A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a globalização e o comércio internacional.

2 Os países integrantes são:
Em 1957 Os seis países da CECA formam a Comunidade Económica Europeia que mais tarde tornou-se na Comunidade Europeia e actual União Europeia. Em 1973, a Dinamarca, Irlanda e Reino Unido, juntam-se aos 6. Em 1981, a Grécia junta-se. Em 1986, a Espanha e Portugal juntam-se. Em 1990, a Alemanha de Leste é anexada pela Alemanha (ocidental) na Reunificação alemã, o que aumenta a união em área e população, mas não em número de estados membros.

3 Em 1995, a Áustria, a Finlândia e Suécia juntam-se aos 12.
Em 2004, o Chipre, a Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa aderem à União Europeia, aumentando o número de estados para 25. Em 2007 aumentou para 27 estados com a adesão da Bulgária e da Roménia. Estados-Membros da União Europeia: Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Irlanda, Portugal, Espanha, Grécia, França, Alemanha, Itália, Áustria, Finlândia, Grã-Bretanha, Dinamarca, Suécia, Malta, Chipre, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Polónia, Letónia, Lituânia, Estónia, Bulgária e Roménia

4 Também a implantação da moeda única.
O EURO Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adoptou uma única moeda. A partir de Janeiro de 2002, os países membros (excepção da Grã-Bretanha) adoptaram o euro para livre circulação na chamada zona do euro, que envolve 16 países.

5 Objectivos da União Europeia
Promover a unidade política e económica da Europa; Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; Reduzir as desigualdades sociais e económicas entre as regiões; Fomentar o desenvolvimento económico dos países em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

6 O Tratado de Maastricht
O Tratado de Maastricht, também conhecido como Tratado da União Europeia (TUE) foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992 na cidade holandesa de Maastricht. O Tratado de Maastricht foi um marco significativo no processo de unificação europeia, fixando que à integração económica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O seu resultado mais evidente foi a substituição da denominação Comunidade Europeia pelo termo actual União Europeia.

7 Pilares estabelecidos pelo tratado
A estrutura do tratado da União é composta por 3 pilares: 1º pilar: Trata de assuntos relacionados com a agricultura, ambiente, saúde, educação, energia, investigação e desenvolvimento. A legislação neste pilar é adoptada conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pelo Conselhos Conselho delibera por maioria simples, por maioria qualificada ou por unanimidade. Em assuntos tais como fiscalidade, a indústria, fundos regionais, investigação exigem deliberação por unanimidade. 2ºpilar: Trata de assuntos de politica externa e segurança comum. 3ºpilar: Trata de assuntos de cooperação policial e judiciária em matéria penal. No 2º e 3º pilares compete ao Conselho deliberar por unanimidade em matérias de maior relevância. Na maior parte dos assuntos é suficiente a maioria qualificada e em matérias de menor relevância é apenas a maioria simples.

8 Direitos e privilégios
o direito da liberdade de movimento e residência em qualquer país membro da União e o direito de pleitear postos de trabalho em qualquer esfera (incluindo serviço civil à excepção de posições delicadas como a Defesa) . o direito de voto e o direito de se candidatar às eleições locais (municipais) e europeias em qualquer Estado-membro sob as mesmas condições que os nacionais do Estado em que reside . o direito de protecção pelas autoridade diplomático-consulares de outro Estado-membro em um país extra comunitário, no caso de não haver representação diplomático-consular do Estado do qual o cidadão é nacional . Os Estados-membros também emitem passaportes com um mesmo desenho estético, de cor "borbô" (vinho) com o nome do Estado-membro, símbolo nacional e o título "União Europeia" em suas línguas oficiais. [editar] Referências

9 Acordo de Schengen O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. São 24 nações da União Europeia (Bulgária, Roménia e Chipre aguardam a implementação) e mais outros quatro países europeus membros da EFTA (Islândia, Noruega e Suíça; Liechtenstein aguarda implementação).

10 O Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa (também denominado Tratado Reformador) é o acordo ratificado pelo Conselho da União Europeia em Lisboa, a 19 de Outubro de 2007, e que substitui a Constituição europeia de 2004. O tratado confere à União Europeia personalidade jurídica própria para assinar acordos internacionais de nível comunitário. O termo «Comunidade» será substituído por «União», nomeia o Alto Representante para a Política Exterior e de Segurança Comum da União Europeia e estabelece a aplicação formal da dupla maioria a partir de 2014.

11 Principais mensagem incutidas no Tratado
uma modifica o tratado da União Europeia (ou tratado da UE - originalmente, tratado de Maastricht); outra modifica o tratado que institui a Comunidade Europeia (ou tratado da CE - originalmente, tratado de Roma de 1957).

12 Este trabalho foi realizado por: Marta Matias


Carregar ppt "O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google