A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Países Europeus e as suas Capitais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Países Europeus e as suas Capitais"— Transcrição da apresentação:

1 Países Europeus e as suas Capitais
O território europeu é dividido por 48 países. Portugal é o 20º maior país e o 17º mais populoso da Europa. A Rússia é o maior país do mundo e o 6º mais populoso.

2 Os “micro – Estados” europeus

3 Os “cinco mais” da Europa
Países totalmente europeus com mais população

4 As últimas alterações de fronteiras na Europa
Portugal é um dos países europeus mais antigos. A fronteira com Espanha registou poucas alterações ao longo do tempo. O mesmo não se poderá dizer de outros países cujas fronteiras se alteraram na última década do século XX. Estas alterações foram motivadas por transformações políticas, económicas e sociais, mas também por conflitos étnicos que conduziram, em alguns casos a situações de guerra, como na ex- Jugoslávia.

5 Os Espaços Geográficos da Europa
Ainda se utilizam outras designações geográficas pelas quais são conhecidos grupos de países: Países bálticos, banhados pelo mar Báltico, como a Estónia, Letónia e Lituânia; Países mediterrânicos, banhados pelo mar Mediterrâneo, como a Grécia e Itália; Países alpinos, localizados em torno dos Alpes, como a Suiça e o Liechtenstein.

6 Os fundadores da U.E. Jean Monnet ( ) Robert Schuman ( ) -Inspiradores da famosa «declaração Schuman» de 9 de Maio de 1950, que conduziu à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, considerada o antecedente da União Europeia. "Não coligamos Estados, unimos homens"

7 A União Europeia A União Europeia (EU) é uma comunidade da qual Portugal e outros países europeus fazem parte. Quando foi fundada em 1957, com o objectivo de garantir a paz e o desenvolvimento económico, de uma Europa devastada pela II Guerra Mundial, chamava-se Comunidade Económica Europeia (CEE) e contava apenas com seis países: a Bélgica, a Holanda, o Luxemburgo, a França, a Itália e a República Federal Alemã. Posteriormente, aderiram a esta comunidade: em 1973, o Reino Unido, a Irlanda e a Dinamarca; em 1981, a Grécia; em 1986, a Espanha e Portugal; em 1995, a Áustria, a Suécia e a Finlândia. em 2004, a Polónia, Hungria, Rep. Checa, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Chipre e Malta; em 2007, a Bulgária e a Roménia;

8 Os países da União Europeia

9 Os objectivos da União Europeia
A comunidade inicial de seis países – a Europa dos Seis – transformou-se, assim, numa comunidade mais alargada – a Europa dos Quinze. Porém, antes do último alargamento, o território e a população da União Europeia aumentaram com a reunificação da Alemanha, em 1990. Em 1992, a CEE passou a chamar-se União Europeia, pois, com a assinatura do Tratado de Maastricht, os objectivos da comunidade, para além da cooperação económica, começaram a abranger aspectos políticos, sociais e culturais.

10 Pilares do tratado Maastricht
Trata de assuntos relacionados com a agricultura, ambiente, saúde, educação, energia, investigação, desenvolvimento, fiscalidade, a indústria, fundos regionais…; 2ºpilar: Trata de assuntos de politica externa e segurança comum. (PESC) 3ºpilar: Trata de assuntos de cooperação policial e judiciária em matéria penal.

11 Cidadania Europeia Apenas é necessário ter nacionalidade de qualquer país da U.E. Concede alguns direitos: o direito da liberdade de movimento e residência em qualquer país membro da União e obter um posto de trabalho; o direito de voto e o direito de se candidatar às eleições locais (municipais) e europeias em qualquer Estado-membro ; o direito de protecção pelas autoridade diplomático-consulares de outro Estado-membro em um país extracomunitário;

12 O acordo de Schengen O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. Foi assinado 24 nações da União Europeia e mais outros quatro países europeus membros da EFTA (Islândia, Noruega e Suíça; Liechtenstein). Porém, é necessário ser portador de um documento legal como, por exemplo, o Bilhete de Identidade.

13 “Carta dos Direitos Fundamentais”
Tratado de Lisboa Assinado a 13 de Dezembro de 2007, no Mosteiro dos Jerónimos; O tratado contém duas cláusulas essenciais: uma modifica o tratado da União Europeia (ou tratado da UE - originalmente, tratado de Maastricht); outra modifica o tratado que institui a Comunidade Europeia (ou tratado da CE - originalmente, tratado de Roma de 1957); “Carta dos Direitos Fundamentais”

14 .... Aspectos práticos da União Europeia
Se quiseres viajar dentro da União Europeia, não precisas de apresentar passaporte. Um português que resida, por exemplo em França, pode votar e ser eleito para os órgãos do poder local. Muitas obras públicas construídas em Portugal têm sido financiadas, em parte, por fundos comunitários. Se viajares para outro país da União Europeia que já tenha adoptado o euro não precisas de trocar o dinheiro, nem te habituares a outra moeda.

15 As instituições da União Europeia
Juridicamente, são cinco as instituições da União Europeia: o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia, a Comissão, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas. Para além destas instituições há ainda a considerar o Conselho Europeu, o Banco Central Europeu, o Banco Europeu de Investimento e o Provedor de Justiça Europeu.

16 O futuro alargamento da União Europeia
O processo de integração europeia tem registado, nos últimos anos, uma forte aceleração, sendo o alargamento a alguns Países da Europa Central e Oriental (PECO) – Estónia, Hungria, Polónia, República Checa, Eslovénia, Bulgária, Letónia, Lituânia, Eslováquia e Roménia, e, também, Chipre, Malta – um objectivo histórico para a União Europeia.

17 Consequências do alargamento da União Europeia
Dos mais recentes países candidatos, nem todos aderiram ao mesmo tempo, uma vez que têm de satisfazer determinados critérios (políticos, económicos....) para poderem integrar este espaço comum. Assim, no Conselho Europeu realizado em Copenhaga, em Dezembro de 2002, ficou decidido que apenas 10 países, iriam integrar a União Europeia, na fase de alargamento, que se concretizou em 2004: Estónia, Hungria, Polónia, República Checa, Eslovénia, Letónia, Lituânia, Eslováquia, Chipre e Malta. Em 2007, Bulgária, Roménia aderiram e estão em fase de candidatura a Turquia, Macedónia e Croácia. A extensão da União Europeia a novos Estados – membros irá certamente: conferir um novo impulso ao desenvolvimento; incentivar as trocas comerciais; dinamizar a actividade económica; aumentar a influência da União Europeia a nível internacional.


Carregar ppt "Países Europeus e as suas Capitais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google