A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imagem: www.ciejdelors.pt A União Europeia Imagem: www.ciejdelors.pt Elaborado por: Marlene Maciel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imagem: www.ciejdelors.pt A União Europeia Imagem: www.ciejdelors.pt Elaborado por: Marlene Maciel."— Transcrição da apresentação:

1 Imagem: www.ciejdelors.pt
A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel

2 A construção Europeia De onde vem o nome Europa?
Imagem:

3 Como nasceu a União Europeia?
As raízes históricas da União Europeia residem na Segunda Guerra Mundial. A ideia de integração europeia surgiu para impedir que a morte e a destruição pudessem voltar a ser realidade. Imagem:

4 Como nasceu a União Europeia?
A ideia de criar uma união permanente dos estados europeus, foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman, que, a 9 de Maio de 1950, tornou pública a intenção de criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), da qual faziam parte a França, Republica Federal Alemã, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Itália. Assim, em 1951, surgiu a CECA com a assinatura do Tratado de Paris Imagem:

5 Assim surgiu a 1ª Comunidade
Em 1957 são criadas duas novas comunidades: A Comunidade Europeia de Energia Atómica (EURATOM) e a Comunidade Económica Europeia (CEE) Assim, assinaram o Tratado de Roma alargando o acordo e passando a existir três comunidades: a CECA, a CEEA e a CEE

6 Os Fundadores Bélgica Holanda RFA França Luxemburgo Itália

7 O 1º Alargamento Irlanda Dinamarca Reino Unido

8 O 2º Alargamento Grécia

9 O 3º Alargamento Espanha Portugal

10 O Acto Único O Acto único Europeu constituiu um marco essencial no caminho para a União Europeia, porque permitiu à Comunidade realizar um grande mercado sem fronteiras internas e reforçar a cooperação no domínio das políticas do ambiente, investigação e tecnologia.

11 Reunificação da Alemanha
O 4º Alargamento Reunificação da Alemanha

12 Novos objectivos são estabelecidos:
Um novo nome para a CEE Em 1993 é assinado o Tratado de Maastricht, em que se alterou a designação de Comunidade Económica Europeia para União Europeia. Novos objectivos são estabelecidos: Melhorar a Educação; Melhorar a Saúde; Criar uma Moeda Única. Imagem:

13 O 5º Alargamento Suécia Finlândia Áustria

14 Tratado de Amesterdão - 1997
Novos Tratados Tratado de Amesterdão Inclui importantes avanços a nível da Política Externa, da Política Comum e da cooperação a nível da Justiça e dos Assuntos Internos. Tratado de Nice Imagem: Introduziu alterações nos Tratados da União Europeia de modo a permitir um correcto funcionamento da União com os futuros alargamentos (Europa dos 25)

15 Símbolos da UE A bandeira
Com 12 estrelas douradas, num fundo azul, representa a União dos povos da Europa. Imagem: O Dia da Europa A 9 de Maio de 1950 foi anunciada a criação da 1ª Comunidade Europeia -todos os anos se comemora este acontecimento. Imagem: Uma Moeda Euro, moeda adoptada pela maioria dos países da UE. Imagem:

16 Imagem: www.ciejdelors.pt
O Euro No dia 1 de Janeiro de 2002 entrou em circulação o Euro, que veio substituir as moedas nacionais de cada país. Países aderentes Portugal Bélgica Espanha Holanda França Áustria Itália Finlândia Irlanda Alemanha Imagem: Luxemburgo Grécia

17 O 6º Alargamento - 2004 Polónia Estónia República Letónia Checa
Eslováquia Lituânia Hungria Eslovénia Chipre Malta

18 O 7º Alargamento Roménia Bulgária

19 O 8º Alargamento ???? Croácia 01/02/03 Turquia 14/04/87

20 Dos 6 aos 27

21 Critérios de adesão Paz Pertença geográfica à Europa
Um certo nível de desenvolvimento Democracia Respeito pelos direitos humanos Imagem: Existência de uma economia aberta

22 O que ganha a EU com as novas adesões?
Ao entrarem para a UE, estes países têm que manter a paz no seu território. A UE cresce, representa mais cidadãos A UE fica mais forte, facilitando as negociações com o resto do mundo A UE fica mais rica a nível cultural Os novos países que entraram já cumprem as regras definidas pela UE, como por exemplo, o respeito pelo meio ambiente. Imagem:

23 Instituições e Órgãos da União Europeia
Parlamento Europeu Tribunal de Contas Comité Económico e Social Conselho de Ministros Conselho Europeu Comité das Regiões Banco Europeu Investimento Comissão Europeia Tribunal de Justiça Banco Central Europeu

24 Aplica os teus conhecimentos
Jogo das Bandeiras Quiz da UE Palavras cruzadas - países Palavras escondidas

25 FIM


Carregar ppt "Imagem: www.ciejdelors.pt A União Europeia Imagem: www.ciejdelors.pt Elaborado por: Marlene Maciel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google