A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva"— Transcrição da apresentação:

1 Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
Homologia: estudo comparado dos seres vivos com a deparação de estruturas semelhantes em espécies diferentes Estruturas Análogas: são as que as se assemelham simplesmente por exercerem a mesma função.

2 Divergência evolutiva
Estruturas Hómólogas: são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um mesmo ancestral comum. Ex.: membros superiores de mamíferos

3 Òrgãos vestigiais São aqueles que ao longo das gerações perdem suas funções e reduzem de tamanho nos seus descendentes. Ex.: apêndice cecal ou vermiforme de seres humanos.

4 Estudo dos fósseis Fóssil é todo e qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos. Para a evolução, seu estudo é importante devido a possibilidade de conseguir indícios de parentescos entre as espécies atuais.

5 Idéias de Lamarck Lei do uso e do desuso:
Naturalista francês, foi o primeiro a propor a Teoria Sintética da Evolução com a publicação de seu livro Filosofia zoológica, em 1809. Acreditava piamente na Teoria da geração espontânea e por isso dizia que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente. Segundo Lamarck, o princípio evolutivo estava baseado em duas leis: Lei do uso e do desuso: No processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que atrofiem.

6

7 Lei da transmissão dos caracteres adquiridos:
Alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso são transmitidas aos descendentes. Equivocos cometidos por Lamarck A lei do uso e do desuso somente é válida para alguns órgão como os músculos, por exemplo, que se desenvolvem com exercícios e atrofiam por falta deles. A lei da transmissão de características adquiridas não é válida em nenhuma circunstancia. Na época não se sabia nada sobre transmissão de caracteres genéticos. LEMBRANDO: Lamarck publicou seu trabalho em 1809; Mendel nasceu em 1822 e teve seu trabalho reconhecido somente em 1900.

8 Idéias de Charles Darwin (Seleção Natural)
Naturalista inglês, fez observações entre 1831 e 1836 nas ilhas de Galápagos. Após ler no livro de Thomas Malthus, de 1798, a seguinte frase: “... enquanto a população cresce em escala geométrica, a produção de alimentos cresce em escala aritmética.”, Darwin chegou às seguintes conclusões: - Todos os organismos descendem, com modificações, de um ancestral comum; O principal agente de modificações é ação da seleção natural sobre as variações individuais. “Não é o mais forte e nem o mais inteligente que sobrevive, e sim o mais adaptado a mudanças.”

9 Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo
É a união das ideias de Lamarck e Darwin com as descobertas de Mendel. Assim, os principais fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos em duas categorias: - fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população: mutação e permutação - fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida : migração, deriva genética e seleção natural. Mutação: Podem se cromossômicas (número de cromossomos) ou genéticas (perda, adição ou substituição de nucleotídeos). Ocorrem ao acaso e por seleção natural são mantidas (transmitida para os descendentes) ou eliminadas (morte do indivíduo).

10 Permutação: Migração: Seleção Natural:
Na formação dos gametas durante a meiose, há trocas de partes entre os cromossomos homólogos, estabelecendo novas combinações entre os genes e aumentando a variabilidade genética (crosing over) Migração: Corresponde à entrada (imigração) ou saída (emigração) de indivíduos (genes) em uma população. Este movimento de migração de genes é conhecido como FLUXO GÊNICO. Seleção Natural: Consiste em selecionar indivíduos mais adaptados (em melhores condições de sobreviver e se reproduzir) a determinada condição ecológica e eliminar aqueles desvantajosos para esta mesma condição.

11 Atividades complementares de estudo (não vale visto) :
PÁGINAS 165 E 166 Nº 11 AO 17 Atividades complementares de estudo (não vale visto) : Livro – Biologia, volume único Autores: Sônia Lopes e Sérgio Rosso Atividades das páginas: 520 a 523


Carregar ppt "Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google