A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
LEI Nº , de 14/04/2004

2 Características do SINAES
a avaliação institucional como centro do processo avaliativo a integração de diversos instrumentos com base em uma concepção global; respeito à identidade e à diversidade institucionais. * Tais características possibilitam levar em conta a realidade e a missão de cada IES, ressalvando o que há de comum e universal na educação superior e as especificidades das áreas do conhecimento.

3 SINAES abrange todas as instituições de educação superior;
efetiva-se em processo permanente; sua finalidade é ser construtiva e formativa; por ser permanente e envolver toda a comunidade, cria e desenvolve a cultura de avaliação nas IES e no sistema de educação superior; os agentes da comunidade acadêmica de educação superior ao participarem do processo como sujeitos da avaliação, comprometem-se com as transformações e mudanças no patamar de qualidade

4 Dimensões da Avaliação Institucional
Avaliação das instituições de educação superior; Avaliação dos cursos de graduação (ACG); Avaliação do desempenho acadêmico (ENADE). SINAES ACG AVALIES ENADE

5 Avaliação Institucional
É integrado por: Auto-avaliação – etapa preliminar - coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES.

6 CPA - Comissão Própria de Avaliação
CONSTITUIÇÃO • Resolução CONSEDI nº • Resolução CONSEDI nº Recomposição; • Participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil.

7 Quem avalia é a Faculdade.
Auto-avaliação Quem avalia é a Faculdade. São os diferentes setores nos diferentes espaços institucionais e da comunidade se auto-avaliando. Cabe a CPA o incentivo, a sistematização das idéias, das opiniões e das sugestões.

8 Projeto de Auto-avaliação Institucional
reflexiva crítica participativa qualitativa cada unidade poderá considerar a necessidade de levantamento de dados quantitativos

9 Memorial Descritivo Reflexivo dos Departamentos/Coordenadorias
Reflexão histórica da presença do departamento na Constituição da UNINGÁ; Reflexão do momento atual vivido pelo departamento/coorenação; Supõe a análise do “lugar do departamento” no contexto da UNINGÁ em particular.

10 Considerações A criação de cursos:
Graduação; Pós-graduação; O núcleo central de docentes que permite “caracterizar” cada curso. A Alocação de trabalho de docentes em outros departamentos. A condição de trabalho dos docentes. Capacitação pedagógica.

11 Análise do Ensino Tendo em vista: Espaço Físico: Formação continuada;
Laboratórios; Salas de aula; Biblioteca; Outras. Formação continuada; Carga de trabalho: Cumprimento dos créditos; Outras especificas do Departamento.

12 Análise do Ensino “A perspectiva que deve dar o pano de fundo é a concepção da(s) área(s) de conhecimento que identifica o departamento.”

13 Análise da Pesquisa Reflexão Histórica dos caminhos da pesquisa no departamento; O significado da sua produção para a qualificação da área do conhecimento específico; Importância da produção para a UNINGÁ considerando a finalidade dos cursos; Importância de produção para o contexto em que se insere, e para o contexto mais amplo da comunidade científica em que se inserem os grupos de pesquisa do departamento; Qualificação da graduação em relação as pesquisas de pós- graduação e programas de Iniciação Científica.

14 Análise da Pesquisa Descrição e análise da pesquisa atual:
Condições Objetivas; Programas e respectivos projetos; Perspectivas futuras; Programas de Iniciação Científica.

15 Análise da Extensão Reflexão histórica do significado da extensão praticada pelo departamento: Importância para os grupos sociais atingidos; Importância para o desenvolvimento e qualificação dos docentes do departamento; Importância para o ensino nos cursos do departamento e para outros cursos onde o departamento atua.

16 Análise da Extensão Descrição e análise da extensão atual:
Condições Objetivas; Programas e respectivos projetos; Receptividade /retorno dos grupos sociais participantes; Perspectivas futuras; Envolvimento de Estudantes com a extensão.

17 Infra-estrutura Caracterização do existente; Considerações:
Verificação de fragilidades; Verificação das potencialidades. Considerações: Secretaria do Departamento; Acessibilidade; Laboratórios acessíveis aos alunos; Laboratórios acessíveis para prestação de serviços aos alunos; Equipamentos; Demais áreas; Análise da Filantropia realizada pelo Departamento e contextualizada no âmbito da Instituição (histórica e atual)

18 Estudantes “Ouvir e analisar a percepção dos alunos diretamente envolvidos com o departamento.”

19 MISSÃO DA FACULDADE INGÁ:
“NA PERSPECTIVA DO PRESENTE, PROJETAMOS O FUTURO COMPROMETIDOS COM A SAÚDE/EDUCAÇÃO, ARTICULADOS COM A RAZÃO E AÇÃO DO HOMEM SOCIAL.”

20 Egressos Política de acompanhamento dos egressos Empreendedorismo;
Análise do aproveitamento dos profissionais; Satisfação das instituições empregadoras.

21 MEMBROS DA CPA: Ney Stival – Diretoria
Gervásio C. dos Santos – Administrativo Gisele C. Gomes – Administrativo Gisele L. Bertolini – Docente Cezar Pereira – Docente Adriana C. de Araujo Honório – Discente Guilherme L. Poncetti – Discente Elza P. dos Santos - Sociedade

22 Conclusão O que se pretende é essencialmente uma análise crítica que avalie o departamento em suas características e condições para servir de base ao planejamento do departamento. Dados quantificados podem aparecer no memorial sempre que necessários e adequados segundo o entendimento do próprio departamento.


Carregar ppt "SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google