A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos, histórico e ciências afins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos, histórico e ciências afins"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos, histórico e ciências afins
Paleontologia Conceitos, histórico e ciências afins Professora: Ana Cristina Sanches Diniz

2 INTRODUÇÃO PALEONTOLOGIA:
Origem grega: Palaios (antigo) + ontos (ser) + logos (estudo); (Ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis.) Origem no latim: Fossilis (extraído da terra); Elo entre as Disciplinas Biologia e Geologia;

3 INTRODUÇÃO Objetivos da Paleontologia
Fornecer dados para o conhecimento da evolução biológica dos seres vivos através do tempo; Fornecer dados acerca da datação relativa; Reconstruir o ambiente em que o fóssil viveu; Identificar rochas onde ocorrem minerais ou combustíveis; Reconstituição da história geológica da Terra através do estudo das sucessões faunísticas e florísticas preservadas nas rochas – geocronologia. 3

4 Macropaleontologia (> 2mm)
INTRODUÇÃO Áreas do conhecimento paleontológico - Mesmas subdivisões da biologia atual. Zoologia Paleozoologia Botânica Paleobotânica Icnologia Paleoicnologia Parasitologia .... Paleoparasitologia Palinologia Paleopalinologia Macropaleontologia (> 2mm) Micropaleontologia (<2mm) 4

5 Histórico Aristóteles (384 -322 A.C.)
“fósseis como produto da vis formativa (dilúvio) em depósitos marinhos de idade remota (Séc. XVIII)

6 Histórico Abu ibn Sinna – Avicenna (980-1037)
De congelatione et conglutinatione lapidum vis plastica capaz de dar às pedras formas semelhantes a animais e plantas, não conseguindo porém dar-lhes vida.

7 Histórico Shen Kua ( ) O sábio chinês defendia que a terra formava-se a partir da erosão das montanhas e pela deposição de sedimentos.

8 Histórico Georgius Agricola (1494-1555)
De re metallica (libri XII, 1556) no qual se podia encontrar um anexo sobre as criaturas que habitavam o interior da Terra (Buch von den Lebewesen unter Tage). considerado o pai da Geologia como ciência. admitiu que os fósseis resultavam de seres vivos que petrificavam por ação de suco lapidificante (succus lapidescens).

9 Histórico Leonardo da Vinci (1452-1519)
as conchas fósseis encontradas correspondiam a seres vivos marinhos que tinham habitado tais terrenos antes ocupados pelo mar.

10 Histórico Martinho Lutero (1483-1546)
Mito do Dilúvio Universal bíblico fósseis marinhos encontrados em terra firme. interpretação biológica dos fósseis como justificativa teológica da extinção das espécies.

11 Histórico Carl von Linné (1707-1778) Sueco Systema Naturae, 1758
Histoire Naturelle , 1749

12 O Nascimento da Paleontologia
Histórico G. George Cuvier ( ) Museu de História Natural de Paris “Revoluções do Globo” - Catastrofismo Fundador da Paleontologia dos Vertebrados Mont Marte: restos de elefantes diferem de restos de mamutes. Fenômeno da extinção.

13 Paleoantropologia Homem de Cro-Magnon
Histórico Édouard Lartet (1801–1871) Paleoantropologia Homem de Cro-Magnon

14 Princípios Geológicos
Histórico Charles Lyell ( ) Princípio do Uniformitarismo x Catastrofismo A natureza manteve desde sempre as mesmas leis. Os processos geológicos desenvolvem-se de forma natural, devido a processos físicos, químicos e biológicos que atuam de forma lenta, gradual e contínua ao longo dos tempos geológicos.

15 Histórico Evolucionismo Charles Robert Darwin (1809–1882)
Darwin não se interessou tanto pelo valor estratigráfico dos restos fossilizados, mas sim pelo seu valor como testemunhos da seleção natural, e sobretudo da evolução das espécies. Na sua obra "On the Origin of Species", 1859.

16 O Nascimento da Paleontologia no Brasil
Século XIX Viagens de cientistas europeus e norte-americanos; Ossadas de mamíferos quaternários; Expedições de naturalistas; Coleções enviadas para países de origem: gabinetes de curiosidades.

17

18 Museu Real – Museu Nacional da UFRJ Dom João VI, 1818
Acervo brasileiro: biológico, paleontológico e mineralógico; Burlamarque, F.C.L. (português) – 1855 – monografia sobre mamíferos pleistocênicos; Importância emerge apenas no final do séc XIX ; Coleções são organizadas.

19 Paleontologia Brasileira
Histórico Peter Wilhelm Lund ( ) O Pai da Paleontologia Brasileira Estudos dos mamíferos pleistocênicos em grutas calcárias da bacia do Rio das Velhas (250). : peças fósseis 150 ssp. viventes – 26 ssp. extintas

20 Paleontologia Brasileira
Histórico Llewellyn Ivor Price ( ) Santa Maria, RS Carlos de Paula Couto ( ), RJ Tratado de Paleomastozoologia


Carregar ppt "Conceitos, histórico e ciências afins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google