A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
← Mamíferos ← outros Vertebrados ← Inververtebrados ← Protozoários

2 As espécies A, B e C descendem de um ancestral comum (↑); A e B apareceram posteriormente e descendem diretamente de um ancestral não compartilhado com C (↑).

3 SISTEMÁTICA – área da Biologia que estuda a biodiversidade
compreender os processos que originam a diversidade biológica; desenvolver critérios para organizar a diversidade, agrupando os seres vivos de acordo com características relevantes; descrever a biodiversidade, catalogando as espécies, além de batizá-las com nomes científicos.

4 Homologias – características comuns entre espécies DISTINTAS, herdadas de um mesmo ancestral. Divergência evolutiva.

5 ANALOGIAS – estruturas que apareceram independentemente em linhagens distintas, e que constituem adaptações a modos de vida semelhantes. Convergência evolutiva.

6 CLADÍSTICA – método de classificação baseado na ancestralidade evolutiva.

7 Princípio da Cladística: se uma novidade evolutiva surgiu e se fixou em uma espécie, todas as espécies descendentes dela herdarão essa novidade. Clado: é um conjunto de espécies que compartilham uma novidade evolutiva, e que descendem da espécie ancestral em que essa novidade surgiu. Objetivo da Cladística: reunir em um mesmo grupo apenas organismos que compartilham uma história evolutiva comum.

8 A anagênese envolve processos onde uma determinada característica pertencente a uma determinada população, surge ou se modifica com o passar do tempo levando à formação de novas características evolutivas. A mutação e a permutação são exemplos de processos anagênicos. A cladogênese é o processo no qual novas espécies surgem por diversificação ocorrida numa espécie ancestral. Segundo a especiação por cladogênese há dois processos envolvidos: especiação alopátrica e especiação simpátrica.

9 Cladograma – surgimento da coluna vertebral

10 Plesiomorfia ou característica primitiva - é a condição mais antiga de uma característica;
Apomorfia ou característica derivada - é a condição mais recente, que decorre da transformação hereditária de uma plesiomorfia. Ex: O caso da ordem Diptera. Sinapomorfia - compartilhamento de duas ou mais características apomórficas. Ex: pelos e glândulas mamárias.

11

12

13


Carregar ppt "SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google