A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO. As coisas são semelhantes por isso a ciência é possível. As coisas são diferentes e por isso a ciência é

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO. As coisas são semelhantes por isso a ciência é possível. As coisas são diferentes e por isso a ciência é"— Transcrição da apresentação:

1 DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO

2 As coisas são semelhantes por isso a ciência é possível. As coisas são diferentes e por isso a ciência é necessária. Richard Lewontin, A evolução é um processo unificador que nos liga por ancestralidade a todos os seres vivos do planeta. O PROCESSO EVOLUTIVO

3 A evolução em ciências biológicas significa simplesmente mudança nos genes ou na proporção desses em uma população. Não há juízo de valor para melhor, pois o que é bom para um organismo em um determinado tempo pode ser prejudicial em outro. O PROCESSO EVOLUTIVO

4 Microevolução – processos envolvidos na mudança da frequência dos genes na população. Associado às forças evolutivas: mutação, seleção natural, deriva gênica e fluxo gênico entre populações. O PROCESSO EVOLUTIVO

5 Macroevolução – processos associados com os resultados das mudanças geológicas. São as grandes mudanças evolutivas vistas nos eventos de extinção em massa ou eventos catastróficos e rápidos em relação ao tempo geológico. O PROCESSO EVOLUTIVO

6 A base da evolução é a diferença entre o que muda e o que permanece. Também leva em conta o resultado da mudança em relação ao meio. Se a taxa de mutação fosse muito baixa. Se a taxa de mutação fosse muito alta. A DIALÉTICA DA EVOLUÇÃO

7 A navalha de Occam A DIALÉTICA DA EVOLUÇÃO

8 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO O registro fóssil - fornece duas informações sobre a evolução da vida: 1. Ordem cronológica dos fósseis nas camadas geológicas.

9 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO O registro fóssil - fornece duas informações sobre a evolução da vida: 2.Existência de formas intermediárias entre grupos aparentados. Archeopteryx: réptil intermediário que deu origem às aves.

10 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Unidade da Vida – Há uma homogeneidade estrutural, bioquímica e fisiológica entre os organismos. Ex: Todos tem o DNA como molécula que carrega a informação genética. Isso só pode ocorrer porque todos os seres vivos são descendentes dos mesmos ancestrais.

11 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Árvores filogenéticas – os seres vivos podem ser classificados em grupos por ordem de complexidade e por sua história evolutiva comum. Isso reflete que os seres agrupados em uma árvore filogenética mantêm elos de ancestralidade.

12 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Árvores filogenéticas

13 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Restrições evolutivas – As estruturas derivadas aparecem a partir de estruturas primitivas. Adaptações fazem essas estruturas se especializarem e adquirir novas funções. Se não houvesse restrições seria mais vantajoso ter os 4 membros e mais as asas do que por exemplo o que ocorre nas aves em que os membros anteriores são modificados.

14 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Formas vestigiais – genes que deixam de ser selecionados e as mutações que surgem deixam de ser eliminadas permanecendo as formas determinadas por esses genes.

15 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Herança comum do inútil – cerca de apenas 2% do nosso DNA codifica proteínas. Os outros 98% não tem nenhuma função no organismo. Esse DNA não codificante é chamado de íntron e tem altas taxas de mutação. Apesar disso a posição dos íntrons é bastante conservada em grupos semelhantes.

16 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Herança comum do útil – soluções semelhantes podem ser apenas convergência adaptativa, mas se os tipos de soluções forem indiferentes, indica um grau de parentesco. Ex: O citocromo c tem várias diferenças entre os grupos de organismos distintos, mas desde que respeitada a estrutura tridimensional ele funciona bem quando transferido de um organismo por outro.


Carregar ppt "DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO. As coisas são semelhantes por isso a ciência é possível. As coisas são diferentes e por isso a ciência é"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google