A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A identidade do homem americano Taiane Mendes Taborda História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A identidade do homem americano Taiane Mendes Taborda História."— Transcrição da apresentação:

1 A identidade do homem americano Taiane Mendes Taborda História

2 * A origem do homem americano -A presença humana no continente americano data entre 33 mil e 58 mil anos *Há três hipóteses: Autóctone: o homem americano surgiu no próprio continente (nunca foi encontrado nenhum fóssil anterior ao homo sapiens) Estreito de Bering: ( anos/Clóvis- Novo México) Ao final da última glaciação, o nível da água dos mares estava tão baixo por causa da glaciação que fez emergir uma faixa de terra ligando a Sibéria ao Alasca por onde teriam atravessado os grupos humanos oriundos da Ásia. Migrações: Os grupos humanos, em migrações esporádicas ocorridas antes da chegada de humanos que atravessaram o Estreito de Bering, navegaram pelo Oceano Pacífico para chegar à América, vindos da Ásia, Polinésia ou Oceania.

3

4 Nossos ancestrais deixaram vestígios nos locais por onde passaram e fixaram residência, e são esses vestígios que permitiram novas pesquisas em 1997 resultando na localização de outros sítios arqueológicos com datações anteriores a anos e colocado em dúvida a teoria do Estreito de Bering. * Os primeiros brasileiros e 1845: Peter Lund descobriu em grutas de Lagoa Santa (MG) os primeiros fósseis humanos no Brasil -1975: Foi encontrado o fóssil de um ser humano que, mais tarde, quando foi estudado, concluiu-se que o crânio, de aproximadamente anos, era feminino e tinha feições negróides.

5 * Sítios arqueológicos no Brasil - Parque Nacional Serra da Capivara (1979)- São Raimundo Nonato/Piauí: mais de 250 mil sítios arqueológicos com 30 mil pinturas rupestres

6

7 * A pré-história americana PALEOLÍTICO: *Inferior: Instrumentos de pedras talhadas em uma ou duas faces e uma espécie de raspadeira, além de utensílios de ossos de mastodontes, mamutes, bisões e camelídeos * Superior (17mil e 16 mil): Eficientes no ataque de animais garantiam alimento, aproveitando as peles. Produziam flechas de duas faces, facas e outros instrumentos de pedra. *Neolítico(5 e 4 mil anos): Coleta sistemática de vegetais, sedentarização e urbanismo incipiente; confecção de cerâmica, cestaria, tecidos e artefatos de pedra. Produção de milho, batata, abóbora, cacau e mandioca. Criação de lhamas e alpacas.

8 * Os povos dos sambaquis -10 mil anos: Com a elevação da temperatura da terra e do nível dos oceanos, os paleoíndios mudaram-se para o litoral em busca de alimentação abundante. Passaram a consumir especialmente moluscos e crustáceos. -Sambaqui: amontoado de mariscos ou conchas.


Carregar ppt "A identidade do homem americano Taiane Mendes Taborda História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google