A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº 10.861, de 14/04/2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº 10.861, de 14/04/2004."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004

2 SINAES Características do SINAES a avaliação institucional como centro do processo avaliativo a integração de diversos instrumentos com base em uma concepção global; respeito à identidade e à diversidade institucionais. * Tais características possibilitam levar em conta a realidade e a missão de cada IES, ressalvando o que há de comum e universal na educação superior e as especificidades das áreas do conhecimento.

3 SINAES abrange todas as instituições de educação superior; efetiva-se em processo permanente; sua finalidade é ser construtiva e formativa; por ser permanente e envolver toda a comunidade, cria e desenvolve a cultura de avaliação nas IES e no sistema de educação superior; os agentes da comunidade acadêmica de educação superior ao participarem do processo como sujeitos da avaliação, comprometem-se com as transformações e mudanças no patamar de qualidade

4 SINAES Dimensões da Avaliação Institucional Avaliação das instituições de educação superior; Avaliação dos cursos de graduação (ACG); Avaliação do desempenho acadêmico (ENADE). SINAES ENADEAVALIESACG

5 SINAES Avaliação Institucional É integrado por: –Auto-avaliação – etapa preliminar - coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). –Avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES.

6 SINAES CPA - Comissão Própria de Avaliação CONSTITUIÇÃO Resolução CONSEDI nº Resolução CONSEDI nº Recomposição; Participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil.

7 SINAES Auto-avaliação Quem avalia é a Faculdade. São os diferentes setores nos diferentes espaços institucionais e da comunidade se auto-avaliando. Cabe a CPA o incentivo, a sistematização das idéias, das opiniões e das sugestões.

8 SINAES Projeto de Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação reflexiva crítica participativa qualitativa cada unidade poderá considerar a necessidade de levantamento de dados quantitativos

9 SINAES Memorial Descritivo Reflexivo dos Departamentos/Coordenadorias Reflexão histórica da presença do departamento na Constituição da UNINGÁ; Reflexão do momento atual vivido pelo departamento/coorenação; Supõe a análise do lugar do departamento no contexto da UNINGÁ em particular.

10 SINAES Considerações A criação de cursos: –Graduação; –Pós-graduação; O núcleo central de docentes que permite caracterizar cada curso. A Alocação de trabalho de docentes em outros departamentos. A condição de trabalho dos docentes. Capacitação pedagógica.

11 SINAES Análise do Ensino Tendo em vista: –Espaço Físico: Laboratórios; Salas de aula; Biblioteca; Outras. –Formação continuada; –Carga de trabalho: Cumprimento dos créditos; Outras especificas do Departamento.

12 SINAES A perspectiva que deve dar o pano de fundo é a concepção da(s) área(s) de conhecimento que identifica o departamento. Análise do Ensino

13 SINAES Análise da Pesquisa Reflexão Histórica dos caminhos da pesquisa no departamento; O significado da sua produção para a qualificação da área do conhecimento específico; Importância da produção para a UNINGÁ considerando a finalidade dos cursos; Importância de produção para o contexto em que se insere, e para o contexto mais amplo da comunidade científica em que se inserem os grupos de pesquisa do departamento; Qualificação da graduação em relação as pesquisas de pós- graduação e programas de Iniciação Científica.

14 SINAES Análise da Pesquisa Descrição e análise da pesquisa atual: –Condições Objetivas; –Programas e respectivos projetos; –Perspectivas futuras; –Programas de Iniciação Científica.

15 SINAES Análise da Extensão Reflexão histórica do significado da extensão praticada pelo departamento: –Importância para os grupos sociais atingidos; –Importância para o desenvolvimento e qualificação dos docentes do departamento; –Importância para o ensino nos cursos do departamento e para outros cursos onde o departamento atua.

16 SINAES Análise da Extensão Descrição e análise da extensão atual: –Condições Objetivas; –Programas e respectivos projetos; –Receptividade /retorno dos grupos sociais participantes; –Perspectivas futuras; –Envolvimento de Estudantes com a extensão.

17 SINAES Infra-estrutura Caracterização do existente; –Verificação de fragilidades; –Verificação das potencialidades. Considerações: –Secretaria do Departamento; –Acessibilidade; –Laboratórios acessíveis aos alunos; –Laboratórios acessíveis para prestação de serviços aos alunos; –Equipamentos; –Demais áreas; –Análise da Filantropia realizada pelo Departamento e contextualizada no âmbito da Instituição (histórica e atual)

18 SINAES Estudantes Ouvir e analisar a percepção dos alunos diretamente envolvidos com o departamento.

19 SINAES MISSÃO DA FACULDADE INGÁ: NA PERSPECTIVA DO PRESENTE, PROJETAMOS O FUTURO COMPROMETIDOS COM A SAÚDE/EDUCAÇÃO, ARTICULADOS COM A RAZÃO E AÇÃO DO HOMEM SOCIAL.

20 SINAES Egressos Política de acompanhamento dos egressos –Empreendedorismo; –Análise do aproveitamento dos profissionais; –Satisfação das instituições empregadoras.

21 SINAES MEMBROS DA CPA: Ney Stival – Diretoria Gervásio C. dos Santos – Administrativo Gisele C. Gomes – Administrativo Gisele L. Bertolini – Docente Cezar Pereira – Docente Adriana C. de Araujo Honório – Discente Guilherme L. Poncetti – Discente Elza P. dos Santos - Sociedade

22 SINAES Conclusão O que se pretende é essencialmente uma análise crítica que avalie o departamento em suas características e condições para servir de base ao planejamento do departamento. Dados quantificados podem aparecer no memorial sempre que necessários e adequados segundo o entendimento do próprio departamento.


Carregar ppt "SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº 10.861, de 14/04/2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google