A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo.

Cópias: 1
O homem veio do macaco? Até meados do século 19 muitas pessoas acreditavam que os organismos surgiam com uma forma e permaneciam indefinidamente com essa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo

2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 1º Teoria – A Evolução Ocorre: As espécies não são imutáveis e várias evidências sustentam esta afirmação. O que difere a teoria de Darwin das de seus antecessores?

3

4 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 1º Teoria – A Evolução Ocorre: As espécies não são imutáveis e várias evidências sustentam esta afirmação. O que difere a teoria de Darwin das de seus antecessores? 2º Teoria – Novas espécies surgem de espécies pré-existentes. Darwin trata de um mecanismo de evolução que estabelece elos de parentesco usando a metáfora árvore da vida, enfatizando a ideia principal de sua teoria. Descendência comum

5

6

7 PARÊNTESES

8 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas.

9

10 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas. LAMARCK DARWIN

11 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 3º Teoria – A variação intraespecífica dá origem a diferenças interespecíficas: Não são os indivíduos da espécie que mudam ao longo do tempo, mas as populações. Exemplo: redução do tamanho corporal de parasitas. A evolução é um processo cumulativo, pois as diferenças que tornam as populações heterogêneas, operando em grandes escalas de tempo, resultaram nas diferentes espécies. Em uma escala de tempo ainda maior, o resultado é a imensa biodiversidade do planeta Terra.

12

13 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 4º Teoria – A evolução é gradual: Grandes mudanças evolutivas ocorreram com uma sucessão de pequenas mudanças que se acumularam. Segundo Darwin, a natureza não dá saltos.

14

15 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 4º Teoria – A evolução é gradual: Grandes mudanças evolutivas ocorreram com uma sucessão de pequenas mudanças que se acumularam. Segundo Darwin, a natureza não dá saltos. O gradualismo do processo evolutivo foi alvo de críticas: há lacunas na diversidade do mundo natural; nem sempre os intermediários que explicam transições entre espécies são efetivamente encontrados. Para Darwin, trata-se de uma falha do registro fóssil.

16

17 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: Darwin e Wallace propuseram, de forma independente, o mecanismo da seleção natural, o qual, já na época, gerou pouca controvérsia. Ambos observavam os fatos do mundo natural atentamente e, deles, criavam suas hipóteses e conclusões:

18 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande.

19

20 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande. 2º Fato – entretanto, as populações mantêm seus tamanhos constantes ao longo do tempo.

21

22 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 1º Fato – populações naturais de qualquer espécie tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo (biótico) dos seres vivos é muito grande. 2º Fato – entretanto, as populações mantêm seus tamanhos constantes ao longo do tempo. CONCLUSÃO: CONCLUSÃO: A CADA GERAÇÃO MORRE GRANDE NÚMERO DE INDIVÍDUOS, MUITOS SEM DEIXAR DESCENDENTES.

23

24 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 3º Fato – os indivíduos de uma população diferem em vários aspectos, incluindo aqueles que permitem explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes. CONCLUSÃO: CONCLUSÃO: OS INDIVÍDUOS QUE SOBREVIVEM E SE REPRODUZEM SÃO PREFERENCIALMENTE OS QUE APRESENTAM CERTAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS COM A ADAPTABILIDADE ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS – LUTA PELA SOBREVIVÊNVIA (COMPETICÃO).

25

26 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA As ideias evolutivas de Darwin resultaram em outras teorias, que, juntas, serviram para apoiar e sustentar o que se conhece simplesmente como Teoria da Evolução. 5º Teoria – Seleção Natural, o mecanismo subjacente a evolução: 4º Fato – grande parte das características dos indivíduos de uma geração é passada para a descendência. CONCLUSÃO: CONCLUSÃO: OS QUE SOBREVIVEM A CADA GERAÇÃO TENDEM A TRANSMITIR AOS DESCENDENTES AS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A SUA MAIOR ADAPTABILIDADE. COM ISSO, A SELEÇÃO NATURAL FAVORECE A PERMANÊNCIA E O APRIMORAMENTO DESSAS CARACTERÍSTICAS

27

28

29 FIM


Carregar ppt "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Ideia básica da Biologia Evolutiva = espécies mudando ao longo do tempo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google