A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ocupação da América e do Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ocupação da América e do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 A ocupação da América e do Brasil

2 A OCUPAÇÃO DA AMÉRICA E DO BRASIL
O SER HUMANO NA AMÉRICA Apesar de o continente americano ter sido o último continente a ser colonizado pelos europeus, ao chegarem por aqui, no final do século XV, eles encontraram uma enorme população, muito diferente entre si. O mapa da esquerda mostra a rota de Colombo para chegar à América. A imagem da direita, feita em 1893, representa a chegada de Colombo pelo pintor Louis Prang. Ambas são representações de fatos históricos baseados em documentos e estudos.

3 OS PRIMEIROS HABITANTES
A América era habitada por povos que possuíam muitas semelhanças, e também muitas diferenças. Porque pensou haver chegado às Índias, Colombo os chamou de índios. O continente americano foi habitado inicialmente por grupos nômades, que viviam de caça e coleta de frutos. À medida que iniciaram o cultivo de alimentos e a criação de animais, foram se fixando, tornando-se sedentários. Acima, pintura rupestre feita por povos ameríndios da Argentina.

4 CULTURAS E POVOS ANTIGOS DA AMÉRICA
Devido às diferentes épocas de fixação dos povos indígenas na América e de suas diferenças socioculturais, diferentes foram as nomeações dadas por estudiosos, com base no seu tipo de organização e produção cultural. Na época da chegada dos europeus, há pouco mais de quinhentos anos, estima-se que na América houvesse entre 80 e 100 milhões de habitantes, população maior que a da própria Europa. O período anterior aos europeus no continente americano é chamado por alguns estudiosos de pré-colombiano, em referência ao navegador Cristóvão Colombo.

5 Entre os mais conhecidos povos antigos da América estão os Astecas, que ocupavam parte do território do atual México; os Maias, espalhados pelo que hoje é a Guatemala e o estremo sul do México; os Incas, que habitavam parte dos atuais Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Mapa adequado ao fundo I com divisão da América pré-colombiana.

6 OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
Os povos indígenas que habitavam o território onde hoje se localiza o Brasil desenvolveram diferentes formas de organização, diversas culturas ou modos de vida. Havia povos que se sustentavam basicamente da caça, da coleta de produtos da floresta e da pesca. Dentre os principais povos indígenas brasileiros, destacamos os Caçadores e Coletores do Piauí e de Minas Gerais, os Agricultores da Ilha de Marajó, os Agricultores Tupis-Guaranis do litoral e os Povos Sambaquis.

7 Para conhecer a história dos primeiros moradores do Brasil é necessário um dedicado trabalho, pois esses povos não deixaram registros escritos. Uma das principais formas de pesquisa desses povos é a busca de vestígios materiais (ossos, urnas funerárias, restos de construções e de alimentos, objetos de cerâmicas, pinturas e desenhos etc.) em locais onde habitaram ou passaram, os chamados sítios arqueológicos.

8 1500 Hoje Os mapas acima comparam a população indígena brasileira em 1500 e na atualidade. De acordo com a estimativa da FUNAI, a população indígena em 1500 podia chegar a 10 milhões, sendo que hoje o número se reduziu para apenas 800 mil.

9 COMO VIVIAM OS INDÍGENAS
A LÍNGUA, OS HÁBITOS E A RESISTÊNCIA O tupi-guarani era a língua mais falada entre os nativos do litoral. Com o passar do tempo, ele foi se misturando ao português e o resultado foi uma “língua geral”, falada por indígenas e colonos. Além da diferença de língua, os povos indígenas do território brasileiro viviam de modo muito diferente dos europeus. Os colonizadores europeus viam essa diferenças como algo a ser modificado, de forma amigável ou violenta. O olhar do colonizador europeu tentava entender e criar uma ideia do indígena. Nas duas imagens, feitas no século XVII pelo holandês Albert Eckhout, percebemos tal intenção.

10 OCUPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
OS INTERESSES DA OCUPAÇÃO, AS FORMAS DE DIVISÃO DO TERRITÓRIO E A CARTOGRAFIA HISTÓRICA A colonização portuguesa, assim como as demais colonizações europeias, objetivavam conseguir riquezas para suas metrópoles (como ouro e prata) e também mercados para o consumo de seus produtos. O primeiro produto encontrado no Brasil em grande quantidade e que serviria ao reino português foi a madeira do pau-brasil, árvore típica do litoral brasileiro. O comércio do pau-brasil era muito lucrativo. Tanto, que logo atraiu concorrentes de outros países europeus — principalmente franceses —, que também passaram a fazer escambo (troca de trabalho dos indígenas por produtos europeus) com os povos do litoral. Para resolver o problema da disputa do território colonial com outros povos e para aumentar a retirada de produtos de sua colônia, o reino português investiu na ocupação do território brasileiro através das capitanias hereditárias.


Carregar ppt "A ocupação da América e do Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google