A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dirce Stein Backes. Empreendedorismo Empreendedorismo privado – geração de riquezas Empreendedorismo social – Missão social Concebe a riqueza como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dirce Stein Backes. Empreendedorismo Empreendedorismo privado – geração de riquezas Empreendedorismo social – Missão social Concebe a riqueza como."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dirce Stein Backes

2 Empreendedorismo Empreendedorismo privado – geração de riquezas Empreendedorismo social – Missão social Concebe a riqueza como meio para alcançar determinado fim.

3 Empreendedorismo privado Modelo de gestão com mais de 80 anos, originalmente relacionado à atividade intermediária e concretizado por meio de pessoas que ficam entre o fornecedor e o mercado e que facilitam o processo de troca.

4 Associado à lógica da economia Filantropia Caridade empresarial Enfrentamento dos problemas sociais Assistencialismo

5 Empreendedorismo social Processo alternativo dinâmico e estratégico, dotado de mecanismos mutáveis capazes de tornar sustentáveis os produtos, serviços, organizações e, principalmente, a gestão de pessoas. Para tanto, combina a paixão por uma missão social com a imagem de disciplina, inovação e determinação alicerçadas nos valores da cidadania além de assumir uma atitude de inconformismo e crítica face às injustiças sociais existentes.

6 Empreendedorismo social Tendência organizacional e relacional de expandir redes/sistemas/arranjos de compromisso social, como alternativa para abordar questões sociais complexas e aparentemente inatingíveis, quando tratadas isoladamente.

7 Empreendedorismo social Paradigma emergente de um novo modelo de desenvolvimento em redes e parcerias, com foco na dimensão humana, social e sustentável. É o processo de fazer algo novo (criação) ou algo diferente (inovação) com o propósito de agregar valor social.., 2005).

8 Empreendedorismo social Reside na habilidade de criar e protagonizar alguma coisa a partir de praticamente nada e atribui o significado à ação humana, isto é, à postura, ao comportamento ou às atitudes humanas que qualificam e potencializam as possibilidades de atingir resultados esperados e desejados socialmente.

9 Empreendedores sociais São definidos como pessoas que têm: Visão estratégica Habilidades interativas Determinação Inovação Criatividade Ousadia Atitude ética e transparente Responsabilidade social

10 Estratégias empreendedoras Apoio ao desenvolvimento da comunidade local Preservação do meio ambiente Investimento no bem-estar de todos os atores sociais Comunicação transparente Projetos estratégicos de inserção social Sinergia com os parceiros Valores pessoais e profissionais alicerçados na cidadania

11 O empreendedorismo social é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX... esta revolução está dentro da Universidade também. (Timmons) Empreendedorismo social

12 O papel social do enfermeiro Por muito tempo a enfermagem não exerceu ações transformadoras na sociedade, e sim reproduziu de maneira eficiente e eficaz o que era determinado pelas políticas, programas e instituições governamentais. O enfermeiro parece não ter percebido a dimensão da esfera do poder conquistado ao longo do tempo em que se buscava sua visibilidade. Adquiriu competência técnica e descuidou-se de aprimorar a sua competência político-social em prol da sua organização profissional e de seu papel como agente transformador (COSTA et al., 2006, p. 413).

13 Tudo o que tem a ver com o processo de viver humano tem a ver com a prática do enfermeiro. Quer seja no turismo, quer seja na área do lazer, quer seja na área do conforto, na manutenção das necessidades humanas básicas, isto é, na alimentação, nutrição, oxigenação, higiene, quer seja nas atividades psicológicas na escola... em todos os espaços onde há vida humana a enfermagem pode atuar. Quer seja nos bairros, nas escolas, ou seja, onde tem vida humana. Só que muitas vezes o enfermeiro não ousa... (Enfermeiro).

14 A enfermagem tem um campo de atuação muito grande e complexo. O enfermeiro pode atuar num campo mais científico, mais técnico e nas questões mais amplas de consciência. O enfermeiro tem um potencial muito grande, muito amplo. É uma profissão que está sendo valorizada. Mas é o enfermeiro que precisa se valorizar. O enfermeiro precisa aprender a se valorizar. Eu acredito que a enfermagem tem um potencial, tem um campo muito amplo de atuação, no campo político, social, econômico, na educação, na assistência, na humanização (Enfermeira).

15 Existe um mercado muito, muito grande e pouco explorado pelos enfermeiros. A enfermagem tem todo um espaço a ser explorado a qualquer hora. Eu tenho uma experiência de cuidado domiciliar com idosos... Existe um espaço infinito de empreendedorismo para a enfermagem. Por isto nós temos que começar a mostrar aos nossos alunos da graduação que existem outras fronteiras a serem exploradas e não só preparar o aluno para concursos (Enfermeira).

16 A enfermagem tem um olhar, isto é, próprio da enfermagem e todos os que trabalham na saúde coletiva percebem isto... ela tem um olhar amplo. Quem majoritariamente coordena os serviços de saúde são os enfermeiros. Eles têm uma formação específica, um pouco diferente dos médicos, dos dentistas... o próprio vínculo de trabalho faz com que a enfermagem seja mais comprometida com o sistema... Eu vejo a gestão, a participação e o trabalho em equipe como características importantes da profissão (Médico).

17 Questionamentos De que forma a enfermagem, enquanto profissão iminentemente social pode estar se inserindo de forma mais efetiva nas questões políticas e sociais? De que forma a interação pró-ativa dos enfermeiros pode estar contribuindo na promoção e proteção da saúde? De que forma a enfermagem pode estar implementando políticas sociais e de saúde com vistas à transformação social?


Carregar ppt "Prof. Dirce Stein Backes. Empreendedorismo Empreendedorismo privado – geração de riquezas Empreendedorismo social – Missão social Concebe a riqueza como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google