A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo. ROCHAS SEDIMENTARES: DEFORMAÇÕES; CLASSIFICAÇÕES E HISTÓRIAS DO PASSADO Processos de Deformação, Tipos de Rochas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo. ROCHAS SEDIMENTARES: DEFORMAÇÕES; CLASSIFICAÇÕES E HISTÓRIAS DO PASSADO Processos de Deformação, Tipos de Rochas."— Transcrição da apresentação:

1 Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo

2 ROCHAS SEDIMENTARES: DEFORMAÇÕES; CLASSIFICAÇÕES E HISTÓRIAS DO PASSADO Processos de Deformação, Tipos de Rochas Sedimentares e Fósseis.

3 Questões-Problema Quais os tipos de Rochas Sedimentares? Como se classificam? Quais os factores condicionantes de morfologia, deposição? Quais os princípios anexos à sobreposição? Quais as condições necessárias para que uma rocha sedimentar se deforme? O que é que as Rochas Sedimentares nos podem contar sobre o Passado? Como se dá a fossilização?

4 Rochas Sedimentares: Registos Históricos da Terra O estudo das rochas sedimentares fornece dados importantes sobre as rochas pré-existentes que sofreram meteorização e erosão, permitem caracterizar o tipo de transporte e as condições ambientais em que ocorreu a diagénese. Os sedimentos tendem a depositar-se sob a forma de estratos e a partir do seu estudo é-nos possível determinar as camadas mais recentes e as camadas mais antigas. As rochas sedimentares podem conter fósseis, estes para além de instrumentos importantes na datação relativa auxiliam na reconstituição dos diferentes ambientes povoados pelos seres vivos e onde se formaram as rochas sedimentares.

5 Fossilização A fossilização que corresponde ao processo de preservação de restos de seres vivos ou vestígios da sua atividade ao longo do tempo, pode ocorrer pela preservação dos revestimentos externos (carapaças e conchas, por exemplo) e tecidos duros como os dentes e ossos dos organismos que habitaram a aterra no passando, encontrando-se extintos na atualidade. ConservaçãoMineralizaçãoIcnofósseis MoldagemImpressãoIncarbonização

6 Tipos de Fósseis Fósseis de idade: dão-nos uma datação relativa das formações geológicas onde se encontraram, tendo uma pequena distribuição estratigráfica e alta distribuição geográfica; Fósseis de fácies: são fósseis que fornecem indicações sobre o ambiente em que o ser vivo viveu, tendo uma grande distribuição estratigráfica e uma pequena distribuição geográfica; Trilobite: Fóssil de Idade Crinóides: Fóssil de Fácies

7 Princípios Geológicos Princípio da Sobreposição dos Estratos Estratos Princípio da Identidade Paleontológica Princípio da Interseção

8 Princípios Geológicos Princípio da Inclusão Inclusão de fragmentos dos estratos Princípio da Continuidade Lateral

9 Datação Radiométrica É um tipo de datação absoluta que se baseia no decaimento radioativo de alguns elementos químicos presentes no nosso planeta. Átomo-PaiÁtomo-Filho Tempo de semi- vida Potássio- 40Árgon-4011,9 M.a. Rubídio - 87Estrôncio-874,7 M.a. Urânio -238Chumbo-2064,6 M.a. Carbono-14Azoto-145,6, mil anos

10 Escala do Tempo Geológico A aplicação conjunta dos princípios – sobreposição, continuidade lateral e identidade paleontológica – permite estabelecer relações de idade entre rochas sedimentares geograficamente afastadas, imprescindíveis na compreensão da história de uma região e até mesmo da Terra. Esta técnica de correlação permitiu a construção de uma escala do tempo geológico baseada na seriação, em termos cronológicos, dos acontecimentos que marcaram a História da Terra, desde a sua formação, há cerca de 4600 M. a., até aos tempos atuais. A aplicação conjunta dos princípios – sobreposição, continuidade lateral e identidade paleontológica – permite estabelecer relações de idade entre rochas sedimentares geograficamente afastadas, imprescindíveis na compreensão da história de uma região e até mesmo da Terra. Esta técnica de correlação permitiu a construção de uma escala do tempo geológico baseada na seriação, em termos cronológicos, dos acontecimentos que marcaram a História da Terra, desde a sua formação, há cerca de 4600 M. a., até aos tempos atuais.

11 Escala do Tempo Geológico


Carregar ppt "Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo. ROCHAS SEDIMENTARES: DEFORMAÇÕES; CLASSIFICAÇÕES E HISTÓRIAS DO PASSADO Processos de Deformação, Tipos de Rochas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google