A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artigo: A SOCIOLOGIA (DA SAÚDE) NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves. Centro de Ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artigo: A SOCIOLOGIA (DA SAÚDE) NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves. Centro de Ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Artigo: A SOCIOLOGIA (DA SAÚDE) NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Departamento de Ciências Socias/ MONITORIA

2 Pesquisa Trabalho feito em 2006, pelo Departamento de Ciências Sociais ao Curso de Enfermagem da UFPB; Trabalho feito em 2006, pelo Departamento de Ciências Sociais ao Curso de Enfermagem da UFPB; Importância da disciplina para a formação do profissional de Enfermagem; Importância da disciplina para a formação do profissional de Enfermagem; Integração da monitoria do curso com a pesquisa Integração da monitoria do curso com a pesquisa

3 Objetivo Importância das Ciências Sociais para a formação do profissional de Enfermagem; Importância das Ciências Sociais para a formação do profissional de Enfermagem;

4 Onde tudo começou Século XVIII - auge das ciências naturais, pois eram as únicas ciências que relatavam a verdade inquestionável, ou legítima; Século XVIII - auge das ciências naturais, pois eram as únicas ciências que relatavam a verdade inquestionável, ou legítima; Século XIX – começa a surgir a necessidade de se estudar as transformações sociais, daí surgem as Ciências Humanas; Século XIX – começa a surgir a necessidade de se estudar as transformações sociais, daí surgem as Ciências Humanas;

5 Sociologia Se destaca a partir do século XIX, e tem como principal representante, August Comte, quando recebe sua certidão de nascimento, pois este estudioso; Se destaca a partir do século XIX, e tem como principal representante, August Comte, quando recebe sua certidão de nascimento, pois este estudioso; Comte, tenta aplicar os princípios teóricos e metodológicos das Ciências Naturais às Ciências Humanas – Sociologia; Comte, tenta aplicar os princípios teóricos e metodológicos das Ciências Naturais às Ciências Humanas – Sociologia; Comte – Sociologia é a rainha das ciências. Comte – Sociologia é a rainha das ciências.

6 Mudanças Rapidamente, a Sociologia que surge como uma ciência geral, perde valor, pois as ciências naturais são incontestáveis; Rapidamente, a Sociologia que surge como uma ciência geral, perde valor, pois as ciências naturais são incontestáveis; Ciências Naturais – objetividade Ciências Naturais – objetividade Ciências Humanas – Subjetividade. Ciências Humanas – Subjetividade.

7 Ciências Naturais Especialização das ciências; Especialização das ciências; Reducionismo prejudicial a realidade; Reducionismo prejudicial a realidade; Divisão do corpo em várias especialidades; Divisão do corpo em várias especialidades; Não dá a importância as ciências humanas; Não dá a importância as ciências humanas;

8 Ciências Sociais Ocupa lugar, ainda, periférico para os profissionais de saúde; Ocupa lugar, ainda, periférico para os profissionais de saúde; Os Alunos acham a disciplina interessante, mas não vêem a importância dela para a vida profissional; Os Alunos acham a disciplina interessante, mas não vêem a importância dela para a vida profissional; Provocam a interdisciplinaridade entre as ciências; Provocam a interdisciplinaridade entre as ciências; Estuda a realidade, suas transformações e ética entre os profissionais. Estuda a realidade, suas transformações e ética entre os profissionais.

9 Medicina Social Século XIX; Século XIX; Surgiu com a necessidade de compreender os fatores sociais, econômicos e sociais do desencadeamento das doenças; Surgiu com a necessidade de compreender os fatores sociais, econômicos e sociais do desencadeamento das doenças; Será mais presente na segunda metade do século XX, com o questionamento do modelo biomédico. Será mais presente na segunda metade do século XX, com o questionamento do modelo biomédico.

10 Brasil Aparecimento dos estudos sociológicos no Brasil, para com as ciências médicas, ampliando a compreensão do processo saúde-doença; Aparecimento dos estudos sociológicos no Brasil, para com as ciências médicas, ampliando a compreensão do processo saúde-doença; Capacitação do profissional de saúde; Capacitação do profissional de saúde;

11 Médicos e outros Profissionais de Saúde – mudança de paradigmas Paciente como ser passivo; Paciente como ser passivo; Corpo doente – tratamento em retalhos, especificado; Corpo doente – tratamento em retalhos, especificado; Medicina Alternativa – Homeopatia; Medicina Alternativa – Homeopatia; Interdisciplinaridade – políticas de saúde; Interdisciplinaridade – políticas de saúde;

12 DCN – Diretrizes Circulares Nacionais Os cursos de Enfermagem incluíram em suas grades curriculares a Sociologia e a Homeopatia, como ciências que contribuem de maneira humanista nos procedimentos e tratamentos com os pacientes; Os cursos de Enfermagem incluíram em suas grades curriculares a Sociologia e a Homeopatia, como ciências que contribuem de maneira humanista nos procedimentos e tratamentos com os pacientes;

13 DCN – Diretrizes Circulares Nacionais Resolução CNE/CES nº03/2001, artigo 5º - o profissional deverá atuar compreendendo a natureza humana e suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas, estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social suas transformações e expressões. Resolução CNE/CES nº03/2001, artigo 5º - o profissional deverá atuar compreendendo a natureza humana e suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas, estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social suas transformações e expressões.

14 Enfermagem - UFPB A Sociologia é importante para os alunos, no que tange a vida profissional, porque os ajuda a enxergar os fatos em uma visão macro dos fatos sociais, da realidade dos pacientes, de maneira digna e eficiente, ou seja, através da saúde coletiva. A Sociologia é importante para os alunos, no que tange a vida profissional, porque os ajuda a enxergar os fatos em uma visão macro dos fatos sociais, da realidade dos pacientes, de maneira digna e eficiente, ou seja, através da saúde coletiva.

15 SUS – Sistema Único de Saúde Implantou o modelo de saúde coletiva; Implantou o modelo de saúde coletiva; Prevenção e promoção da saúde; Prevenção e promoção da saúde; Profissionais centrados na humanização – o paciente não é máquina e sim um ser pensante. Profissionais centrados na humanização – o paciente não é máquina e sim um ser pensante. Contribuição com os fatores externos para o estabelecimento da boa saúde. Contribuição com os fatores externos para o estabelecimento da boa saúde.

16 Metodologia da Pesquisa Entrevistas semi-diretivas; Entrevistas semi-diretivas; Questionários abertos; Questionários abertos; Pesquisas bibliográficas; Pesquisas bibliográficas; Análise dos Dados. Análise dos Dados.

17 Resultados Ainda não tem resultados concretos; Ainda não tem resultados concretos; A importância da Sociologia para a Enfermagem; A importância da Sociologia para a Enfermagem; Programa saúde da família; Programa saúde da família; SUS – conceito ampliado de saúde; SUS – conceito ampliado de saúde; O enfermeiro como profissional independente –não submisso ao médico. O enfermeiro como profissional independente –não submisso ao médico.

18 Conclusão Há o reducionismo profissional da área médica, mas já é perceptível mudanças, devido a inserção das Ciências Sociais neste processo. Há o reducionismo profissional da área médica, mas já é perceptível mudanças, devido a inserção das Ciências Sociais neste processo.


Carregar ppt "Artigo: A SOCIOLOGIA (DA SAÚDE) NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves. Centro de Ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google