A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 7º Ano – Ciências Naturais Prof. Fernando Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 7º Ano – Ciências Naturais Prof. Fernando Martins."— Transcrição da apresentação:

1 1 7º Ano – Ciências Naturais Prof. Fernando Martins

2 2 Onde está escrita a história da Terra? FÓSSEIS FÓSSEIS, permitem-nos... Conhecer as transformações por que passou a Terra São restos ou rastos (vestígios) de seres vivos que resistiram ao passar dos tempos e ficaram conservadas nas rochas; têm de estar na rocha onde se formaram e terem mais de anos.

3 3 Dos organismos vivos que existiram na Terra em épocas passadas, apenas uma parte foi preservada sob a forma de fósseis PORQUE: As plantas e animais vivos podem ser atacados e comidos por predadores Os organismos mortos podem ser comidos por animais necrófagos

4 De que depende a fossilização? 4 -Presença de oxigénio (o oxigénio destrói os seres vivos) - Tipo de ser vivo (partes duras preservam-se mais facilmente) - Ambiente onde os seres vivem (clima frio ou água preserva melhor os seres vivos)

5 5 Para que um organismo se conserve, terá de ser rapidamente enterrado em sedimentos. Não sendo destruído pelo calor e pressão, ou pelos agentes erosivos. Os fósseis, são na sua maioria, organismos marinhos, porque a maior parte dos sedimentos acumulam-se no mar.

6 6 Muitas associações fossilíferas encontram-se nas rochas sedimentares PALEONTOLOGIA: ciência que estuda os fósseis PALEONTÓLOGO : geólogo cientista que se dedica ao estudo dos fósseis

7 Tipos de Fossilização Conservação total: –Gelo –Âmbar –Turfeiras Mineralização –Petrificação Incarbonização 7

8 Tipos de Fossilização Moldagem –Molde interno –Molde Externo –Contramolde Marcas (icnofósseis) –Pegadas –Marcas de alimentação –Coprólitos 8

9 9 Fósseis de Idade São os que tiveram uma ampla distribuição geográfica num curto espaço de tempo. Quando descobrimos um fóssil de idade... Permite-nos saber a idade da rocha em que se encontra. Ex: Trilobites, por terem vivido em curtos Períodos da Era Paleozóica, datam todos os terrenos onde se encontram, como sendo desses Períodos. trilobite

10 Idade das Rochas 10 É a idade, por comparação, com os fósseis de idade; dá um valor aproximado. Tem a ver com as Eras Geológicas. Ex: Rocha da Era Primária. É a idade, em número de Milhões de Anos (M.a.); dá um valor em número, com uma margem de erro. Ex: Rocha com 130±1 M.a.

11 11 Fósseis de Ambiente (ou de Fácies) Ex: Rochas com Amonites, encontradas em zonas afastadas do mar, permitem concluir que estas se formaram em ambiente marinho. Amonite Permitem-nos caraterizar ou reconstituir ambientes passados.

12 12 Etapas da História biológica da Terra Era Pré-Câmbrica (4.600 a 540 M.a.): surge a Terra, depois oceanos, surge a vida primitiva (bactérias), depois seres unicelulares simples, depois seres pluricelulares sem partes duras.

13 13 Etapas da História biológica da Terra Era Primária ou Paleozóico (540 a 248 M.a.): surgem seres pluricelulares com partes duras: trilobites, algas verdes, peixes, primeiras plantas e animais terrestres, primeiros insetos, anfíbios e répteis.

14 14 Etapas da História biológica da Terra Era Secundária ou Mesozóico (248 a 65 M.a.): surgem Dinossáurios, Aves, Mamíferos, Amonites e plantas com flor. No final há uma grande extinção. Era Terciária ou Cenozóico (65 M.a. até hoje): desenvolvem-se os mamíferos e as aves; surge o Homem.


Carregar ppt "1 7º Ano – Ciências Naturais Prof. Fernando Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google