A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade de vida no trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade de vida no trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade de vida no trabalho

2 A qualidade de vida no trabalho resulta num conjunto de ações para o bem-estar físico e mental do trabalhador. Essas ações são compostas por preocupações com a segurança do ambiente fisco, tratamento humano e condições favoráveis de realização de tarefas e metas.

3 Hoje a qualidade de vida nas empresas ganha uma competitividade no mercado de trabalho. Investir em ações que conscientizem e orientem profissionais a contribuírem com o bom clima- organizacional, além de trabalhos voltados para diminuição do nível de estresse.

4 As grandes metrópoles sofrem com os desgastes emocionais e físicos pertinentes as grandes cidades. Exemplos: Trânsito, violência, concorrência, etc. Os profissionais precisam lidar com estes fatores desgastantes, e ainda produzirem e atingirem metas.

5 Hoje o Colaborador trabalha mais do que há 30 anos atrás, acumula mais funções, mais responsabilidades e eleva seu nível de estresse rapidamente. Perceber quando o excesso é prejudicial é imprescindível para evitar transtornos na saúde física e mental.

6 A empresa deve montar um plano de ação, mas o Profissional também tem sua parcela de responsabilidade nesta qualidade de vida no trabalho. Cuidar da sua mente, pensamentos, alimentação, ações como: Pensar positivo; Ser educado; Ser organizado; Ser prevenido; Ser atencioso; Respeitar a saúde; Ter paciência; Cumprir o combinado; Lembrar da família e amigos; Valorizar as mudanças; Abandonar preconceitos; Exercitar-se; Buscar ter um humor positivo; Respeitar-se e respeitar seu próximo; Avaliar-se com realismo; Dormir bem.

7 A empresa deve Colaborar com um ambiente mais convidativo, cuidando de seus profissionais com um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): Benefícios (saúde e alimentação); Ginástica laboral; Ajudar o profissional identificar riscos potenciais à saúde; Encorajar os Colaboradores a modificarem seus estilos de vida através de exercícios e boa alimentação.

8 Vantagens de implantar um programa de QVT (Qualidade de vida no trabalho)
Satisfação no trabalho impulsionando auto-estima; Contribui para reduzir indicadores negativos como absenteísmo, acidentes, doenças do trabalho, licença- saúde e aposentadorias precoces; Fator de exercício a cidadania, reduzindo indicadores negativos como queixas e reclamações de funcionários; Contribui para reduzir indicadores negativos como retrabalhos, danificação de equipamentos, queda de produtividade e qualidade; Valorização do empregador.

9 Etapas para Implantação de Programa de QVT
Definir concepção política de QVT; Pesquisa diagnóstica; Apresentação da pesquisa e debate com especialistas e servidores; Criação de comitê ou grupo de trabalho; Implantação das ações com parcerias intersetorial; Gestão das ações.


Carregar ppt "Qualidade de vida no trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google