A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.

2 SABER ISTO É IMPORTANTE
ADAPTAÇÃO É o ajustamento que todos os organismos apresentam em relação ao ambiente em que vive. CAMUFLAGEM Quando a espécie revela a mesma cor ou possui uma forma que se confunde com coisas do ambiente. MIMETISMO Quando os indivíduos de uma espécie se assemelham bastante aos de outra espécie.

3 EXEMPLOS ADAPTAÇÃO CAMUFLAGEM MIMETISMO

4 FIXISMO X EVOLUCIONISMO
DIZIA QUE TODAS AS ESPÉCIES FORAM CRIADAS POR UM ATO DIVINO, E DESDE ENTÃO, NÃO MUDARAM. ASSIM, O NÚMERO DE ESPÉCIES SERIA FIXO. A PARTIR DO SÉCULO XVII, ALGUNS BIÓLOGOS COMEÇARAM A QUESTIONAR A IMUTABILIDADE DAS ESPÉCIES. OS SERES VIVOS MODIFICARAM- SE AO LONGO DO TEMPO, PASSANDO POR PROCES- SOS DE ADAPTAÇÃO AOS AMBIENTES EM QUE HABITAVAM

5 Evidências da evolução
Fósseis (paleontologia)

6 Fósseis É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra.

7 Formação Nas camadas mais antigas somente são encontrados organismos muito primitivos. Mamíferos entre eles os primatas somente são encontrados em camadas mais recentes.

8 Importância Conhecer organismos que viveram na Terra em tempos remotos. Fornecer indícios de parentesco com as espécies atuais. Conhecer a morfologia de espécies extintas. Os fósseis são testemunhos da evolução.

9 EVOLUCIONISTAS Lamarck (1744 – 1829) Charles Darwin (1809 – 1882)

10 LAMARCKISMO NECESSIDADE DA ADAPTAÇÃO POR ISSO OCORRIAM AS MUDANÇAS. NÃO ACREDITAVA NA EXTINÇÃO BIOLÓGICA. ELABOROU A LEI DO USO E DESUSO Por falta de experimentos não chegou a abalar o criacionismo.

11 DARWINISMO O AMBIENTE TENDE A LIMITAR O NÚMERO DE INDIVÍDUOS EM CADA POPULAÇÃO. OS INDIVÍDUOS DE UMA POPULAÇÃO DIFEREM QUANTO A DIVERSAS CARACTERÍSTICAS. OS INDIVÍDUOS QUE SOBREVIVEM E SE REPRODUZEM SÃO AQUELES QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS APTAS PARA A SUA ADAPTAÇÃO. O AMBIENTE ATUA COMO FORÇA SELETIVA.

12 Lamarckismo x Darwinismo

13 O PAPEL AMBIENTE SEGUNDO LAMARCK O AMBIENTE É ATIVO, ATUA COMO UM FATOR DE MODIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES. SEGUNDO DARWIN O AMBIENTE É PASSIVO, SELECIONA AS VARIAÇÕES MAIS APTAS PRÉ-EXISTENTES.

14 Dados biogeográficos :
Darwinismo Dados biogeográficos : Localizadas a 1000 km da América do Sul, no Oceano Pacífico, propriedade do Equador e Patrimônio da Humanidade, apresentam uma fauna e flora peculiares. Darwin observou que haviam variedades dentro de cada espécie, distribuídas cada uma em sua ilha.

15 Nome provém das tartarugas gigantes que o habitam.

16 GALÁPAGOS : OS TENTILHÕES

17 MEIOS DIFERENTES SELECIONAM INDIVÍDUOS DIFERENTES

18 Seleção natural Darwinismo
Em cada geração uma parte dos indivíduos de uma população são eliminados porque estabelecem entre eles uma "Luta pela sobrevivência“ (competição); Deste modo sobrevivem os que melhor se adaptarem ao meio. Os indivíduos mais aptos transmitem essas características à seus descendentes.

19 Resumo da origem das espécies, 1859
FATOS CONSEQÜÊNCIAS Rápido aumento na população. Luta pela vida. Luta pela vida, uso da Herança. Sobrevivência do mais apto:seleção natural Sobrevivem indivíduos diferentes em meios diferentes: origem das novas espécies Seleção Natural - Variação do meio

20 Biston betularia

21 PANGÉIA

22 PLACAS TECTÔNICAS


Carregar ppt "TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google