A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita."— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.

2 PRIMEIROS ANCESTRAIS HUMANOS
Pithecantropus erectus (500 a 200mil a.C.):coleta e primeiras ferramentas. Homo neanderthalis (200 a 50 mil a.C.): caçador eficiente, vida em cavernas. Homo sapiens ou Cro-Magnon (40 a 10 mil a.C.): produção e conservação do fogo, confecção de roupas e abrigos com peles de animais, rituais mágico-religiosos (pintura rupestre e sepultamento dos mortos). Homo sapiens sapiens (cerca de 10 mil a.C.): comunidades estáveis, nômades e coletoras.

3 DOIS PERÍODOS PRINCIPAIS:
PALEOLÍTICO ou Idade da Pedra Lascada. NEOLÍTICO ou Idade da Pedra Polída. O critério utilizado para essa divisão baseia-se no grau de elaboração dado à principal matéria-prima (pedra).

4 PALEOLÍTICO Período que vai do aparecimento dos primeiros hominídeos até a revolução agrícola (aproximadamente 8 mil anos atrás). Principal característica: não havia produção de alimentos, a sobrevivência dependia da caça, pesca e coleta.

5 OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO PALEOLÍTICO
Nomadismo; Vida em comunidades estáveis (tribos e clãs), com sociedades igualitárias; Terra e trabalho coletivos (divisão por sexo); Produção de instrumentos e roupas e abrigos de peles; Domínio do fogo; Rituais mágico-religiosos.

6 NEOLÍTICO Período que vai da revolução agrícola (domesticação de plantas e animais) à invenção da escrita. Principal característica: o homem tornou-se produtor de alimentos a partir do desenvolvimento da agricultura.

7 OUTRAS CARCTERÍSTICAS DO NEOLÍTICO:
Sedentarização das comunidades; Urbanização (fusão de tribos pela necessidade do aumento da mão-de-obra); Grande desenvolvimento técnico (cálculos, astronomia, obras hidráulicas); Especialização do trabalho e estratificação social; Metalurgia.

8 PASSAGEM para a HISTÓRIA
Com a agricultura passou a haver excedentes de produção, que passaram a ser administrados pelos sacerdotes (controle político). Domínio e apropriação de riqueza por uma elite. Propriedade privada e desigualdade social.

9 O ESTADO e a ESCRITA A religião como controle social tornou-se ineficiente e surgiu o instrumento da força (exército). O resultado foi o surgimento do Estado Teocrático de base militar, realizando guerras de conquista. A ESCRITA foi uma necessidade do Estado de controlar o total produzido e consumido, os impostos, o número de escravos etc.


Carregar ppt "PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google