A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CNT PCN+ ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CNT PCN+ ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC."— Transcrição da apresentação:

1 CNT PCN+ ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Prof a. Ms. Nicole Glock Maceno

2 Questionamentos: Quais têm sido as compreensões e significados do ensino médio nas escolas de Educação Básica? De que forma o professor pode contribuir na superação de visões estreitas sobre o ensino médio?

3 (...) o ensino médio tem se caracterizado por uma ênfase na estrita divisão disciplinar do aprendizado. Seus objetivos educacionais se expressavam e, usualmente, ainda se expressam em termos de listas de tópicos que a escola média deveria tratar, a partir da premissa de que o domínio de cada disciplina era requisito necessário e suficiente para o prosseguimento dos estudos. Dessa forma, parecia aceitável que só em etapa superior tais conhecimentos disciplinares adquirissem, de fato, amplitude cultural ou sentido prático. Por isso, essa natureza estritamente propedêutica não era contestada ou questionada, mas hoje é inaceitável (PCN+, p.8).

4 O novo ensino médio, nos termos da lei, de sua regulamentação e de seu encaminhamento, deixa de ser, portanto, simplesmente preparatório para o ensino superior ou estritamente profissionalizante, para assumir necessariamente a responsabilidade de completar a educação básica. Em qualquer de suas modalidades, isso significa preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente, em eventual prosseguimento dos estudos ou diretamente no mundo do trabalho (PCN+, p.8).

5 A intenção de completar a formação geral do estudante nessa fase implica, entretanto, uma ação articulada, no interior de cada área e no conjunto das áreas. Essa ação articulada não é compatível com um trabalho solitário, definido independentemente no interior de cada disciplina, como acontecia no antigo ensino de segundo grau – no qual se pressupunha outra etapa formativa na qual os saberes se interligariam e, eventualmente, ganhariam sentido (PCN+, p.9).

6 Objetivos educacionais destacados nos PCN+: comunicar-se e argumentar; defrontar-se com problemas, compreendê-los e enfrentá-los; participar de um convívio social que lhes dê oportunidades de se realizarem como cidadãos; fazer escolhas e proposições; tomar gosto pelo conhecimento, aprender a aprender.

7

8 Temas estruturadores do ensino de Química 1. Reconhecimento e caracterização das transformações químicas 2. Primeiros modelos de constituição da matéria 3. Energia e transformação química 4. Aspectos dinâmicos das transformações químicas 5. Química e atmosfera 6. Química e hidrosfera 7. Química e litosfera 8. Química e biosfera 9. Modelos quânticos e propriedades químicas

9 1)Nos PCN+, é afirmado que nem sempre as informações sobre materiais e recursos pedagógicos chegam à escola a tempo ou são suficientemente difundidas. O que o professor poderia fazer para superar as limitações dos laboratórios de química nas escolas? 2)Usando como referência bibliográfica os PCN+ (2002), explique o que vem a ser a Interdisciplinaridade e a Contextualização? Questionamentos

10 Atividade Defina o tema estruturador do plano de aula, leia as unidades temáticas dos PCN+ e escolha um tema/unidade para o trabalho final da disciplina LEQ 1001.


Carregar ppt "CNT PCN+ ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google