A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
- Primatas: espécies de mamíferos (macacos e homens) Antropóides: espécies de macacos Hominídeos: primatas semelhantes ao homem (os pesquisadores acreditam que esses são os ancestrais dos seres humanos)

2 HIPÓTESE SOBRE A EVOLUÇÃO
Os pesquisadores acreditam que as várias espécies de hominídeos foram se transformando a partir das mudanças climáticas. Algumas espécies não conseguiram sobreviver e outras conseguiram se adaptar a nova realidade natural. Uma importante transformação foi o momento que os hominídeos se tornaram bípedes, ou seja, conseguiram se equilibrar sobre dois membros, o que liberou suas mãos para o desempenho de diversas atividades.

3 LINHA DA EVOLUÇÃO HUMANA

4

5

6 ESPÉCIES DE HOMINÍDEOS
Australopithecus Homo Habilis Homo Erectus Homo Sapiens Homo Sapiens Sapiens (nossa espécie)

7 AUSTRALOPITHECUS Fósseis dessa espécie foram encontrados no sul da África, por isso os pesquisadores chamaram de “macaco do sul”, ou seja, Australopithecus. Primeiro hominídeo conhecido até o momento. (4 milhões de anos) Não comia carne, seu cérebro era um pouco maior que o de um chimpanzé, altura: 1,20 , tinha o corpo peludo. Era bípede. Parte de um corpo foi encontrado em 1974, a ele foi dado o nome de Lucy, por causa de uma música dos Beatles que fazia muito sucesso na época.

8

9 LUCY

10 HOMO HABILI Fósseis encontrados no leste da África, (2 milhões de anos) Os pesquisadores concluíram que essa espécie é a mais antiga do gênero Homo, ou seja, o mais antigo dos nossos ancestrais diretos. Fabricava instrumentos de pedra, não conhecia o fogo, não caçava, comia ervas, raízes, insetos, ovos e restos de carne deixados por animais. Construiu os primeiros abrigos, os machos tinham o crânio maior que as fêmeas.

11

12 HOMO ERECTUS Fósseis que datam de 1,6 milhão a 250 mil anos, foram encontrados na África, Europa e na Ásia. Caçavam , fazia uso do fogo e construíram ferramentas mais refinadas, viviam em bandos e explorou os recursos da natureza. É a primeira espécie que realizou a migração. Há indícios de rituais de canibalismo na China.

13

14

15

16

17 COOPERAÇÃO

18 HOMO SAPIENS É considerado uma subespécie do homem moderno
O fóssil mais famoso é o homo sapiens de Neanderthal, encontrado perto do Rio Neander na Alemanha. Era robusto, possuía 1,50 de altura. Fósseis parecidos com o de Neanderthal foram encontrados na Europa e na Ásia. Construíam abrigos e ferramentas eficazes. Desapareceu há cerca de 29 mil anos.

19

20

21 HOMO SAPIENS SAPIENS 100 mil anos. É a espécie que pertencemos. Fósseis encontrados na África, Europa, América e Austrália Realizava pinturas rupestres, desenvolveu a linguagem, faziam objetos com perfeição como facas, serrotes, anzóis. Vestia-se de peles de animais e fixavam moradia Acredita-se que representantes dessa espécie foram migrando para diversas regiões, adaptando às novas realidades e assumindo características de cada região. Vários fósseis foram encontrados no sul da França na regiãp de Cro-Magnon.

22

23 É IMPORTANTE SABER QUE... Os primeiros seres humanos habitavam em cavernas e viviam em bandos. O uso do fogo foi essencial para: cozer alimentos, aquecer nos dias frios, iluminar, fabricar ferramentas e espantar animais ferozes. Os primeiros homens não fixavam moradia, ou seja, praticavam o nomadismo. Em busca de comida, fugindo das temperaturas altas ou baixas eles se deslocavam constantemente. os desenhos nas rochas das cavernas são chamadas de pinturas rupestres, elas demonstram a linguagem num momento que não havia surgido a escrita.

24 PINTURAS RUPESTRES

25

26


Carregar ppt "TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google