A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-História brasileira Na foto, escavação revela a presença de enterramentos em sambaqui da época pré- cabraliana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-História brasileira Na foto, escavação revela a presença de enterramentos em sambaqui da época pré- cabraliana."— Transcrição da apresentação:

1 Pré-História brasileira Na foto, escavação revela a presença de enterramentos em sambaqui da época pré- cabraliana.

2 I- Definição da Pré-História brasileira: É o período da chegada do homem ao território brasileiro até a Conquista portuguesa em d. C. (Descobrimento do Brasil). Representação de figura humana e animais estáticos da tradição Agreste encontrada no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI).

3 II- O aparecimento do homem na América: O homem não surgiu dentro do continente americano, mas chegou até ele vindo de outras regiões (± entre 100 e 70 mil anos). De onde ele veio então?

4 II-a) Hipóteses do aparecimento do homem na América: Corrente asiática (± a. C.). Hipóteses sobre a chegada do homem na América: Via terrestre (teoria clássica) Corrente asiática (± a. C.). Vias marítimas { Corrente malaio-polinésia; Corrente australiana (+ de a. C.).

5 Ambas as teorias podem ser corretas.

6 III- Pré-História dos indígenas brasileiros: O homem no atual território brasileiro data de ± anos, sendo que há anos o território já estava todo ocupado.

7 Exploração do Sambaqui da Garoupaba - Jaguaruna - SC, pela indústria do cal.

8 Principais características dos povos indígenas no Brasil: Grande diversidade de nações e culturas (inadequado o termo ÍNDIO). Exemplos { povos nômades (coletores) X povos sedentários (agricultura). povos extremamente primitivos X povos mais complexos (Amazônia).

9 Pós d. C.: processo (não político) de destruição / genocídio dos povos indígenas (epidemias, massacres armados, escravidão, fome após a fuga para dentro da floresta etc.), causando um decréscimo populacional em 500 anos. Efeitos da colonização:

10 (Foto de Lula Marques / Folha imagem / 2000) genocídio hecatombe Se a palavra genocídio foi alguma vez aplicada com precisão a um caso, então é esse. É um recorde, parece-me, não somente em termos relativos (uma destruição da ordem de 90% e mais), mas também absoluto, já que estamos falando de uma diminuição da população estimada em 70 milhões de seres humanos. Nenhum dos grandes massacres do século XX pode comparar-se a essa hecatombe. (TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1991).


Carregar ppt "Pré-História brasileira Na foto, escavação revela a presença de enterramentos em sambaqui da época pré- cabraliana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google