A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do pensamento evolutivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do pensamento evolutivo"— Transcrição da apresentação:

1 História do pensamento evolutivo

2 fixismo Os seres vivos pertenceriam a grupos fixos, que não sofrem mudanças, criados por um ou mais entidades sobrenaturais. Tem o homem como uma espécie superior às outras – aquele que mais se aproxima da perfeição, a Ideia original (Platão).

3 fixismo Aristóteles dizia que os indivíduos eram diferentes expressões do mesmo tipo e as variações entre eles eram imperfeições na expressão da Ideia. Portanto as espécies eram fixas desde sempre.

4 fixismo A origem do homem segundo a bíblia também o coloca como uma criação divina perfeita. A esse conjunto de ideias platônico-aristotélico e judaico-cristães é denominado fixismo.

5 Evolucionismo Somente no século XVIII o criacionismo e a imutabilidade das espécies começaram a ser questionados. Erasmus Darwin em seu livro Zoonomia defende a ideia que as espécies poderiam mudar ao longo do tempo, mas não propõe nenhum mecanismo de como isso poderia acontecer.

6 Lamarckismo Lamarck foi o primeiro a propor uma teoria elaborada para explicar como as espécies mudam conforme o tempo. Em 1809 publica o Philosophie Zoologique defende que mudanças no ambiente provocariam nos seres vivos necessidade de modificação que leva a evolução para se adequarem ao meio.

7 Lamarckismo Hipótese da melhoria intrínseca. Os seres vivos por força da necessidade de se adequar as mudanças do ambiente iriam progressivamente ajustando-se ao ambiente. Sai a ideia fixista e entra a ideia de progresso.

8 Teoria evolutiva de darwin-wallace
“Nada faz sentido em biologia senão a luz da teoria evolutiva.” Theodozius Dobzhansky Teoria que explica as mudanças ocorridas na espécies ao longo do tempo. A teoria de Darwin-Wallace tem 4 proposições e 3 deduções.

9 Teoria evolutiva de darwin-wallace
Proposição 1: todas as espécies produzem um número maior de filhotes do que o número que chega a idade adulta. Se todos sobrevivessem as populações cresceriam exponencialmente.

10 Teoria evolutiva de darwin-wallace
Proposição 2: Nas populações naturais o número de indivíduos se mantém próximo a um valor médio ao longo do tempo.

11 Teoria evolutiva de darwin-wallace
Dedução 1: Há uma grande taxa de mortalidade nas populações naturais.

12 Teoria evolutiva de darwin-wallace
Proposição 3: Os indivíduos de uma mesma espécie não são geneticamente iguais. Há uma variação intrapopulacional.

13 Teoria evolutiva de darwin-wallace
Dedução 2: Alguns indivíduos estarão mais bem qualificados do que outros na competição por espaço e alimento. Os mais aptos deixarão mais descendentes. A mortalidade (ou a sobrevivência) é diferencial.

14 Teoria evolutiva de darwin-wallace
Proposição 4: a herança genética é um fator bastante importante para a mudança dos seres ao longo do tempo.

15 Teoria evolutiva de darwin-wallace
Dedução 3: gerações subsequentes manterão características adaptativas e sua frequência aumentará se for positivamente selecionada. Caso seja negativamente selecionada a frequência irá diminuir. Darwin não tinha conhecimento sobre o mecanismo de passagem dos caracteres genéticos de uma geração para outra.

16 CONCLUSÕES SOBRE A TEORIA
Coloca um processo natural e aleatório como formador de novas espécies em contraposição a um ser sobrenatural. Não há um tipo específico perfeito que representa a espécie, mas variações individuais que conferem uma sobrevivência diferencial ao ambiente. Todas as espécies que existem hoje ou já existiram no passado são descendentes de uma ou poucas espécies.

17 CONCLUSÕES SOBRE A TEORIA
A especiação seria um processo de transformação da variação intra em variação interpopulacional. A evolução acontece sem um propósito através de leis simples e do acaso, sem ideia de progresso. Não há populações que não estejam evoluindo.

18 O neodarwinismo Período após a publicação da Origem das Espécies até a Teoria Sintética da Evolução. Era um período com várias teses paralelas: mendelismo, mutacionismo, alguns tipos de lamarckismo onde a teoria da evolução de Darwin-Wallace sofria grandes críticas por não ter um bom modelo que explicasse a variação e a passagem dos caracteres herdáveis.

19 Mendelismo Redescoberta do modelo Mendeliano em 1900 rompeu com os questionamentos paracientíficos a respeito da herança de características. Propôs um mecanismo de transmissão de caracteres de um indivíduo parental para o descendente. Assumiu a existência de entidades desconhecidas até então: os genes.

20 Mendelismo Em um primeiro momento os mendelistas eram contrários à evolução, posto que as modificações nas proporções dos genes observados não dependia do ambiente. São um conjunto de características discretas herdadas de modo invariante. Como inserir variações hereditárias contínuas?

21 TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO
Variação contínua (Biométrica) x Variação discreta (herança dos caracteres adquiridos) Darwinistas x Mendelistas Características contínuas soma de genes (Fisher). Seleção natural como um processo de mudança na frequência gênica (Fisher, Wright e Haldane).

22 TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO
Com o desenvolvimento dessas ideias a teoria evolutiva ganhava um modelo de herança e uma explicação sólida para a origem e natureza da variação.

23 TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO
A evolução é um fenômeno de duas faces: produção de variação e “escolha” de variantes. Fontes de variação: mutação, recombinação e fluxo gênico. Fontes de “escolha” da variação: seleção natural e deriva gênica.

24 TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO
A genética de populações estuda como os genótipos mudam ao longo das gerações, que em suma é o processo evolutivo. Esse processo evolutivo tem como resultado a ramificação de diferenças seja entre indivíduos, populações, espécies, gêneros e assim por diante.


Carregar ppt "História do pensamento evolutivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google