A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No princípio Deus criou o céu e a terra…... E Deus disse: Haja luz e ela apareceu. E Deus chamou DIA à luz e NOITE às trevas E Deus criou dois grandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No princípio Deus criou o céu e a terra…... E Deus disse: Haja luz e ela apareceu. E Deus chamou DIA à luz e NOITE às trevas E Deus criou dois grandes."— Transcrição da apresentação:

1 No princípio Deus criou o céu e a terra…... E Deus disse: Haja luz e ela apareceu. E Deus chamou DIA à luz e NOITE às trevas E Deus criou dois grandes luzeiros – o Sol e a Lua (Gen 1, 1)

2 E Deus criou o firmamento e separou as águas … e Deus disse: Juntem-se as águas e apareça o elemento seco …E Deus viu que era tudo muito bom! (Gn 1, 2-3)

3 Big Bang De acordo com o modelo do Big Bang, o Universo expandiu-se a partir de um estado extremamente denso e quente e continua actualmente ainda em expansão. O Big Bang deu-se há cerca de 15 mil milhões de anos. Mas como surgiu? De onde surgiu?... O slide seguinte é um esquema que ilustra a expansão de uma parte de um Universo plano.

4 Big Bang milhões de anos

5

6 Nascimento de uma estrela As estrelas nascem, vivem e morrem. Formam-se devido à contracção de imensas nuvens de gás e poeira que existem nas galáxias. Hoje em dia considera-se que ao mesmo tempo que se forma a estrela, se forma também o sistema planetário. Teria sido assim com o sistema solar, há 4,5 mil milhões de anos.

7 Formação de uma Estrela

8 Sistema Solar

9 Primeiras formas de vida As primeiras formas de vida seriam provavelmente muito semelhantes a bactérias muito simples, que existem ainda hoje em dia (cianobactérias). Essas bactérias originaram formações carbonatadas (os estromatólitos). As mais antigas formações minerais deste tipo que se conhecem situam-se na Austrália e têm cerca de 3,8 mil milhões de anos.

10 Estromatólitos - Austrália

11 As primeiras formas de vida evoluíram no mar, pois só aí se encontravam as condições necessárias a essa evolução. De uma só célula os seres vivos passaram a seres pluricelulares. A partir de seres muito simples a vida foi evoluindo originando seres mais complexos (árvore filogenética). E quais as provas dessa evolução? Qual o registo?

12 Árvore Filogenética Universal (Norman Pace)

13 Seres aquáticos primitivos

14 Fósseis Os fósseis encontram-se depositados em diferentes camadas de sedimentos que se vão sobrepondo e das quais se pode calcular a data de formação. É assim possível datar as diferentes formas de vida com registo fóssil e estudar a sua evolução

15 Deposição dos organismos

16 Fósseis marinhos ( MA) A partir dos primeiros seres muito simples, a evolução levou ao aparecimento de seres cada vez mais complexos

17 Flora (200 MA) fetos arbóreos, cicas Os seres vivos surgiram primeiro na água, mas depois «invadiram» a terra…

18 Dinossauros (200 MA) Há cerca de 200MA os grandes répteis herbívoros e carnívoros habitavam grande parte da Terra

19 A teoria mais aceite para o desaparecimento dos grandes répteis e dos grandes carnívoros é a de que um meteorito de grandes dimensões embateu na Terra (há cerca de 65,5 milhões de anos). Esse embate provocou nuvens de poeira que levaram a um abaixamento drástico da temperatura, o que levou ao desaparecimento de grande parte da flora, dos grandes herbívoros, e, consequentemente, dos grandes carnívoros.

20 Sobreviveram animais de pequeno porte, como pequenos mamíferos que viviam protegidos em grutas

21 Os seres humanos, os macacos, os gorilas e os orangotangos são primatas Há cerca de 60 MA surgiram os Primatas

22 Características dos Primatas Dois olhos dispostos lado a lado; cérebro desenvolvido, capacidade de ficar de pé; presença de cinco dedos nas mãos e pés; narinas para a frente; duas mamas no peito.

23 Os primeiros hominídeos surgiram em África (há cerca de 4 MA). Apresentam locomoção bípede no solo, dentes pequenos, grande capacidade craniana Australopithecus afarensis

24 Evolução dos hominídeos – género Homo

25 Se concentrarmos toda a história do Universo, do Big Bang aos nossos dias, num ano e o Big Bang tivesse ocorrido no primeiro segundo desse ano, só em Setembro estaria formado o sistema solar; a vida só teria surgido a 11 de outubro; os hominídeos surgiriam a 15 de Dezembro. O género Homo teria aparecido 3 minutos antes de terminar o ano. O nascimento de Jesus Cristo seria quatro segundos antes de acabar o ano…

26

27 A evolução é a mão de Deus, que nos reconduz a Si (Pe Teilhard de Chardin) Capela Sistina – Miguel Ângelo


Carregar ppt "No princípio Deus criou o céu e a terra…... E Deus disse: Haja luz e ela apareceu. E Deus chamou DIA à luz e NOITE às trevas E Deus criou dois grandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google