A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente Prof. Ms Ana Paula Orichio 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente Prof. Ms Ana Paula Orichio 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente Prof. Ms Ana Paula Orichio 2012

2 Os Grandes marcos teóricos da enfermagem psiquiátrica Em 1952 Hildegard Peplau publicou o livro Interpersonal Relations in Nursing, no qual descreveu as habilidades, as atividades e o papel das enfermeiras psiquiátricas, comparando-as a professoras, lideres, substitutas dos pais e mesmo conselheiras. Em seguida publicou novos trabalhos onde definiu ações de enfermagem psiquiátrica como uma especialização com papeis definidos que evoluiu do cuidado físico para um papel de competência clinica, baseado em técnicas interpessoais e no uso do processo de enfermagem. Em 1952 houve a publicação do livro A new treatment method in psychiatry, que encorajava a participação do paciente no ambiente social. Este deveria ser um participante ativo nos seus cuidados. Ainda na década de 50 houve a descoberta e uso dos antipsicoticos e menos restrições ambientais foram necessárias, tais como trancas e camisas-de-força, entretanto os papeis dos profissionais foram expandidos, inclusive das enfermeiras.

3 Os Grandes marcos teóricos da enfermagem psiquiátrica Nos anos 60, nos EUA, o foco a Enfermagem psiquiátrica deixa de ser a doença mental e passa a ser a saúde mental, tanto que a disciplina passa a denominar-se enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Nos anos 70 a especialidade avançou ainda mais e a disciplina passou a chamar-se enfermagem psicossocial, cujo conteúdo era oferecido no curso de enfermagem geral com uma abordagem mais holística e fora dos hospitais psiquiátricos. Nos anos 90 as enfermeiras iniciaram o desafio de integrarem as bases em expansão das neurociências na pratica biopsicossocial holística da enfermagem psiquiátrica. Avanços na compreensão sobre os relacionamentos do cérebro, o comportamento, a emoção e a cognição ofereceram novas oportunidades para a enfermagem psiquiátrica.

4 Elementos do papel da enfermagem psiquiátrica. Competência clinica Defesa do paciente/familia Parâmetros legais e éticos Responsabilidades social Responsabilidade fiscal Colaboracao interdisciplinar

5 Elementos do papel da enfermagem psiquiátrica. Os enfermeiros psiquiátricos nao podem mais se concentrar exclusivamente nos cuidados a beira do leito e nas necessidades imediatas do paciente. Devem obrigatoriamente ampliar o contexto do cuidado que oferecem e a responsabilidade e a compreensao que que tem do cuidado que ofertam. A prática da enfermagem psiquiátrica atual exige uma maior sensibilidade para o ambiente social e para as necessidades de defesa para os pacientes e suas famílias. Deve estar atenta para os dilemas legais e éticos que muitas vezes envolvem os pacientes e familiares, que sofrem preconceitos e discriminações das mais variadas formas.

6 Continum de cuidados Pessoas internadas; Internação parcial; Cuidados residenciais; Domiciliares; e Ambulatoriais.

7 Habilidades de liderança indispensáveis para a enfermagem psiquiátrica Devem ser agentes de mudança; Assumir riscos para empreender mudanças nos ambientes de trabalho; Desenvolver auto-estima pessoal e profissional; Adquirir habilidades políticas; Conscientizar-se acerca da realidade sociocultural de sua cidade, estado e pais.

8 Cuidados competentes Gerenciamento; Cuidados diretos; e Comunicação.

9 Gerenciamento Confeccionar orçamentos; Liderança organizacional; Participar de comitês; Educação da equipe e dos alunos; Supervisão clinica; Planejamento e avaliação dos programas; Atividades de recrutamento e retenção; Formulação de diretrizes para a pratica; Solicitação de verbas. Manejo de risco; Publicações; Delegação de tarefas; Mediação e resolução de conflitos.

10 Comunicação Conferencia sobre casos clínicos; Desenvolvimento de planos de tratamento; Preparo de relatórios; Reuniões da unidade; Reuniões de equipe; Ligação entre diferentes órgãos; Transcrição de prescrições.

11 Cuidado Direto Defesa do paciente; Avaliação da comunidade; Educação da comunidade; Intervenção de crise; Planejamento de alta; Segurança ambiental; Promoção de saúde; Visitas domiciliares; Aconselhamento nutricional; Triagem; Avaliação física; Administração da medicação; Prevenção da recaída; Treinamento das habilidades sociais; Manejo do estresse; Ensino de noções de higiene.

12 Premissas básicas para o bom desempenho profissional Conhecer as Leis, estar bem qualificado profissionalmente, entender o contexto da pratica e ter uma boa iniciativa pessoal sao fatores determinantes para o nível de desempenho de um enfermeiro psiquiátrico.


Carregar ppt "Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente Prof. Ms Ana Paula Orichio 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google