A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As origens da Humanidade. Hominização: bipedia, verticalidade, fabrico de instrumentos, descoberta do fogo e ritos funerários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As origens da Humanidade. Hominização: bipedia, verticalidade, fabrico de instrumentos, descoberta do fogo e ritos funerários."— Transcrição da apresentação:

1

2 As origens da Humanidade. Hominização: bipedia, verticalidade, fabrico de instrumentos, descoberta do fogo e ritos funerários.

3 Há cerca de 20 milhões de anos, em África, o clima sofreu alterações que provocaram mudanças acentuadas na paisagem – em algumas regiões o clima tornou-se mais seco e, consequentemente, a floresta foi dando lugar à savana.

4 HOMINIZAÇÃO Processo muito lento de transformações físicas e intelectuais verificadas desde o aparecimento dos primeiros hominídeos e que conduziram ao homem atual. HOMINÍDEOS Termo empregue para designar os pré-homens, antepassados do homem actual.

5 Os mais antigos vestígios de hominídeos foram encontrados na África Oriental e do Sul.

6 ALGUNS DADOS SOBRE LUCY Sexo feminino Cerca de 20 anos 30 kg de peso 1 m de altura Caminhava erecta Braços compridos Pernas curtas Vivia em Hadar, Etiópia Sofria de artrite

7

8 Pés especializados na corrida. Mãos libertas da locomoção. Fabrico de instrumentos. Habilidade manual. Aumento da cerebralização. Desenvolvimento da linguagem. Alargamento do campo de visão. Maior proteção face aos animais. Aumento da capacidade de sobrevivência.

9 Surgiu em África, há cerca de 3 milhões de anos. Andava erecto. Capacidade craniana: 750 cm 3. 1,40 m de altura. Fabricou os primeiros instrumentos. Usou uma linguagem rudimentar.

10 Iniciou-se com Homo habilis que talhou seixos com uma ou mais arestas cortantes.

11 Surgiu há cerca de 2 milhões de anos. Capacidade craniana: 1000 cm 3. 1,50 m de altura; Utilizava o fogo e mais tarde fabricou-o. Caçava animais de grande porte. Fabricava bifaces simples. Desenvolveu a linguagem. Povoou os continentes europeu e asiático.

12 O Homo erectus foi o primeiro hominídeo a utilizar o fogo, que existia na natureza, conservando-o. Mais tarde fabricou-o.

13 TÉCNICAS DE FABRICO DO FOGO FOGO POR CHOQUE Obtém-se batendo com duas pedras uma na outra. FOGO POR FRICÇÃO Obtém-se friccio- nando dois pedaços de madeira de diferentes durezas.

14

15

16 VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO FOGO Cozinhar alimentos. Produzir luz. Obter calor. Manter os animais afastados. Endurecer instrumentos. Desenvolver a linguagem. Promover a socialização e a coesão da comunidade.

17 Com Homo erectus surgiram os primeiros bifaces, instrumentos talhados nas duas faces. O material mais utilizado foi o sílex, e outras pedras duras como a obsidiana e o quartzo.

18 TÉCNICA DE LASCAGEM OU DE PERCUSSÃO P ara fabricar um instrumento de pedra lascada é necessário: Um percutor, em pedra, osso, ou madeira que se usa para bater no núcleo. Um núcleo, pedra que recebe os batimentos do percutor. Do núcleo, que está a ser trabalhado, saem as lascas, que podem ser trabalhadas e dar origem a novos instrumentos.

19 FABRICO DE INSTRUMENTOS MUSEU DA VÉNUS DE BRASSEMPOUY - FRANÇA

20 FABRICO DE INSTRUMENTOS MUSEU DA VÉNUS DE BRASSEMPOUY - FRANÇA

21 Surgiu há c. 250 mil anos. Capacidade craniana: 1500cm 3. 1,60m de altura. Fabricou o fogo. Fabricou bifaces mais eficientes, lâminas, raspadores, pontas de lança, de seta e buris. Surgiram as primeiras sepulturas.

22 Fabricava instrumentos e enterrava os mortos com flores, ocre vermelho e conchas. Extinguiu-se há cerca de anos.

23

24 Só existem sepultamentos a partir do momento em que há depósito intencional dos restos de um defunto.

25

26

27 SEPULTURA DE QAFZEH – a. C.

28 SIGNIFICADO DOS SEPULTAMENTOS CRENÇA NA VIDA PARA ALÉM DA MORTE PRESENÇA DE ALIMENTOS PRESENÇA DE UTENSÍLIOS E ADORNOS PRESENÇA DE FLORES

29 Surgiu há c. 200 mil anos, dotado de cérebro e estatura semelhantes aos nossos. Capacidade craniana: 1500 cm 3. Fabricou instrumentos variados em pedra, osso, chifre, marfim e madeira. Praticou ritos funerários. Surgiram as primeiras obras de arte.

30

31

32 Com Homo sapiens sapiens os instrumentos diversificam-se e surgem os arpões, agulhas, anzóis, azagaias, e o propulsor, a primeira máquina inventada pelo homem.

33

34

35 RASPADOR / FOLHA DE LOURO

36

37


Carregar ppt "As origens da Humanidade. Hominização: bipedia, verticalidade, fabrico de instrumentos, descoberta do fogo e ritos funerários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google