A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Terra conta a sua História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Terra conta a sua História"— Transcrição da apresentação:

1 A Terra conta a sua História
Ciências Sétimo Ano – Terra em Transformação

2 Sumário Grandes etapas da História da Terra:
Como datar os principais acontecimentos da História da Terra? Nuno Correia 08-09

3 A Terra não tem apenas 5000 anos!
afirmou Leonardo da Vinci no século XVI.

4 As rochas sedimentares resultam, na grande maioria, de materiais provenientes da alteração de outras rochas que, depois de transportados, se depositam devido ao seu próprio peso

5 Os depósitos ou sedimentos experimentam uma série de transformações, acabando por formar rochas sedimentares.

6 A deposição de materiais verifica-se com mais frequência em zonas submersas, como acontece em mares e lagos, sendo os sedimentos mais antigos recobertos por sedimentos mais recentes.

7 Simultaneamente com a deposição de partículas sedimentares, pode ocorrer a deposição de organismos mortos, que acabam por ficar recobertos pelos sedimentos que continuam a depositar-se.

8 As conchas de amonites, por exemplo, mais duras que a parte restante destes seres vivos, ficam incluídas nos sedimentos e comprimidas por eles. Com o tempo também podem ser destruídas, deixando a marca da sua forma na rocha que se estava a formar.

9 Na Natureza, encontramos frequentemente estratos horizontais, estratos inclinados, estratos dobrados e estratos com falhas

10 Estratos Formam-se assim camadas sucessivas e sobrepostas, chamadas estratos . Numa sequência de estratos que tenham conservado a sua posição ori­ginal, os estratos são paralelos e horizontais, sobrepondo-se os mais recen­tes aos mais antigos. Deste modo, a posição relativa dos estratos, segundo a vertical, representa o sentido de passagem do tempo. Simultaneamente com a deposição de partículas sedimentares, pode ocorrer a deposição de organismos mortos, que acabam por ficar recober­tos pelos sedimentos que continuam a depositar-se. As conchas de amoni-tes, por exemplo, mais duras que a parte restante destes seres vivos, ficam incluídas nos sedimentos e comprimidas por eles. Com o tempo também podem ser destruídas, deixando a marca da sua forma na rocha que se estava a formar. Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que existiram em épocas geológicas anteriores à actual, tendo a mesma idade da rocha que os contém. As rochas sedimentares apresentam-se, geralmente, em estratos e podem conter fósseis. Os fósseis são contemporâneos das rochas onde estão incluídos. Olhos de Água - Portugal

11 Como datar os principais acontecimentos da história da Terra?
No sec XVII concluiu que os sedimentos se dispõem em estratos (ou camadas). Como datar os principais acontecimentos da história da Terra? No século XVII, Steno, um geólogo da época, concluiu que os sedimentos se dispõem em estratos (ou camadas) e que os mais recentes se depositam sobre os mais antigos - Prin­cípio da Sobreposição dos Estratos. Na Natureza, encontramos frequentemente estratos hori­zontais, estratos inclinados, estratos dobrados e estratos com falhas (figs. 1,2,3 e 4).

12 Princípio da Sobreposição dos Estratos
os estratos mais recentes depositam-se sobre os mais antigos Olhos de Água - Portugal

13 Na natureza encontramos com frequentemente estratos horizontais, estratos inclinados, estratos dobrados e estratos com falhas.

14 Nuno Correia 08-09

15 Nuno Correia 08-09

16 Nuno Correia 08-09

17 Nuno Correia 08-09

18 Princípio da intersecção
qualquer estrutura geológica que corte outra é de formação posterior. Actualmente, o Princípio da Sobreposição dos Estratos estabelece que, numa sequência não deformada de estra-j tos de rochas sedimentares, uma camada de sedimentos é mais recente do que a que está por baixo e mais antiga do que a que se situa por cima. No entanto, este princípio só é válido para estratos não l deformados, já que, como podes observar na figura 3, estratos de formação mais recente podem encontrar-se abaixo dos mais antigos. As alterações nos estratos rochosos são uma consequência de movimentos e forças da crusta terrestre. No estudo de estratos deformados, os geólogos aplicam ainda o seguinte princípio: Por exemplo, as falhas que cortam os estratos da figura 4 da página anterioi são posteriores à sua formação.

19 Princípio da identidade paleontológica
grupos de fósseis aparecem numa ordem definida e que se pode reconhecer determinado período do tempo geológico pelas características dos fósseis, ou seja, estabelece que os estratos com o mesmo conteúdo fóssil têm a mesma idade.

20 não são todos os fósseis que servem para datar terrenos
não são todos os fósseis que servem para datar terrenos. Só os fósseis de seres vivos que viveram durante intervalos de tempo curto e tiveram uma grande dispersão geográfica – fósseis de idade, característicos ou estratigráficos – possibilitam estabelecer a relação entre a idade dos terrenos em que se encontram.

21 Conclusão As rochas sedimentares apresentam-se, geralmente, em estratos e podem conter fósseis. Os fósseis são contemporâneos das rochas onde estão incluídos. Na natureza encontramos frequentemente estratos horizontais, estratos inclinados, estratos dobrados e estratos com falhas.

22 Exercícios


Carregar ppt "A Terra conta a sua História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google