A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Capitulo 6: etapas de implementação ou reformulação de um projeto de informática na educação. Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra

2 Neste capítulo, podemos visualizar como elaborar um projeto de informática na educação, bem como atender as diversas fases que um projeto desta natureza percorre.

3 Etapas de Implantação ou Reformulação:
1ª etapa: Diagnóstico Tecnológico da Escola, do Professor e do Aluno; 2ª etapa: Plano de Ação; 3ª etapa: Capacitação dos docentes; 4ª etapa: Conhecimento e pesquisa de softwares; 5ª etapa: Elaboração do projeto pedagógico com o uso da informática na educação; 6ª etapa: Implantação e avaliação do projeto e replanejamento.

4 1ª etapa: Diagnóstico Tecnológico da Escola, do Professor e do Aluno:
Deve ser feito um levantamento em qual estágio se encontram os professores quanto a seus conhecimentos tecnológicos e da atual situação da escola, analisando as seguintes questões: a) De que forma a escola deseja utilizar a informática dentro da sua proposta pedagógica: - Informática como fim em si mesma; - Informática relacionada a softwares baseados em enfoques disciplinares; - Informática em projetos multi, inter e transdisciplinares.

5 b) Qual parcela dos recursos financeiros pode ser disponibilizada do orçamento da escola para:1. Capacitação dos professores: estima- se que 2/3 devem ser investidos; 1. Capacitação dos professores: estima- se que 2/3 devem ser investidos; 2. Ambiente específico para a informática; 3. A quantidade de equipamentos deve ter como referência o nº total de alunos na escola, bem como a média de alunos por sala. A média recomendada é de 2 alunos por computador.

6 Caso a escola opte por trabalhar com computadores interligados em rede, uma impressora é suficiente, pois um dos fatores para manter os alunos motivados é a possibilidade de imprimirem os seus trabalhos. A instalação dos computadores em rede é importante porque é possível compartilhar impressora, interligar todos os computadores à internet, instalar programas a partir de um único computador, gerenciar níveis de acesso às informações, diminuir o custo de aquisição.

7 d) Qual espaço físico pode ser disponibilizado par o ambiente de informática ?
- Num primeiro momento de implantação, o mais adequado é a construção de um ambiente específico para a informática; a medida que se nota maior participação, a escola deve iniciar um processo de expansão e,que sabe, colocar computadores em todas as salas de aula e nos outros laboratórios; - Iluminação; - Temperatura (são recomendados aparelhos de ar condicionado); - Layout para facilitar o gerenciamento das máquinas e o fluxo dos alunos e professores; - Máquinas numeradas (facilita a identificação caso reparos forem necessários).

8 e) A partir de que ano a informática será utilizada?
Muitas escolas têm iniciado a informática com crianças acima de três anos de idade, com a frequência média de uma hora semanal. Quanto antes a criança começar o processo de utilização da informática, melhor será para seu desenvolvimento e relacionamento com o meio. A escola deve encarar o computador como mais uma ferramenta que está a disposição do processo ensino-aprendizagem.

9 f) Como será utilizada a informática em cada uma das séries
f) Como será utilizada a informática em cada uma das séries?Muitas vezes a metodologia usada para uma faixa etária não se enquadra em outras. g) Quais os professores que estarão envolvidos e capacitados? - Definida a proposta pedagógica da escola em relação ao uso da informática, os administradores escolares devem direcionar tal ação. - É importante que a escola possa contar com professores que estejam disponíveis e cientes, de como ocorre o processo, funcionando como líderes e motivadores para que outros professores possam vir atuar nesse ambiente

10 h) Promover um levantamento tecnológico dos alunos:
- Esse levantamento respalda o fechamento do diagnóstico, orientando melhor o que a escola deve buscar como ferramenta tecnológica para suas atividades pedagógicas. - A partir das considerações anteriores, aplique um diagnóstico formal para o levantamento de dados. - Veja um modelo de diagnóstico para a escola, para professores e para alunos.

11 2ª etapa: Plano de Ação: Tendo todos os dados coletados no diagnóstico, elabore um plano de ação, definindo: - Atividades que serão desenvolvidas; - Responsáveis pelo desenvolvimento dessas atividades; - Prazo para o desenvolvimento e os custos envolvidos.

12 Capacitação dos docentes conhecimento e pesquisa de softwares
Prover condições para que os docentes possam ser capacitados. Maiores detalhes cap. 7; Definir os softwares que serão utilizados em sala. Assim, os professores podem conhecer os softwares disponíveis no mercado e verificar se esta adaptado as suas necessidades, conforme a capacitação que os docentes receberam na realização de capacitações.

13 Elaboração do projeto pedagógico com o uso da informática na educação
Após a capacitação deve ser definir uma linha mestra da informática na escola através de reunião. Esta linha pode se ocorrer de três formas:

14 Informática como apoio as disciplinas:
Informática como fim: estudo das ferramentas disponíveis nos programas aplicativos, sem relação com assuntos e temas estudados na escola. Informática como apoio as disciplinas: Banco de dados Sistema operacional outros Editor de texto gráficos Planilha eletrônica Linguagem de programação Enfoque técnico geografia português matemática história Softwares língua portuguesa Softwares geografia Softwares matemática Softwares história Enfoque disciplinar

15 Abordagens interdisciplinares
Informática como apoio dos projetos educacionais: pode ser usado isoladamente para produções especificas de cada disciplina. Pode ser usado os softwares educacionais como fonte de pesquisa, de simulação, tutorial, exercitação e outros. aplicativos Softwares educacionais Prevalece a visão integrada e sistêmica Projetos educacionais Abordagens interdisciplinares

16 A influencia do layout no processo de aprendizagem
Programar um ambiente de acessibilidade aos alunos e professores (bom fluxo). Moveis com capacidade de alcance dos alunos (estabeler conforme nível de ensino, infantil, fundamental e médio). Sem divisórias entre computadores. Acesso a impressora. Sala de porte conforme numero de alunos; de preferência não de grande porte. 1 computador para cada 2 crianças. Estabilizadores ficarem em locais não acessíveis aos pés dos alunos. Se possível ser uma sala multimídia, para outras atividades.


Carregar ppt "Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google