuidar em saúde Embora o modelo de assistência vigente ainda centralize a maioria das ações assistenciais nos hospitais e clínicas de especialidades, já sofre mudanças em função de exigir cada vez mais competitividade no mercado, tendo como meta a excelência de qualidade em todos os seus produtos e serviços.

5 A formação do farmacêutico A formação holística proposta para o farmacêutico deve lhe proporcionar conhecimentos e habilidades para uma atuação profissional abrangente dentro do Sistema de Saúde, desde promoção até a reintegração dos indivíduos à sociedade.

6 O processo de cuidar em saúde À medida em que vai se inserindo, efetivamente, na equipe de saúde, o farmacêutico começa a ser valorizado por seu conhecimento especializado, suas habilidades no preparo, dispensação, controle e orientação sobre o uso de medicamentos;

7 No entanto... O ensino de farmácia hospitalar na graduação é ainda escasso e fortemente teórico. A residência disponibiliza tanto conhecimentos teóricos quanto a vivência prática: aspectos gerenciais, farmácia clínica, assistência e atenção farmacêutica

8 O papel da residência O Desafio de Mudar Transformando as Pessoas e a Profissão A atuação farmacêutica integrada à equipe de saúde é indispensável para melhorar o padrão de saúde da população, garantindo-lhe uma assistência segura, efetiva e de qualidade. A residência permite esta vivência no dia a dia.

9 O papel da residência Compartilhar metas e objetivos: construir um novo modelo coletivo de profissão.

10

11 O papel da residência Desenvolver postura e reflexão ética, proporcionando crescimento profissional e pessoal; Ao disponibilizar inter-relação com as diversas equipes de saúde, profissionais, pacientes e familiares, permitir que o farmacêutico descubra seu papel nestas relações.

12 O papel da residência Desenvolver postura e ética, proporcionando crescimento profissional e pessoal; Vivenciar atividades clínicas (acompanhamento das visitas e das prescrições médicas), inserindo-se na equipe multiprofissional; Ao disponibilizar inter-relação com as diversas equipes de saúde, profissionais, pacientes e familiares, permitir que o farmacêutico descubra seu papel nestas relações.

13 Algumas conquistas... -Maior conforto na análise de casos clínicos; - Atuação como integrador da assistência ao usuários; - Integração à equipe multiprofissional no atendimento ao usuário; - Orientação e atenção farmacêutica prestada aos usuários; - Intervenções para a prevenção e correção de problemas envolvendo medicamentos; - Maior participação nas decisões tomadas em sua unidade de trabalho; - Maior autonomia de ação para o trabalho; - Encaminhamento para resolução de problemas na unidade; - Respeito por sua opinião e conhecimento; - Alto nível motivação para o trabalho; - Percepção mais clara do papel da Farmácia Hospitalar.

14 O residente não tem Medo de se arriscar O estudante é generoso... Ele cresce e traz os demais Para junto de si...

15 A cada dia, conseguimos identificar mais uma peça neste quebra-cabeça....

16 Aos poucos, vamos redescobrindo nossa própria imagem...

17

18 Unidades Hospitalares que integram atualmente a residência da UFF Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ Hospital Universitário Antônio Pedro

19 A turma 2007

20 A turma 2006

21 A turma 2005

22 A turma 2004

23 Alguns de nossos preceptores

24 Para se alcançar a meta da humanização, que não se consegue sem o desaparecimento da opressão desumanizante, é imprescindível a superação das situações-limites em que os homens se acham coisificados. Paulo Freire (1996, p.95)

25 Obrigada!!


Carregar ppt "Residência Farmacêutica Visão Humanista V Riopharma Setembro de 2007 Selma Rodrigues de Castilho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google