A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História:Conceito A historia estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que os homens e mulheres tiveram e têm na sociedade. Como toda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História:Conceito A historia estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que os homens e mulheres tiveram e têm na sociedade. Como toda."— Transcrição da apresentação:

1 História:Conceito A historia estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que os homens e mulheres tiveram e têm na sociedade. Como toda Ciência-Várias respostas.

2 Gastronomia: Conceito
A Arte de preparar alimentos, para deles obter o máximo de satisfação. Alimento para o corpo- experiência estética, prazer e alimento para o espírito. Estética do gosto.( Braune, Renata)

3 Dieta alimentar na Pré-história
Locomoção: quatro membros; Eram herbívoros; visão reduzida e limitada; Animais rasteiros:roedores, insetos e moluscos; Alteração da locomoção; bípedes; Liberação das mãos; manusear alimentos; Construir suas primeiras ferramentas.

4 Dieta alimentar na Pré-história
O ser humano habitava em Cavernas; Disputava habitação com animais; Acabavam os alimentos da Região:migravam-Vida nômade; Alimentação: viviam da caça de animais de pequeno porte, médio e grande, pesca ,coleta de frutos e raízes.

5 Dieta alimentar na Pré-história
Instrumento e ferramentas: feitos a partir de ossos e pedra; Bens de produção:propriedade coletiva; Língua: pouco desenvolvida- sem a elaboração de palavras; Formas de comunicações: arte rupestre:trocava idéias, sentimentos, crenças.

6 Dieta alimentar na Pré-história
Locomoção:Amplia visão de mundo; Não abandona o rastreamento no solo:raízes, insetos ou folhas; Ocorre um remanejamento de funções: Coleta: mulheres;homens:caça e a pesca; Carne consumida crua; Fogo: cozimento das carnes: sabor, mastigação.

7 Dieta alimentar na Pré-história
Desenvolvimento da agricultura; revolução agrícola; Nomadismo ao sedentarismo; Domesticação de animais; Utilização de utensílios cerâmicos; Desenvolvimento da metalurgia; Fornos para produção de pães e assados; Surgimentos de vilas, aldeias, cidades.

8 Gastronomia e civilização
Aspecto importante da gastronomia-seu caráter cultural: o ser humano cria cultura e está preso a sua cultura: crença, costumes, moral e culinária. “O destino da nações depende da forma como elas se alimentam”. Brillat-Savarin

9 Dieta alimentar na Pré-História
Observando outros animais; Dieta:(Inicialmente)frutos e raízes; Mel de abelha:sobremesa; Carne crua e moluscos, Fogo;(evolui)assados e cozidos Cerâmica:armazenar alimentos;hoje:nutrição.

10 Arte na Pré-História Pintura Rupestre No Sítio Xique-Xique, em Seridó –Rio Grande do Norte

11 Arte cerâmica na Pré-história
Pote cerâmico do Neolítico.

12 Arte na Pré-história Deusa do paleolítico

13 A trajetória alimentar brasileira
Diversidade alimentar brasileira

14 Referências BRAUNE, Renata. O que é Gastronomia.São Paulo: Brasiliense,2007; FLANDRI, Jean-Louis.História da Alimentação.São Paulo: Estação Liberdade,1998; FRANCO, Ariovaldo.De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. 2a,ed. rev.São Paulo: Senac.


Carregar ppt "História:Conceito A historia estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que os homens e mulheres tiveram e têm na sociedade. Como toda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google