A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo.

Cópias: 1
O homem veio do macaco? Até meados do século 19 muitas pessoas acreditavam que os organismos surgiam com uma forma e permaneciam indefinidamente com essa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo

2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 1º Teoria – A Evolução Ocorre: As espécies não são imutáveis e várias evidências sustentam esta afirmação. O que difere a teoria de Darwin das de seus antecessores?

3

4 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Descendência comum
As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 1º Teoria – A Evolução Ocorre: As espécies não são imutáveis e várias evidências sustentam esta afirmação. O que difere a teoria de Darwin das de seus antecessores? 2º Teoria – Novas espécies surgem de espécies pré-existentes. Darwin trata de um mecanismo de evolução que estabelece elos de parentesco usando a metáfora “árvore da vida”, enfatizando a ideia principal de sua teoria. Descendência comum

5

6

7 “PARÊNTESES”

8 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas.

9

10 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas. LAMARCK DARWIN

11 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas. A evolução é um processo cumulativo, pois as diferenças que tornam as populações heterogêneas, operando em grandes escalas de tempo, resultaram nas diferentes espécies. Em uma escala de tempo ainda maior, o resultado é a imensa biodiversidade do planeta Terra.

12

13 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 4º Teoria – A evolução é gradual: Grandes mudanças evolutivas ocorreram com uma sucessão de pequenas mudanças que se acumularam. Segundo Darwin, “a natureza não dá saltos”.

14

15 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 4º Teoria – A evolução é gradual: Grandes mudanças evolutivas ocorreram com uma sucessão de pequenas mudanças que se acumularam. Segundo Darwin, “a natureza não dá saltos”. O gradualismo do processo evolutivo foi alvo de críticas: há lacunas na diversidade do mundo natural; nem sempre os intermediários que explicam transições entre espécies são efetivamente encontrados. Para Darwin, trata-se de uma falha do registro fóssil.

16

17 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: Darwin e Wallace propuseram, de forma independente, o mecanismo da seleção natural, o qual, já na época, gerou pouca controvérsia. Ambos observavam os fatos do mundo natural atentamente e, deles, criavam suas hipóteses e conclusões:

18 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande.

19

20 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande. 2º Fato – entretanto, as populações mantêm seus tamanhos constantes ao longo do tempo.

21

22 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande. 2º Fato – entretanto, as populações mantêm seus tamanhos constantes ao longo do tempo. CONCLUSÃO: A CADA GERAÇÃO MORRE GRANDE NÚMERO DE INDIVÍDUOS, MUITOS SEM DEIXAR DESCENDENTES.

23

24 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 3º Fato – os indivíduos de uma população diferem em vários aspectos, incluindo aqueles que permitem explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes. CONCLUSÃO: OS INDIVÍDUOS QUE SOBREVIVEM E SE REPRODUZEM SÃO PREFERENCIALMENTE OS QUE APRESENTAM CERTAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS COM A ADAPTABILIDADE ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS – LUTA PELA SOBREVIVÊNVIA (COMPETICÃO).

25

26 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 4º Fato – grande parte das características dos indivíduos de uma geração é passada para a descendência. CONCLUSÃO: OS QUE SOBREVIVEM A CADA GERAÇÃO TENDEM A TRANSMITIR AOS DESCENDENTES AS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A SUA MAIOR ADAPTABILIDADE. COM ISSO, A SELEÇÃO NATURAL FAVORECE A PERMANÊNCIA E O APRIMORAMENTO DESSAS CARACTERÍSTICAS

27

28

29 FIM


Carregar ppt "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google