A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAVE 1 Pré-História Professora Taiane História. A ORIGEM DO HOMEM – 2 HIPÓTESES Criacionismo: o mundo e a humanidade foram criados por Deus, conforme.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAVE 1 Pré-História Professora Taiane História. A ORIGEM DO HOMEM – 2 HIPÓTESES Criacionismo: o mundo e a humanidade foram criados por Deus, conforme."— Transcrição da apresentação:

1 PAVE 1 Pré-História Professora Taiane História

2 A ORIGEM DO HOMEM – 2 HIPÓTESES Criacionismo: o mundo e a humanidade foram criados por Deus, conforme o Gêneses, primeiro livro da Bíblia que narra a criação do mundo e de Adão e Eva, considerados os primeiros humanos.

3 Evolucionismo ou Darwinismo: O homem e os demais seres vivos se originaram de organismos muito simples, que sofreram transformações ao longo do tempo.

4 Evolução humana Aparecimento dos hominídeos: 3,5 milhões de anos na África PRIMATAS HUMANOS elo perdido- características primatas e humanas

5 Periodização questionável Ao longo da história evolutiva, o homem adaptou-se ao meio ambiente e assim garantiu sua subsistência, desenvolveu o raciocínio e produziu recursos materiais. Pré-história – conotação negativa, deixa à margem quase a totalidade da experiência humana. SURGIMENTO DO HOMEM DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA PALEOLÍTICO 2 milhões de anos NEOLÍTICO 10 mil anos IDADE DOS METAIS a.C

6

7 Paleolítico -Subsistência por meio da caça, pesca e coleta de frutos e raízes -Sociedades de caçadores e coletores nômades que viviam em grupos e dividiam coletivamente o espaço e as atividades; -Utilizavam objetos de pedra lascada, madeira, ossos e dentes de animais; -500 mil anos – dominaram o fogo (aquecimento, defesa, preparação de alimentos, iluminação)

8 Mesolítico (transição entre Paleolítico e Neolítico) -100 mil anos: aperfeiçoamento dos artefatos (arco, flecha, lança utensílios de argila, ossos e dentes) -Modificações no ambiente sedentarizou alguns grupos; - Pinturas rupestres Arte rupestre: desenhos registrados nas paredes das cavernas e as esculturas feitas pelos seres humanos, uma manifestação cultural.

9 A Revolução Neolítica -10 mil a.C -Aperfeiçoamento cultural; -Construíram canoas, jangadas e barcos, importantes para suas migrações; -Já trituravam alimentos e poliam instrumentos de pedra; -Desenvolveram crenças religiosas; -A descoberta da agricultura mudou a vida das comunidades: fonte estável de alimentos, maior segurança, aldeias de casas de madeira, pedra, barro; -Domesticação de animais e pastoreio Resultados: Maior produção de alimentos e aumento populacional

10

11 A vida nas aldeias neolíticas - As aldeias eram formadas por aparentados entre si, comunidades de poucas famílias extensas (clãs) CLÃ + CLÃ = TRIBO -Tomada de decisões a cargo dos chefes de famílias (depois evoluindo para os patriarcas) -Criavam cabras, porcos e bovinos. Os cães eram auxiliares no pastoreio -Existência de fibras vegetais (linho) e animais (lã) para a fabricação de vestimentas

12 Formação das cidades Com o tempo, os habitantes das aldeias aprenderam a conhecer o regime das chuvas e estiagem, drenar pântanos e ampliar áreas de cultivo, construir diques para conter enchentes e abrir canais de irrigação -Novas técnicas: arado-semeador (> produção gerando + excedentes) - Surgimento do comércio de troca -Primeiras cidades: URUK, JERICÓ

13 Idade dos Metais -5 mil a.C - Instrumentos de pedra substituídos pelo metal -Cobre, bronze e ferro -A metalurgia permitiu o surgimento do artesanato -Fabricação de arados, enxadas, foices, armas e utensílios mais resistentes

14 O campo e a cidade: divisão do trabalho e desigualdade -A organização urbana abriu espaço para a especialização profissional que dividiu a população ativa em: produtores de alimentos especialistas - Os que ficavam no campo não produziam mais só para o próprio sustento, mas para garantir a sobrevivência da coletividade. -O sustento de um número maior de pessoas só seria possível com a produção de excedentes para o COMÉRCIO (8000 a.C) -Essa sedentarização ocorreu no norte da África, Oriente Médio, Europa mediterrânea e em regiões férteis da China e da Índia.

15 O surgimento do Estado -A tradicional autoridade dos chefes de famílias, adequada para comunidades agropastoris, mostrou-se insuficiente para gerir uma sociedade mais complexa. Tornou-se necessário criar estruturas de poder aceitas pela maioria. Foi aí que surgiu o ESTADO. -O surgimento do poder político esteve ligado às necessidades surgidas com a diversificação das atividades econômicas. A coordenação de obras de interesse coletivo, como os diques e canais de irrigação, e a regulamentação do comércio exigiam o controle de uma liderança. Os primeiros governantes eram reis-sacerdotes (poder político+religião)

16 (UFPE) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta. a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História. b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita. c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História. d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré- História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante. e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

17 (UFPE) Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é correto afirmar: a) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que caracteriza os povos, considerados com história, que se estabeleceram às margens do rio Nilo, há milhões de anos. b) A história da humanidade teve início na região conhecida na Antigüidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita. c) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente. d) Entre 4 e 6 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade. e) O elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres históricos é a invenção da linguagem, há 2 milhões de anos, no continente europeu.

18 (FATEC) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que: a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita. b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América. c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América. d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru). e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

19 (G1) As pinturas rupestres no paleolítico, tinham um significado mágico porque: a) expressavam o culto aos deuses. b) expressavam os valores religiosos. c) expressavam deuses antropozoomórficos. d) possuíam um caráter expressionista. e) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.


Carregar ppt "PAVE 1 Pré-História Professora Taiane História. A ORIGEM DO HOMEM – 2 HIPÓTESES Criacionismo: o mundo e a humanidade foram criados por Deus, conforme."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google