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Aula de História CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA Profº Sérgio Augusto.

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1 Aula de História CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA Profº Sérgio Augusto

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3 Introdução História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. É importante ressaltar que a história estuda o passado, mas não somente o passado isolado, desligado aos acontecimentos do mundo atual.

4 A partir do estudo do passado, podemos compreender o constante processo de mudanças e permanências ocorridas ao decorrer dos tempos, aquilo que somos hoje, individual ou coletivamente, é resultado de um amplo e complexo processo de transformações repassadas por nossos antepassados.

5 Conceito de História A palavra história é de origem grega e seu significado, remete-se basicamente sobre o ato de seinvestigar. Sabe-se que o primeiro homem a fazer uso de alguns métodos investigativos para um determinado fim, foi o grego Heródoto, considerado por muitos historiadores como o pai da história.

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7 Em suma podemos afirmar que a História é uma ciência humana, tem por princípios básicos analisar vários tipos de processos históricos, sejam eles: pessoas, sujeitos, fatos, acontecimentos, lugares, culturas, sociedades, memórias e etc, para-se poder compreender um determinado período histórico no seu tempo e espaço. Para isso podemos citar como exemplo o estudo de uma civilização ou sociedade antiga.

8 Objetivos do Estudo da História Um dos princípios e objetivos básicos do estudo da História baseia-se em poder resgatar através de estudos e pesquisas investigativas uma melhor compreensão do tema proposto. É fundamental ressaltar que não é possível recuperar através de pesquisas todo o passado tal como ele aconteceu. Seria impossível resgatar todas as experiências humanas vividas, primeiro porque todas elas não foram registradas.

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10 Nós historiadores focamos nossas análises em temas específicos e bem delimitados, o recorte temporal e espacial, faz-se necessário para que por meio de pesquisa, possamos elaborar um conhecimento histórico aprofundado e mais próximo do ideal pretendido. Em suma devemos compreender o passado, para-se entender o tempo presente, e a partir desta percepção de mudanças e permanências, propor ações possibilitando assim um melhor planejamento do futuro.

11 Tempos da História Para-se melhor compreender o estudo da História, a mesma foi dividida em dois períodos: a Pré-História e a História. Tal divisão segue uma concepção eurocêntrica de visão de mundo, pois sua divisão esta associada a eventos e fatos do contexto histórico do continente europeu. É importante destacar que o marco ou acontecimento divisor entre os dois períodos, se dá pelo surgimento da escrita inventada pelos Sumérios (povo mesopotâmico) por volta do ano 4.000 a.C. Esta forma primitiva de grafia ganhou o nome de escrita cuneiforme, pelo fato da mesma ser grafada ou cunhada em pedaços de argila.

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15 Tempos da História O tempo não para! Quantas vezes você já ouviu esta frase? Para organizar melhor o tempo, os seres humanos criaram ao longo dos tempos diversas unidades de medida de tempo, tais como a hora, o dia, o mês, os anos e os séculos. O tempo é um dado fundamental no trabalho do historiador. Seguindo esta lógica de raciocínio, podemos citar como exemplos, os diversos tipos de calendários. Obs: O Calendário Cristão tem como início (ano 1) o nascimento de Cristo. Onde atualmente estamos há 2013 d.C (depois de Cristo). *Calendário Judaico (Hebreus) *Calendário Cristão (Nascimento de Cristo) *Calendário Islâmico (Maomé) *Calendário Maia

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17 Fonte Histórica CONCEITO: Consideramos como fonte histórica, todo tipo de vestígio deixado pelo homem ao longo dos tempos e que ao ser investigadas e estudadas por nós historiadores passam a ser um tipo de documento ou fonte histórica. Atualmente até a memória das pessoas é considerada como um tipo de fonte histórica.

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20 Tipos de Fontes da Pré-História *Ossos; *Ferramentas em geral; *Objetivos de Pedra e Cerâmica; *Fósseis; *Pintura Rupestre; *Esculturas;

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23 Tipos de Fontes da História *Roupas; *Imagens (fotos, pinturas, arte e etc); *Gravações (áudio e vídeo); *Objetos criados pelo homem; * Documentos escritos (livros, jornais, revistas, cartas, testamentos, registros escritos em geral antigos e atuais).

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25 Ciências Auxiliares da História *Antropologia; *Psicologia; *Filosofia; *Sociologia; *Arqueologia; *Paleografia; *Paleontologia; *Geografia; *Ciências.

26 Trabalho do Históriador Em suma o trabalho do Historiador esta relacionado ao estudo e análise de fontes históricas diversas, tanto da Pré-História como as da História deixadas pelos homens ao longo dos tempos. É importante levar em consideração as metodologias de cunho científicas para este fim. E que também sempre que for necessário, pode haver o auxílio de outras ciências afins para uma melhor compreensão e entendimento do assunto estudado.

27 Pré-História Introdução: Podemos definir a pré- história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra.

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29 O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico; Neolítico; Idade dos Metais.

30 Paleolítico Também conhecido como período da Pedra Lascada; Homens viviam em pequenos grupos e em cavernas. Eram nômades (sem moradia fixa); Usavam o fogo para cozinhar alimentos, aquecer do frio, na defesa contra animais selvagens e iluminar o ambiente, principalmente as cavernas; Alimentavam-se da caça, pesca e coleta de frutos e raízes (eram denominados homens caçadores e coletores); Fabricavam seus próprios utensílios e ferramentas de uso cotidiano, a partir de pedras e ossos de animais, tais como: Anzóis, Arpões, facas, agulhas e lanças.

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33 Neolítico Também conhecido como período da Pedra Polída; Homem desenvolve melhores técnicas de domínio sobre a natureza; Começam a viver em grandes grupos e clãs; Surgem as primeiras aldeias e tribos; Homem deixa de ser nômade e se torna sedentário (moradia fixa); Os homens deixam de viver em cavernas e constroem suas próprias habitações; Aperfeiçoam seus utensílios e ferramentas de uso domestico, feitos de pedra e ossos, polindo-os; Surgem lâminas mais cortantes e ferramentas como enxadas, machados e foices; Utilizam o barro para fazer potes e objetos de cerâmica; Praticam a agricultura e criação de animais; Domínio do modo de se produzir o fogo; Presenças de crenças e rituais religiosos; Divisão do trabalho em homens (proteção e sustento do grupo) e mulheres (criação das crianças e cuidados com a habitação).

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35 Idade dos Metais Tema da próxima aula… Muitas coisas vão mudar, mais ai já é outra História…


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