A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes"— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Centro Universitário do Pará Área de Ciências Ambientais, Biológicas e da Saúde Curso de Medicina Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes Endereço eletrônico

2 Habilidades de Informática
“usuários difíceis Crescimento do uso de computadores no ensino da medicina Vantagens: aprendizado auto-dirigido, e individualizado, maior motivação, interatividade (feedback imediato) e o uso da multimídia (imagens, som, voz, vídeos, texto, etc.). Além disso, através da internet e dos CD-ROMs, há uma melhoria do acesso do estudante à informação, que está disponível 24 horas por dia.

3 Habilidades de Informática
Atividade do Laboratório de Informática Aprendizagem Contínua – o indivíduo vai em busca do conhecimento onde quer que ele se encontre e, com os recursos a sua disposição, consegue aprender sem o auxílio de um mestre ou instrutor que lhe ensine diretamente o assunto. Necessidade do Estudo x Paixão pelo Aprendizado

4 Habilidades de Informática
Atividade do Laboratório de Informática Recursos de informática, multimídia e internet são de fundamental importância na criação de condições para a formação no aluno da atitude de “aprender a aprender”. Objetivos Capacitar o aluno a compreender e utilizar a informática primeiramente como ferramenta de auto-aprendizagem durante e após o término de sua formação profissional. Secundariamente, como ferramenta de trabalho para um grande número de tarefas desempenhadas em sua vida profissional e pessoal.

5 Habilidades de Informática
Atividades do Laboratório de Informática - Encontrar na internet fontes de informação disponíveis para ampliar ou aprofundar seus conhecimentos em áreas de seu interesse geral e na medicina em particular (Medicina Baseada em Evidências-MBE) - Dominar suficientemente informática para elaborar textos com tabelas e figuras, elaborar apresentações eletrônicas para conferências, desenvolver, basicamente, cálculos , estatísticas, gráficos e gerenciar dados em planilhas eletrônicas, ter suficiente familiaridade com o sistema Windows para aprender a utilizar programas nessa plataforma, em geral.

6 MBE Formulação de uma clara questão clínica a partir do problema do paciente que precisa ser respondido; busca na literatura por artigos relevantes e por outras fontes de informação; avaliação crítica da evidência (informação trazida por pesquisa original ou por síntese de pesquisas, p. ex. meta-análise); seleção da melhor evidência (...) para a decisão clínica; vinculação da evidência com experiência clínica, conhecimento e prática; implementação dos achados úteis na prática clínica; avaliação da implementação e do desempenho geral do profissional da MBE; ensino a outros médicos como praticar a BEM (Jenicek, 1997)

7 A prática da MBE desenvolve-se portanto em quatro fases:
Ver (definir desenho da situação concreta) Questionar (elaboração das questões) Julgar (Analisando literatura apropriada) Agir (tomada de decisão) Direta, quando o grau de incerteza é baixo Análise de decisão clínica, para situações críticas, ou com grau de incerteza maior

8 Passo 1: Cenário Clínico
Passo 1: Cenário Clínico... Transformando o problema em uma questão clínica... O uso de drogas broncodilatadoras produz melhora clínica importante em crianças com BVA e reduz a necessidade de internação?

9 Passo 2: Buscando a Informação Relevante...
Artigos científicos sobre tratamento de crianças com bronquiolite viral identificados através de ferramentas de busca do Medline Estratégia de busca Número de artigos Busca básica Busca Avançada Bronquiolite e criança Bronquiolite; criança e tratamento 1480 748 Busca Direcionada pela questão clínica Terapia; sensibilidade Terapia; especificidade 364 55

10 Passo 3: Avaliando Criticamente...
Critérios para iniciar a avaliação crítica de um artigo científico INDAGAÇÃO CONCEITO COMENTÁRIOS Quais são os resultados do estudo? Importância Significância clínica - Impacto que os resultados podem produzir quando adicionados ao corpo de conhecimentos que embasam a conduta médica Os resultados do estudo são válidos? Validade interna Qualidade metodológica, ausência de erros sistemáticos Os resultados do estudo são aplicáveis? APLICABILIDADE Capacidade de generalização dos resultados

11

12 Habilidades de Informática
Metodologia Utilização do TelEduc (ambiente virtual de aprendizagem) com exercícios práticos e busca ativa de informações. Orientação e estímulo para a busca de informação necessária à compreensão e utilização das ferramentas de software, objetivando a formação do hábito de busca de conhecimento através da auto-aprendizagem. Apresentação de questões previamente estabelecidas (tutorias) e orientação sobre como proceder diante de situações novas.

13 Habilidades de Informática
Carga Horária e conteúdo Grupos de 25 alunos 2 aulas de 50 min cada, uma vez por semana. Laboratórios disponíveis fora dos horários de aula. Avaliação Formativa: portfólio Somativa: Prova Teórica das Habilidades e Prova Prática (Trabalho Científico – MISC)


Carregar ppt "Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google