A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de História CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA Profº Sérgio Augusto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de História CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA Profº Sérgio Augusto."— Transcrição da apresentação:

1 Aula de História CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA Profº Sérgio Augusto

2

3 Introdução História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. É importante ressaltar que a história estuda o passado, mas não somente o passado isolado, desligado aos acontecimentos do mundo atual.

4 A partir do estudo do passado, podemos compreender o constante processo de mudanças e permanências ocorridas ao decorrer dos tempos, aquilo que somos hoje, individual ou coletivamente, é resultado de um amplo e complexo processo de transformações repassadas por nossos antepassados.

5 Conceito de História A palavra história é de origem grega e seu significado, remete-se basicamente sobre o ato de seinvestigar. Sabe-se que o primeiro homem a fazer uso de alguns métodos investigativos para um determinado fim, foi o grego Heródoto, considerado por muitos historiadores como o pai da história.

6

7 Em suma podemos afirmar que a História é uma ciência humana, tem por princípios básicos analisar vários tipos de processos históricos, sejam eles: pessoas, sujeitos, fatos, acontecimentos, lugares, culturas, sociedades, memórias e etc, para-se poder compreender um determinado período histórico no seu tempo e espaço. Para isso podemos citar como exemplo o estudo de uma civilização ou sociedade antiga.

8 Objetivos do Estudo da História Um dos princípios e objetivos básicos do estudo da História baseia-se em poder resgatar através de estudos e pesquisas investigativas uma melhor compreensão do tema proposto. É fundamental ressaltar que não é possível recuperar através de pesquisas todo o passado tal como ele aconteceu. Seria impossível resgatar todas as experiências humanas vividas, primeiro porque todas elas não foram registradas.

9

10 Nós historiadores focamos nossas análises em temas específicos e bem delimitados, o recorte temporal e espacial, faz-se necessário para que por meio de pesquisa, possamos elaborar um conhecimento histórico aprofundado e mais próximo do ideal pretendido. Em suma devemos compreender o passado, para-se entender o tempo presente, e a partir desta percepção de mudanças e permanências, propor ações possibilitando assim um melhor planejamento do futuro.

11 Tempos da História Para-se melhor compreender o estudo da História, a mesma foi dividida em dois períodos: a Pré-História e a História. Tal divisão segue uma concepção eurocêntrica de visão de mundo, pois sua divisão esta associada a eventos e fatos do contexto histórico do continente europeu. É importante destacar que o marco ou acontecimento divisor entre os dois períodos, se dá pelo surgimento da escrita inventada pelos Sumérios (povo mesopotâmico) por volta do ano a.C. Esta forma primitiva de grafia ganhou o nome de escrita cuneiforme, pelo fato da mesma ser grafada ou cunhada em pedaços de argila.

12

13

14 .

15 Tempos da História O tempo não para! Quantas vezes você já ouviu esta frase? Para organizar melhor o tempo, os seres humanos criaram ao longo dos tempos diversas unidades de medida de tempo, tais como a hora, o dia, o mês, os anos e os séculos. O tempo é um dado fundamental no trabalho do historiador. Seguindo esta lógica de raciocínio, podemos citar como exemplos, os diversos tipos de calendários. Obs: O Calendário Cristão tem como início (ano 1) o nascimento de Cristo. Onde atualmente estamos há 2013 d.C (depois de Cristo). *Calendário Judaico (Hebreus) *Calendário Cristão (Nascimento de Cristo) *Calendário Islâmico (Maomé) *Calendário Maia

16

17 Fonte Histórica CONCEITO: Consideramos como fonte histórica, todo tipo de vestígio deixado pelo homem ao longo dos tempos e que ao ser investigadas e estudadas por nós historiadores passam a ser um tipo de documento ou fonte histórica. Atualmente até a memória das pessoas é considerada como um tipo de fonte histórica.

18

19

20 Tipos de Fontes da Pré-História *Ossos; *Ferramentas em geral; *Objetivos de Pedra e Cerâmica; *Fósseis; *Pintura Rupestre; *Esculturas;

21

22

23 Tipos de Fontes da História *Roupas; *Imagens (fotos, pinturas, arte e etc); *Gravações (áudio e vídeo); *Objetos criados pelo homem; * Documentos escritos (livros, jornais, revistas, cartas, testamentos, registros escritos em geral antigos e atuais).

24

25 Ciências Auxiliares da História *Antropologia; *Psicologia; *Filosofia; *Sociologia; *Arqueologia; *Paleografia; *Paleontologia; *Geografia; *Ciências.

26 Trabalho do Históriador Em suma o trabalho do Historiador esta relacionado ao estudo e análise de fontes históricas diversas, tanto da Pré-História como as da História deixadas pelos homens ao longo dos tempos. É importante levar em consideração as metodologias de cunho científicas para este fim. E que também sempre que for necessário, pode haver o auxílio de outras ciências afins para uma melhor compreensão e entendimento do assunto estudado.

27 Pré-História Introdução: Podemos definir a pré- história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra.

28

29 O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico; Neolítico; Idade dos Metais.

30 Paleolítico Também conhecido como período da Pedra Lascada; Homens viviam em pequenos grupos e em cavernas. Eram nômades (sem moradia fixa); Usavam o fogo para cozinhar alimentos, aquecer do frio, na defesa contra animais selvagens e iluminar o ambiente, principalmente as cavernas; Alimentavam-se da caça, pesca e coleta de frutos e raízes (eram denominados homens caçadores e coletores); Fabricavam seus próprios utensílios e ferramentas de uso cotidiano, a partir de pedras e ossos de animais, tais como: Anzóis, Arpões, facas, agulhas e lanças.

31

32

33 Neolítico Também conhecido como período da Pedra Polída; Homem desenvolve melhores técnicas de domínio sobre a natureza; Começam a viver em grandes grupos e clãs; Surgem as primeiras aldeias e tribos; Homem deixa de ser nômade e se torna sedentário (moradia fixa); Os homens deixam de viver em cavernas e constroem suas próprias habitações; Aperfeiçoam seus utensílios e ferramentas de uso domestico, feitos de pedra e ossos, polindo-os; Surgem lâminas mais cortantes e ferramentas como enxadas, machados e foices; Utilizam o barro para fazer potes e objetos de cerâmica; Praticam a agricultura e criação de animais; Domínio do modo de se produzir o fogo; Presenças de crenças e rituais religiosos; Divisão do trabalho em homens (proteção e sustento do grupo) e mulheres (criação das crianças e cuidados com a habitação).

34

35 Idade dos Metais Tema da próxima aula… Muitas coisas vão mudar, mais ai já é outra História…


Carregar ppt "Aula de História CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA Profº Sérgio Augusto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google